Pesquisar
Close this search box.

Alfredo diz que Governo investirá R$ 10 bilhões no AM

Determinada pelo artigo 165 da Constituição Federal, a elaboração do PPA- Federal (Plano Plurianual) tem sido tema de uma série de discussões pelo país. Ontem, 6, foi a vez da capital Manaus dar sua contribuição para a elaboração dos programas e metas que deverão ser adotados pelo governo federal para o Estado.
Em reunião realizada na sede da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), prefeitos, secretários, e demais autoridades puderam sugerir soluções para os principais gargalos enfrentados pelo Amazonas. Representando o governo federal, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), fez questão de ressaltar a importância das demais esferas governamentais na elaboração e implantação do PPA. “Esse plano, que vamos construir juntos, é a renovação do nosso forte compromisso com o desenvolvimento do Brasil, um desenvolvimento que respeite as necessidades, a vocação e o potencial de cada região e fortaleça a parceria do governo federal com as administrações estaduais e municipais”, discursou.
O chefe da pasta de Transportes lembrou das dificuldades do Amazonas, por conta de suas peculiaridades, ressaltando que o Estado possui inúmeros desafios, mas que o ministério tem participado das ações do governo federal no combate travado para o desenvolvimento da região.
“A região tem exigido grande esforço de nossa parte, nossas estimativas iniciais preveem desembolso superior a R$ 10 bilhões para os próximos quatros anos”, enfatizando altos investimentos para a reestruturação do modal rodoviário e da malha hidroviária do Amazonas. “Aqui, no Amazonas, vamos iniciar obras do trecho central da BR-319, cujo licenciamento ambiental está em sua fase final de formulação. Atendendo às novas exigências do ministério do Meio Ambiente, determinei a repetição dos estudos de fauna e flora para dirimir quaisquer dúvidas ainda existentes. Minha expectativa é ter a licença dessa obra ainda em 2011”, anunciou.
Outro setor problemático para a indústria amazonense também deverá receber atenção do ministério, segundo Nascimento, um dos principais objetivos será restabelecer as boas condições de navegabilidade e segurança dos corredores hidroviários. Além da abertura de um novo canal de escoamento para a produção do mercado interno, incluindo novas saídas para o mercado internacional, especialmente para os países da América do Sul. “Além disso, estamos tomando as providências necessárias para modernizar e ampliar o aparato portuário da nossa capital, com a revitalização do porto de Manaus, a implantação da Manaus Moderna e de um novo porto para atender a zona industrial na Siderama”, comemorou.
Quem também esteve presente na solenidade foi o prefeito Amazonino Mendes (PTB). O chefe do Executivo lembrou a importância de uma interação efetiva dos governos estaduais e municipais nos projetos federais. “O espírito federativo convoca para essa integração. Nosso país na verdade é muito afeito a planejamento. Que este encontro possa extrair resultados que otimizem os serviços públicos”, enfatizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar