Pesquisar
Close this search box.

Uma ideia que beneficia a muitos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/26/agricultura%20familiar2.jpg

A Procuradoria Geral do Estado defendeu, ontem, uma solução moderada para que o agricultor familiar tenha acesso facilitado a créditos no Amazonas. De acordo com a sugestão, a facilidade no fomento, porém, estaria condicionada ao respeito ao meio ambiente, cujo controle continuaria a ser exercido por órgãos como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. A proposta foi defendida durante uma reunião que contou com a presença de vários secretários de Estado e líderes de entidades patronais e de trabalhadores que representam o setor primário no Amazonas. Na ocasião, a PGE-AM assumiu um compromisso para acompanhar de perto a questão relacionada a uma portaria editada pelo Ipaam, que trata da dispensa de licenciamento ambiental para a agricultura familiar na região. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o instituto vê “com bons olhos” a proposta. O órgão deverá estudar a implantação de algumas medidas para reduzir os requisitos da Portaria nº 087/2018, que prevê a dispensa da licença para a agricultura familiar, porém, sem que essa atividade represente algum perigo de degradação ambiental.

BERLINDA

O Tribunal de Contas do Estado aprecia hoje as contas Secretaria de Estado de Infraestrutura, sob responsabilidade da secretária e ordenadora de despesa, Waldívia Ferreira Alencar, referente ao exercício de 2013; da Secretaria de Estado de Administração e Gestão, exercício de 2018, de responsabilidade da gestora Ângela Neves Bulbol de Lima e da Prefeitura Municipal de Fonte Boa, exercício de 2015, de responsabilidade do ex-prefeito, José Suedinei de Souza.

NOVO SISTEMA

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, apresenta, amanhã, aos secretários estaduais os resultados alcançados pelo Tribunal após sete meses da implantação do Sistema Eletrônico de Informações ue permitiu a tramitação eletrônica dos processos administrativos no âmbito da Corte de Contas. A apresentação atende a pedido do Governo do Amazonas, que demonstrou interesse na adoção do sistema para tramitação de processos administrativos.

MAIS MEMÓRIA

Para implementar os projetos Governo Digital e Cidadão Digital, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) acaba de adquirir quatro servidores Nutanix para o seu datacenter. Os novos equipamentos possuem, cada um, 512 GB de memória e, somados aos quatro servidores já instalados (com 256 GB de memória, cada), a Prodam conta agora com uma capacidade de 3 TB de memória em seu ambiente virtual.

TUDO PARA CASA

A edição 2019 da Feira Tudo Para Casa, aberta na última sexta-feira (26) segue até a terça-feira (30), com programação das 16h às 23h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, E é considerada a maior já vista em número de espaços e oportunidades de negócios, tanto para o público final quanto para o próprio empresário.

PARA RICOS

As potencialidades turísticas e a riqueza natural amazonenses serão promovidas pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas durante os dias 2 e 3 de agosto, na 23ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Regiões, em Ribeirão Preto (SP). O município do interior de São Paulo é o segundo maior emissor de turistas do país.

SEM DEPÓSITO

O Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor realizou fiscalização em sete unidades hospitalares da rede particular que funcionam em Manaus (Hapvida, Prontocord, Check Up, Santa Julia, Sensumed, Santo Alberto e Adventista) sobre o cumprimento da Lei Estadual 4.781/2019, que proíbe depósito financeiro prévio para internação de pessoas doentes em situação de urgência ou emergência médica em clínicas e hospitais privados, como garantia do atendimento.

EDITAL

A Prefeitura de Manaus lançou ontem o edital da chamada pública nº 001/2019, da Secretaria Municipal de Educação, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A entrega dos envelopes das entidades vai até o dia 20 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na divisão de Compras e Locação da Semed, sala 104, térreo, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 2.549, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

HOMENAGEM

A atriz Ruth de Souza, que faleceu domingo (28), é o destaque da obra "Uma estrela Negra no Teatro Brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza". O livro foi escrito pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, Julio Claudio Silva. Publicado pela UEA Edições, o livro foi lançado em abril de 2015, na Escola Normal Superior, em Manaus, e teve uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura – Cine Vitória, no Rio de Janeiro no mês de setembro do mesmo ano. 

FRASES

Qualquer proposta ou plano de trabalho elaborado para o agricultor deve conter um viés econômico, social e ambiental, e devem sempre respeitar a legislação, sem esquecer as peculiaridades do estado.” Eda Oliva, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas

Se ele quiser eu conto como o pai dele desapareceu”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, respondendo crítica feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar