Pesquisar
Close this search box.

Alternativas para o Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/26/bolsonaro%20124.jpg

Tanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, deram garantias ao Amazonas, quanto à manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus após a reforma tributária que se aproxima, mas nenhum deles deixou de enfatizar que trabalham com outras alternativas para a região. O mandatário foi mais  generalista. Voltou a defender a exploração de recursos naturais e criticar os ambientalistas. Já seu auxiliar foi mais detalhista. Falou pela primeira vez em transformar Manaus numa espécie de sede mundial de uma espécie de Bolsa Ambiental, que serviria para negociar produtos da biodiversidade e créditos de carbono, uma alternativa que ele mesmo admite ser um tanto quanto distante, mas que pode ser viabilizada a médio prazo. Falou-se ainda na exploração da silvinita, minério do qual se extrai o potássio, e da pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho), que segundo Bolsonaro vai sair ainda em seu atual Governo, apesar das dificuldades na aprovação das licenças e da limitação dos recursos.

AGENDA CHEIA

Bolsonaro cumpriu uma agenda cheia em Manaus. Sobrevoou o Distrito Industrial na chegada, homenageou alunos da rede pública estadual que se destacaram na Olimpíada Internacional de Matemática, no Japão, encontrou tempo para uma rápida reunião com lideranças indígenas e participou de toda reunião do Conselho de Administração da Suframa. Foi devidamente blindado dos problemas que grassam a região, como o “apagão” e os protestos do funcionalismo público.

PRÓ E CONTRA

Pequenos grupos se posicionaram perto da Suframa ontem para “recepcionar” o presidente. Devidamente separados pelo Exército, eles portavam cartazes de um lado, criticando o mandatário, e de outro, apoiando-o. Também estavam ali motoristas de aplicativo protestando contra o preço dos combustíveis, ambientalistas que querem a BR-319 apenas obedecendo às regras internacionais e bolsonaristas de carteirinha. Houve manifestações também na Bola da Suframa.

BONS NÚMEROS

Em um pouco mais de dois meses de implantação, a Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou, no período de 21 de maio a 25 de julho deste ano, a constituição de 454 empresas por meio do Registro Automático, conforme dados fornecidos pela RedeSim-AM. Só nas datas de 1º a 22 de julho, das 333 constituições de empresas, 171 foram realizadas pelo novo sistema, o que representa 51,3% das aberturas de empreendimentos no Estado.

CONTROLE SOCIAL

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado lançou edital com 210 vagas gratuitas para o Curso de Formação de Agentes de Controle Social em Manaus. Nesta edição, a exemplo do ano passado, a Ouvidoria segue com as atividades em campo, às sextas-feiras, com realização do programa Rodas de Cidadania. As 210 vagas estão sendo oferecidas, prioritariamente, para integrantes da sociedade civil que residem em Manaus e na Região Metropolitana.

DOR DE COTOVELO

Ex-maridos e ex-namorados inconformados com o término do relacionamento causam a maioria das queixas por perturbação da tranquilidade contra mulheres, em Manaus, segundo a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher. Até maio deste ano, foram 1.495 queixas pela contravenção penal, que também decorre de conflitos familiares e brigas de vizinho.

FESTA DO LEITE

A semana segue de forma intensa e produtiva no município de Autazes (a 108 km), com a realização da 23ª. Festa do Leite e da 22ª. Feira Agropecuária. A expectativa dos organizadores é de que o setor primário se fortaleça ainda mais, a partir das oportunidades viabilizadas para os produtores rurais, como capacitação, acesso à linha de crédito, fórum sobre a febre aftosa, exposição, concurso leiteiro, distribuição de alevinos, dentre outros.

AFTOSA

Com o objetivo de apresentar o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, visando a suspensão da vacinação até 2021 no Amazonas, as principais mudanças para os pecuaristas e a situação do Amazonas neste cenário, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas promoveu o I Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, ali mesmo em Autazes. 

SBPC

O Amazonas marca presença na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, maior evento científico da América Latina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social", a SBPC ocorre até o dia 27 de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

FRASES

Temos que ter, por que não, em Manaus, uma capital mundial de negociação de carbono, de bolsa de valores onde se negociam mercados que hoje aparecem intangíveis. Nós temos água, nós temos oxigênio e isso tudo tem valor econômico, enorme valor econômico”. Paulo Guedes, ministro da Economia

Nós não temos nenhum modelo a curto e médio prazo que possa substituí-la. Senhor presidente, senhor ministro da Economia, nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. Ele tem continuar no texto da Constituição como está”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, respondendo a Guedes

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar