Pesquisar
Close this search box.

Um livro, muitos autores e diversas histórias

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/16/Eunuquis_1.jpg

Os amantes de HQ’s, literatura e histórias de mistério já tem compromisso para esta sexta-feira, 21, com o lançamento do livro ilustrado ‘Mitos, medos e mistérios’, do quadrinista maranhense Eunuquis Aguiar, na Galeria do Largo, às 19h.

Eunuquis mora em Manaus há 20 anos e, há 19, começou a produzir HQ’s.

“Acredito que sou o quadrinista que mais produz em Manaus. Lanço uma média de cinco a seis HQ’s por ano, patrocinadas por mim mesmo. Depois vendo as HQ’s, recupero o que gastei e ainda ganho um troco”, revelou.

O interessante de ‘Mitos, medos e mistérios’ é que o livro reúne os trabalhos de ilustradores, designers, caricaturistas e artistas plásticos amazonenses, de outros estados do Brasil e de diferentes nacionalidades, no caso dos brasileiros e estrangeiros, trazendo as visões de cada um sobre os mitos e lendas do seu próprio povo e região onde vivem.

A idéia de fazer o livro desta maneira começou ainda em 2016 quando Eunuquis quis fazer um trabalho diferente.

“Comecei a contatar os profissionais primeiro aqui em Manaus. Como eles foram aceitando, parti para outros pelo Brasil e logo em seguida, para os estrangeiros. Aí consegui reunir 32 artistas, do Rio, de São Paulo, Ceará, Pará, Minas, Marrocos, Romênia e Colômbia”, disse.   

O projeto tem como co-autores Viviane Bandeira, Luiz Andrade, Caroline Oliveira, e foi organizado, catalogado e depois teve seus textos traduzidos para o inglês e revisados pelo historiador Augusto Severo.

“Pretendo que o livro seja um rico catálogo, com diversidade e qualidade, pois traz um resumo das lendas na visão de cada artista, além de sua interpretação em pintura, montagem e outras formas de arte. Estes 32 artistas buscaram em suas obras mostrar um pouco das culturas locais de povos em todo o mundo”, destacou.

Em maio no Marrocos

Malika Dahil, esposa de Eunuquis, é marroquina e também é quadrinista. Ela o conheceu através de contatos que esses artistas costumam ter entre si. Os dois se apaixonaram. Malika veio para o Brasil e já estão casados há quatro anos, trabalhando juntos.

“Participamos de eventos sobre HQ pelo Brasil, mostrando nosso trabalho e conseguindo com que nossas histórias sejam publicadas por editoras até de outros países. Ano passado estivemos em São Paulo. Em maio deste ano iremos para o Marrocos, terra da Malika, participar do Festival Internacional de Quadrinhos de Tituan. Tituan é uma cidade de lá”, explicou.

“Já tenho várias publicações entre cartilhas, livros e HQ’s, inclusive com personagens próprios, como ‘A turma do Caboquinho’, cujo Caboquinho é o meu filho de quatro anos. Já publiquei quatro HQ’s da Turma”, lembrou.

“Junto com a Malika já fiz uma edição do ‘Jouj’, que em marroquino significa dois, no caso o Caboquinho e uma menina do Marrocos, os personagens principais da HQ”, contou.

Entre as lendas locais de ‘Mitos, medos e mistérios’ não poderiam faltar o Curupira, as Icamiabas e a Cobra Grande, além do Mapinguari, esta ilustrada pelo próprio Eunuquis.

Os indígenas e os caboclos contam que o Mapinguari viveria dentro da floresta fechada. Ele seria um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo. Para uns, o monstro é coberto com pelos, porém, usa uma armadura feita do casco da tartaruga. Para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré. O certo é que até hoje as histórias do Mapinguari não passam de histórias.

Alguns dos artistas participantes do livro são, de Manaus: Bernardo Bulcão, com a Cobra Grande; Romahs, com Icamiabas vs. Cãoeras; Viviane Silva, com Loreley; Luiz Andrade, com Raposa de Nove Caldas; Jaime Filho, com o Curupira; Nicoleta Ionescu, da Romênia, com a Estrela da Noite; Caio Yo e Bira Santos, de São Paulo, com a Mula sem Cabeça; Lorena Souza, do Pará, com o Lobisomem da Pedreira; Eduardo Panisca, de Minas Gerais, com a Lenda da Iara; e José Luis, do Ceará, com o Lobisomem do Ceará, entre outros.

Presença de outros artistas 

‘Mitos, medos e mistérios’, tem 78 páginas com a ilustração do personagem da lenda, texto bilíngue contando a lenda, e a biografia do ilustrador. O livro foi financiado pelo Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) e custará R$ 30, estando à venda no dia do lançamento e depois na Banca do Largo. Na ocasião do lançamento, alguns dos artistas estarão presentes realizando uma sessão de autógrafos.

Serviço

O que: Lançamento do livro ‘Mitos, medos e mistérios’, de Eunuquis Aguiar

Onde: Galeria do Largo, no Largo de São Sebastião 

Quando: Dia 21, sexta-feira, às 19h

Informações: 9 9176-9143

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar