Pesquisar
Close this search box.

TV Cultura ganha audiência e quer mais

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/29/Tv%20Cultura.jpg

A equipe da TV Cultura Amazonas já está a postos, em Parintins, para cobrir o Festival Folclórico, que começa na noite de hoje, 28, e segue até domingo, 30.

“Quem está transmitindo o Festival para todo o Brasil é a Fundação Padre Anchieta, através de suas afiliadas espalhadas pelo país. Nós não podemos transmitir o evento para Manaus porque os direitos de transmissão são da TV A Crítica, mas estamos na ilha produzindo reportagens e matérias jornalísticas”, falou Oswaldo Lopes, diretor presidente da TV Cultura Amazonas.

“Mas o nosso principal trabalho em Parintins está sendo a produção do seriado ‘Nova Amazônia’ que, em 26 capítulos contará a história do Festival e dos bumbás Garantido e Caprichoso. O seriado será exibido semanalmente nos próximos meses”, adiantou.

À frente da emissora há apenas seis meses, Oswaldo Lopes já realizou a proeza de aumentar a produção diária local da TV de 1h para 4h20.

“Devagar fomos criando uma programação local e ocupando espaços até então ocupados por produções principalmente de São Paulo. Até setembro teremos 7h diárias de produções locais”, relatou.

Oswaldo destaca as três linhas – jornalismo, especiais e entretenimento – para as quais estão sendo dadas atenção pelos produtores.

“Estamos com três jornalísticos no ar: um às 7h, outro ao meio-dia, e o terceiro às 18h. Às cinco horas da manhã já estamos nas ruas de Manaus preparando o primeiro jornalístico a entrar no ar”, disse.

“Também temos o ‘#2.1’, boletim que entra no ar de hora em hora, com a atualização das notícias em dois minutos de duração. E o ‘Roda Viva’ local continua, semanalmente, às quartas-feiras, às 21h30”, informou.

Festival de Óperas, o maior feito

Na linha de especiais, a Cultura Amazonas tem apresentado quinzenalmente o ‘Especial da Cultura’, sempre com atrações musicais.

“O mais recente foi o show do Arlindo Júnior, gravado no Clube do Trabalhador, do Sesi, mas antes já havíamos gravado o Amazonas Jazz Day, o show do cantor Dudu Brasil, e o Tributo a Joaquim Marinho, com a banda Blue Birds, todos no Teatro Amazonas”, lembrou.

Mas o maior feito, até agora, do ‘Especial da Cultura’ foi a transmissão ao vivo do Festival Amazonas de Ópera deste ano, também no Teatro Amazonas.

“A transmissão foi feita pelo canal aberto e pelo digital. Cobrimos seis óperas, com 18h de transmissão ao vivo e 130 profissionais envolvidos. Duas delas foram transmitidas pela TV Cultura de São Paulo para todo o Brasil, e três o foram pela TV Brasil”, explicou.

Quanto aos programas de entretenimento, as atrações são bem variadas, em diversos dias e horários.

“Temos o ‘Prédios Históricos’, com duração de 2m a 2,5m, contando a história dos principais prédios históricos de Manaus. Já temos onze gravados”, adiantou.

“O ‘Carrossel da Saudade’ continua, porque é um programa tradicional da TV Cultura. Agora ele é quinzenal, apresentado às sextas-feiras, às 21h30”, informou.

“No segmento esportivo, dando destaque para os esportes amadores, o ‘Cultura Esportiva’ é apresentado pelo Chagas Barbosa, às terças-feiras, às 19h30. Completando tem a revista eletrônica ‘Você em Dia’, apresentado por Bhia Borges, ao vivo, aos sábados, às 12h30”, avisou.

Picos de audiência mês a mês

Atualmente a Fundação Padre Anchieta é a segunda emissora do mundo em programação infantil, por isso a TV Cultura Amazonas não poderia deixar de prestigiar esse público.

“No final de julho entra no ar o ‘Anima Cultura’, voltado para o público infanto-juvenil. O programa será produzido por Vivi Cariolano, com roteiro de Marco Adolfs. Será diário, apresentado pela excelente Luma Chaves, que no programa será a Ju. A Luma ficará no estúdio e, no intervalo dos desenhos, entrará falando sobre algum assunto, chamando em seguida as repórteres externas Ana Júlia e Natália, e contará com o apoio do boneco Tag. O programa terá sempre duas matérias e quatro desenhos, em 1h de duração”, revelou.

“E novos programas estão sendo pensados ainda para este ano”, disse.

Além da TV, Oswaldo também foi o responsável pela mudança de frequência da Rádio Cultura que, a partir de setembro, passará de OM (Ondas Médias) para FM (Frequência Modulada), no canal 249, frequência 97.7 MHz. “O transmissor já foi comprado e até setembro entrará em operação”, garantiu.

“Só temos a comemorar os resultados alcançados pela nossa equipe nesses seis meses de atuação. Pela primeira vez nossa audiência foi medida pelo Ibope e os números só aumentaram, em relação ao ano passado. Em 2018, de janeiro a maio, a audiência da TV Cultura Amazonas sempre foi de 0, alguma coisa. Este ano nossa menor audiência foi de 2,71, com pico de 3,32, em maio, com a transmissão do Festival de Óperas. Isto nos dá a certeza de que estamos atendendo aos gostos e necessidades do público manauara. E aguardem: no próximo ano chegaremos a seis municípios do Amazonas (Tabatinga, Tefé, Coari, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins)”, concluiu.      

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar