Pesquisar
Close this search box.

Setor volta a reagir em maio, aponta Serasa

Após ter recuado 1,3% em abril em razão do fim do incentivo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no setor automotivo, o varejo nacional voltou a reagir em maio. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento nas lojas cresceu 1,4% em maio de 2010 na comparação com o mês anterior, já descontadas as influências sazonais.
O resultado positivo de maio foi puxado pela alta de 2,7% no movimento das lojas de material de construção, as quais se recuperaram da queda de 2,5% observada em abril. Também contribuíram para o avanço de 1,4% em maio os segmentos de veículos, motos e peças (+0,6%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (+0,2%). Na direção contrária, maio registrou queda de 0,4% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 0,3% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Por fim, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática apresentou estabilidade em seu movimento.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, fatores como o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo deverão impactar positivamente o movimento varejista no final do semestre, a despeito do atual ciclo de aperto monetário que iniciou no final de abril. Tais reflexos restritivos dos juros mais elevados devem ser sentidos com maior intensidade pelo comércio varejista a partir do segundo semestre de 2010.
Na comparação anual, isto é, contra maio de 2009, a alta de 11% foi puxada pelo segmento de material de construção, cujo crescimento foi de 21,2%. Em seguida, destacaram-se os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (+15,6%) e o de veículos, motos e peças (+15,4%).
Já no acumulado dos primeiros cinco meses de 2010, o comércio registra crescimento de 11,0%, liderada pelos segmentos de veículos, motos e peças (21,7%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (18,9%), seguido de perto pelo setor de material de construção (17,3%). Ape­nas o setor de combustíveis e lubrificantes ainda apresenta queda neste critério de comparação (- 0,8%).

Metodologia do indicador

O indicador é construído exclusivamente pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial constrói-se a série do indicador. A amostra compõe-se de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar