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Salões de beleza registram recuperação no Amazonas

Salões conviveram com muitas restrições na pandemia/ Crédito: Divulgação

O segmento de salão de beleza do Amazonas experimenta recuperação de 40% sobre o mesmo período do ano passado. O dado é do Sindicato de Salões e Barbearias no Amazonas. Responsável pela entidade representativa do setor, Antonia Moura afirma que aos poucos a reação do mercado vem demonstrando sinais de recuperação. 

Os salões de beleza estão entre os segmentos que precisaram seguir com as atividades suspensas em função dos decretos. Após o período de sinal vermelho em razão da pandemia, os negócios começam a recuperar o volume e faturamento. De acordo com uma pesquisa feita pela Absb (Associação Brasileira de Salões de Beleza), com o apoio do Sebrae, o setor vem se recuperando cerca de 6% mês a mês. E a expectativa é de fechar o ano com saldo positivo, já que a abertura dos estabelecimentos já não tem mais restrições.

Antonia Moura lembra que durante o pico da pandemia o segmento acumulou perdas na receita de 50%, além da retração no faturamento. “Ao menos 8% dos estabelecimentos encerraram as atividades em definitivo no estado do Amazonas”.

O levantamento em relação aos números de perdas do setor divulgado pelo Sindicato de Salões e Barbearias no Amazonas é referente ao primeiro pico da pandemia, ou seja, durante todo cenário pandêmico os percentuais são ainda maiores.  “Muita gente acumulou dívidas, principalmente com contas básicas como  aluguel, água e luz”. 

“O setor fez um verdadeiro malabarismo para arcar com os compromissos, através de financiamento,  empréstimos, alguns atendimentos a domicílio, redução de equipe. Muitas empresas e clientes não aceitaram esse tipo de atendimento”. 

Passado o cenário frágil, ela diz que o mercado vem reagindo dia a dia e acredita que vão  fechar o ano com saldo positivo. “Passamos a divulgar mais nas redes sociais. Quase todos estão vacinados e nossa expectativa é de chegar de 50% a 60% a mais referente ao ano de 2019 já que não contamos com 2020”, estima Antonia Moura.

Tecnologia ajuda os salões a se diferenciarem/Crédito: Divulgação

Tecnologia como aliada dos salões de beleza

Um dos aspectos que vem ajudando os estabelecimentos a trazerem mais clientes, além de ajudar na otimização e gestão, é a digitalização. Com a tecnologia, os salões estão conseguindo estruturar seus negócios, atraindo e fidelizando os clientes. 

Artur Dias, CMO da Avec, empresa especializada em digitalização de negócios hiperlocais, com atendimento de mais de 120 salões em Manaus, enfatiza sobre a importância de agregar a  tecnologia aos negócios. “Ela pode facilitar a rotina diária dos estabelecimentos, tornando tudo mais simples e automatizado, além de economizar o tempo dos gestores e empreendedores que podem se dedicar ao atendimento dos clientes. Com soluções simples e que podem ser implementadas em qualquer salão de beleza, barbearia, spa ou esmalteria, por exemplo, há um ganho de rentabilidade, atração de novos clientes, gestão eficiente do negócio, redução de custos e ganho de tempo. E é possível ter todas essas facilidades em uma única plataforma, como o que temos aqui na Avec, por exemplo”, comenta. 

Para se ter uma ideia, com a inclusão de soluções tecnológicas na rotina dos espaços, os empreendedores do setor de beleza e bem-estar estão conseguindo dobrar o volume de atendimentos mensais (efetivos). “Além disso, já constatamos que um estabelecimento online atrai até 50% mais clientes do que um offline. Ou seja, contar com esses recursos é essencial para manter o negócio saudável e crescendo. E essas soluções estão cada vez mais acessíveis para qualquer tipo e tamanho de negócio”. 

Durante a pandemia, a Avec digitalizou mais de 20 mil novos estabelecimentos de beleza e bem-estar. Esses espaços precisam apostar em recursos tecnológicos para atrair novos clientes, manter a comunicação com os antigos, adiantar e facilitar os agendamentos, controlar as finanças e a gestão do negócio como um todo. Não dava mais para contar apenas com a rotina das pessoas indo até os espaços em um momento de isolamento, foi preciso se atualizar e buscar recursos rapidamente para manter o negócio e se preparar para a retomada.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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