Pesquisar
Close this search box.

Pretendo ser a voz da advocacia no Amazonas, diz Anderson Fonseca

MARCELO PERES

Face: marcelo-peres Twitter: @JCommercio

O advogado Anderson Fonseca é o entrevistado do podcast Frente & Perfil Política. Candidato a deputado estadual pelo PSB nas eleições deste ano, ele falou de suas propostas durante a live comandada pelo jornalista Fred Novaes, diretor de redação do Jornal do Commercio.

Fonseca promete colocar em prática a sua larga experiência amealhada no exercício da advocacia e também em gestões na área, especialmente na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas).

O candidato se diz independente, não pertencendo a nenhuma aliança política, mas tem como grande bandeira de luta a defesa incansável da ZFM (Zona Franca de Manaus), atendendo ainda às principais demandas da população amazonense.

“O que me leva para a política é justamente a minha dedicação de mais de 20 anos, com relativo sucesso, na militância judicial. Posso dizer que este sentimento no âmbito jurídico transbordou em mim para um desejo de fazer um outro tipo de justiça, a social”, afirma ele.

Paralelamente a essa atividade que o incentivou a tentar um mandato parlamentar no Amazonas, Fonseca ressalta outra grande motivação para adentrar no cenário político. “Hoje, quero ouvir as pessoas lá onde elas vivem, o que precisam e de que forma o Estado pode resolver problemas através do cumprimento das leis, mantendo o respeito e apresentando propostas inteligentes”, acrescenta.

Além da ZFM, atividade que considera de extrema importância para manter a cadeia produtiva na região, Fonseca defende ainda projetos que fomentem o comércio, indústria, segurança (tanto em Manaus como nos municípios do interior), meio ambiente, cultura e saúde.

“Meu possível mandato tem uma declaração de propósitos. Quero trabalhar para a maioria das pessoas e empresas que contribuem com a arrecadação de mais de R$ 26 bilhões”, destaca. “A questão é fiscalizar a execução desse orçamento e propor, de forma inteligente, a sua aplicação”, diz ele.

Atuação

O candidato afirma que a profissão de advogado abre caminhos para um maior feedback junto aos órgãos constituídos, que muitas vezes não dão a contrapartida exigida para grande parte da população.

“Com uma voz da advocacia no Amazonas, pretendo aproximar as nossas atividades das políticas públicas. Temos propostas para isso. E, o que é mais importante, fazendo a interlocução profícua com os nossos colegas advogados, da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria”, explica.

Na possibilidade de um eventual mandato a partir de 2023, Anderson Fernandes promete que agirá na política com o mesmo empenho da função de advogado, mas com uma trajetória pautada no diálogo e na empatia. “Agindo diferente, será a minha contribuição para mudar o conceito negativo que ainda hoje pesa sobre os políticos de uma maneira geral”, frisa.

Ele também critica a polarização nas eleições, algo que relega a segundo plano os reais interesses da população, na sua opinião. “Há  uma disputa Fla-Flu, Precisamos manter uma atuação que seja maior do que esta disputa”, defende.

Fonseca diz não ter preferência por nenhum candidato, só interessando a ele os que realmente estejam comprometidos em gerar mais empregos e renda, tanto no plano estadual como no nacional. “Para mim, qualquer que seja o candidato a governo que saia vitorioso desta eleição, irei ser um deputado estadual independente. Este foi o meu posicionamento escolhido para o pleito”, afirma. “Escolhi o lado da nossa gente”.

O advogado fala da boa acolhida no PSB, em especial do deputado estadual Serafim Corrêa, presidente da sigla. E revela ter vínculos com as comunidades de Manaus, Maués, Presidente Figueiredo, entre outros municípios do Estado. “Serafim me acolheu e permitiu a minha candidatura, com liberdade e autonomia de posicionamento”, conta.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar