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Comércio antecipa vendas para o Dia das Crianças

CNC prevê queda nas vendas no Dia das Crianças
CNC prevê queda nas vendas no Dia das Crianças

Andréia Leite

Insta: @andreia_leite_  Face: jcommercio

A intenção de compras para o Dia das Crianças 2022, conduzida pela CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), projeta incremento positivo nas vendas. Com 75% dos consumidores pretendendo presentear, o varejo na capital prevê alta de 4%, com saldo de R$ 54,088 milhões. Neste ano, o ticket médio esperado é de aproximadamente R$ 167 que podem ser direcionados para compra de brinquedos, sendo o principal item entre as escolhas para agradar os pequenos. 

De acordo com a pesquisa da CDL-Manaus, 25% dos consumidores devem gastar entre R$ 201 a R$ 300 por presente,  26% entre R$ 101 a R$ 200, o valor médio para desembolsar entre R$ 301 até R$ 400 deve ser o gasto de 13%, e 12% na faixa de R$100.

Considerada a terceira data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Centro da cidade deve ser o local de maior movimento para as compras de 45% dos consumidores, seguido por shoppings centers 39%, o comércio de bairro é a opção de 9%, às compras pela internet devem ser a escolha de 6%, os supermercados ficam ocupa a última opção 1%.  

Para a escolha da compra a maior fatia dos consumidores da capital 41% devem ser influenciados pelo preço do produto, seguido pela qualidade 13%, o atendimento é o incentivo de 12%, promoções e descontos são considerados por 9%  dos consumidores, variedade 7%, seguido da facilidade de pagamento 5%, marcas e estacionamento  4%, localização é a escolha de 3%, em seguida comodidade 2%.

No que diz respeito às formas de pagamentos, o cartão de crédito com compra parcelada é a escolha de 30%. Os que pretendem pagar no dinheiro 29%, no cartão de débito 14%, parcelamento no cartão da loja 11%, por Pix 7%, crediário da loja  6% e a vista no cartão de crédito 2%.

A pesquisa mostrou que 33% dos entrevistados pretendem presentear os filhos, os sobrinhos devem ser presenteados por 28%, seguido do enteado 13%, afilhado e neto, irmão 7% filho de amigo ou parente 3%. 

O cenário positivo para as vendas deste ano vem do ambiente favorável pós-pandemia, além do apelo afetivo como forma de agradar a meninada, o que deve fazer as vendas serem mais expressivas que em 2021. “A motivação para as vendas deste ano está associada ao aspecto familiar que após a pandemia conseguiu flexibilizar as confraternizações. Ano passado ainda existia o receio de manter esse laço afetivo com todo mundo reunido. Fica complicado comprar um presente para uma criança e para outra não. Este ano vai ser diferente. A gente acredita que os pais vão trabalhar para que possam dar realmente um presente para cada cum e isso vai fazer uma grande diferença, mesmo porque criança quer brinquedo”, considerou o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag. 

Brinquedos lideram a lista de opções

Os brinquedos estão no topo da lista de preferências. As  bonecas lideram a opção entre as escolhas com 18% das intenções de compras, seguido dos videogames e jogos eletrônicos 14%, calçados e o item bicicleta devem ser a escolha de 8%, completam a lista, vestuário e carrinhos 7%.

Erick Bandeira, diretor de operações da Tropical Multiloja, lembra que o comércio aposta na antecipação das compras dos presentes e aumento nas vendas  para o Dia das Crianças. 

Segundo ele, a expectativa para o varejo é ainda mais positiva. “O segmento brinquedo continua crescendo mesmo com a pandemia, porque no segundo semestre o comércio estava um pouco mais ativo e a venda remota e online cresceu bastante. O brinquedo é mais fácil de comprar, não precisa experimentar é uma escolha mais assertiva pra gente manter esses resultados mais satisfatórios”, afirmou. 

Balanço

O brinquedo respondeu pela maioria das vendas no ano passado. Ralph lembrou que os resultados vêm melhorando ano a ano. Em 2021, por exemplo,  a melhora nas vendas foi superior a  2020,  em razão do decreto que ainda mantinha algumas áreas fechadas e com horários de funcionamento limitados.

Ano passado, as vendas do comércio da capital amazonense superaram as expectativas da entidade. A projeção nos dias que antecederam a data era de 3,17% e um saldo de R$ 48,49 milhões. No entanto, o incremento foi de 3,4%, considerado melhor do que o apresentado no mesmo período de 2020.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da CDL- Manaus foi realizada via Google Formulários e AppQuiz, aplicados através de e-mail marketing, aplicativo de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais no período de 19 a 23 de setembro de 2022. Com 1.130 consumidores da capital.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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