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Expectativa de alta de 2,2% nas vendas para o Dia dos Namorados

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O comércio varejista da capital amazonense projeta alta de 2,2% nas vendas para o Dia dos Namorados. Trata-se do dobro do incremento registrado na mesma data comemorativa de 2018 (+1%), embora o percentual esteja longe da média dos patamares pré-crise (+4%). As informações foram fornecidas pela CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus).

Na pesquisa de intenção de compras realizada pela entidade, a maioria dos 500 consumidores ouvidos entre os dias 6 e 17 de maio revelaram que pretendem comprar artigos de perfumaria (17,9%) para presentear. Vestuário (14,6%), calçados (10,8%) e produtos de beleza (8,9%) ocupam as posições seguintes.   

O ranking dos itens preferenciais deste ano sofreu pouca mudança em relação à listagem de 2018, que também situou perfumes e similares, além de vestuário, no topo das escolhas dos consumidores de Manaus, com 19,1% e 16,2%, respectivamente.

Mas a proporção de namorados dispostos a gastar mais com produtos mais caros encolheu em relação a 2018, quando 0,3% revelaram que dariam uma moto de presente. Apenas 3,5% das pessoas ouvidas vão adquirir smartphones e tablets – contra 14% no ano passado. Joias e relógios reduziram sua fatia de 7,5% para 5,8%.  

Entre as pessoas ouvidas, 45,9% darão devem presentear o conjugue e 44,2% farão o mesmo para o (a) namorado (a), sendo seguidos por noivos (7,8%), amigos (1,2%) e ‘ficantes’ (0,9%).

A maioria ganha entre R$ 1.500,01 e R$ 2.500 mensais (31,4%). Na segunda posição vem a categoria que recebe de R$ 937 a R$ 1.500 (25,1%), sendo seguida pelas faixa de R$ 2.500,01 a R$ 3.500 (19,5%), de R$ 3.500,01 a R$ 4.500 (13,1%), de R$ 4.500,01 a R$ 5.500 (7%), e acima de R$ 5.500,01 (3,9%). No corte por classes socioeconômicas, 55% estão na classe C, seguidos pela B (35%), D (7%) e A (3%).

Os shoppings são a preferência de 47,5%. As lojas do Centro estão em segundo lugar (23,9%), com lojas de departamento (15,3%), comércio de bairro (4,5%), internet (3,5%), livrarias (3%) e supermercados (1,3%) nas posições seguintes.

Confiança e carinho

No entendimento do presidente da FCDL-AM (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Amazonas), Ezra Azury, o diferencial do comportamento do consumidor neste ano é que a confiança diminuiu, embora tenha saído de uma base baixa.

“Quando o consumidor acredita que vai manter seu emprego e renda nos próximos meses, arrisca um crediário para se endividar mais. No começo do ano, houve muito otimismo em relação ao que o governo federal poderia realizar para aquecer a economia. Mas, com o passar do tempo, isso mudou e gerou reflexos nas intenções de compras. As vendas certamente vão crescer, mas não é nenhuma surpresa que as pessoas estejam dispostas a gastar menos”, ponderou.

O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayg, se diz menos cético, ao apontar que as condições de emprego melhoraram no acumulado de 2019, dando mais amparo para os gastos e ampliando a base de manauenses dispostos a comprar presentes para o Dia dos Namorados. O dirigente ressalta, contudo, que a atual campanha da entidade visa ampliar o público alvo do varejo.

“As empresas estão investindo na decoração e em todos os detalhes necessários para reforçar a mensagem de que o Dia dos Namorados é, na verdade, o ‘Dia do Carinho’. Ou seja, uma data para presentear a pessoa de quem se gosta, seja ela um namorado, um parente ou um amigo. Com isso, pretendemos alavancar as vendas”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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