O comércio varejista da capital amazonense projeta alta de 2,2% nas vendas para o Dia dos Namorados. Trata-se do dobro do incremento registrado na mesma data comemorativa de 2018 (+1%), embora o percentual esteja longe da média dos patamares pré-crise (+4%). As informações foram fornecidas pela CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus).
Na pesquisa de intenção de compras realizada pela entidade, a maioria dos 500 consumidores ouvidos entre os dias 6 e 17 de maio revelaram que pretendem comprar artigos de perfumaria (17,9%) para presentear. Vestuário (14,6%), calçados (10,8%) e produtos de beleza (8,9%) ocupam as posições seguintes.
O ranking dos itens preferenciais deste ano sofreu pouca mudança em relação à listagem de 2018, que também situou perfumes e similares, além de vestuário, no topo das escolhas dos consumidores de Manaus, com 19,1% e 16,2%, respectivamente.
Mas a proporção de namorados dispostos a gastar mais com produtos mais caros encolheu em relação a 2018, quando 0,3% revelaram que dariam uma moto de presente. Apenas 3,5% das pessoas ouvidas vão adquirir smartphones e tablets – contra 14% no ano passado. Joias e relógios reduziram sua fatia de 7,5% para 5,8%.
Entre as pessoas ouvidas, 45,9% darão devem presentear o conjugue e 44,2% farão o mesmo para o (a) namorado (a), sendo seguidos por noivos (7,8%), amigos (1,2%) e ‘ficantes’ (0,9%).
A maioria ganha entre R$ 1.500,01 e R$ 2.500 mensais (31,4%). Na segunda posição vem a categoria que recebe de R$ 937 a R$ 1.500 (25,1%), sendo seguida pelas faixa de R$ 2.500,01 a R$ 3.500 (19,5%), de R$ 3.500,01 a R$ 4.500 (13,1%), de R$ 4.500,01 a R$ 5.500 (7%), e acima de R$ 5.500,01 (3,9%). No corte por classes socioeconômicas, 55% estão na classe C, seguidos pela B (35%), D (7%) e A (3%).
Os shoppings são a preferência de 47,5%. As lojas do Centro estão em segundo lugar (23,9%), com lojas de departamento (15,3%), comércio de bairro (4,5%), internet (3,5%), livrarias (3%) e supermercados (1,3%) nas posições seguintes.
Confiança e carinho
No entendimento do presidente da FCDL-AM (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Amazonas), Ezra Azury, o diferencial do comportamento do consumidor neste ano é que a confiança diminuiu, embora tenha saído de uma base baixa.
“Quando o consumidor acredita que vai manter seu emprego e renda nos próximos meses, arrisca um crediário para se endividar mais. No começo do ano, houve muito otimismo em relação ao que o governo federal poderia realizar para aquecer a economia. Mas, com o passar do tempo, isso mudou e gerou reflexos nas intenções de compras. As vendas certamente vão crescer, mas não é nenhuma surpresa que as pessoas estejam dispostas a gastar menos”, ponderou.
O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayg, se diz menos cético, ao apontar que as condições de emprego melhoraram no acumulado de 2019, dando mais amparo para os gastos e ampliando a base de manauenses dispostos a comprar presentes para o Dia dos Namorados. O dirigente ressalta, contudo, que a atual campanha da entidade visa ampliar o público alvo do varejo.
“As empresas estão investindo na decoração e em todos os detalhes necessários para reforçar a mensagem de que o Dia dos Namorados é, na verdade, o ‘Dia do Carinho’. Ou seja, uma data para presentear a pessoa de quem se gosta, seja ela um namorado, um parente ou um amigo. Com isso, pretendemos alavancar as vendas”, finalizou.