Pesquisar
Close this search box.

Evolução da logística com problemas antigos

Atualmente não podemos negar a evolução dos processos logísticos que ao longo do tempo se adaptaram as necessidades das empresas para que as mesmas se tornassem mais competitivas. Existem diversos conceitos a res peito da logística, uns seculares e outros um pouco mais modernos, a novidade é que a logística esta na moda e esta virando algo muito popular e pouco científico .

Os investimentos também foram adaptados e chegam a números fabulosos que apesar dos problemas também geram lucros fabulosos . Quando falamos de investimentos na área de competência da logística, não podemos pensar somente em máquinas, equipamentos, softwares e conceitos, é necessário também uma mudança de comportamento dos intervenientes no processo.É preciso repensar o básico e é para ele que estamos perdendo tempo e dinheiro.

Outro ponto a ser ressaltado é o surgimento de centenas de cursos tecnológicos na área, que mais parecem preocupados em fornecer diploma “símbolo da institucionalização do ensino”, do que a técnica e os conceitos básicos. Em uma faculdade, chegam a ser dezenas de técnicos, sem experi ência em sala de aula e sem a mínima intimidade com a didática, tentando repassar para os jovens alunos aqui lo que eles acham que é o mais correto, isso sem falar do excesso de trabalhos, apresentações, etc… que mais parecem com uma técnica muito conhecida por todos “ encher lingüiça”. Vai ai uma dica : Leve seus acadêmicos para visitarem grandes centros de distribuição, portos, aeroportos, rodovias de escoamento da produção etc.

Afora o modismo, o que realmente preocupa é o dia a dia da logística vivenciado nas grandes indústrias, sejam elas produtoras de matéria prima ou de produto acabado. E lá que estão os grandes desafios e é lá também, onde pequenas coisas continuam sem solução.

Mercadorias e produtos geralmente não são produzidas no local onde são consumidas. Para vencer a distância entre produtores e consumidores, os produtos devem ser transportados e estocados em locais e condições adequadas . Para manter as suas carac terísticas e eficiência. Este processo de movimentação e armazenagem depende do manusear o produto por diversas vezes ao longo do fluxo físico, ou seja da da estocagem ainda dentro da industria até a chegada da produto ao cliente final.
Mas o que queremos alertar é que manuseio também incrementa o risco de dano ou perda do produto mesmo com a alta tecnologia das maquinas de embalar e das embalagens propriamente dita, pois apesar do acondicionamento significar em apenas itens de custo, para a maior parte das empresas, podem ser despesas que, no final das contas, contribuem para diminuir o custo total da movimentação das mercadorias.

O correto gerenciamento do ma nuseio e armazenagem é essencial. Produtos entregues com danos ou em volumes de difícil manuseio contribuem negativamente para a satisfação do cliente e, portanto, para ele volte a comprar. Além disso, o custo destas atividades é elevado. A propósito, o buraco também evolui, vira cratera.

Apenas o acondicionamento sozinho pode absorver aproximadamente 12% das despesas em logística e dependendo do tipo de mercadoria que se esta movimentando a perda pode chegar em ate 50%. Agora, oque não se pode fazer e repassar este problema para o transportador que esta em desvantagem desde o momento em que o produto ou mercadoria sai da industria.
Vamos melhorar este raciocínio para os senhores: no Pólo Industrial de Manaus o cuidado que as industrias tem para se assegurarem de que seu produto chegará ao cliente final com sua integridade física mantida ,começa no transporte da matéria prima, passa pela produção, chega atá o armazém de produtos acabados, terminando da porta de saída da fabrica com um grande buraco ou uma simples lombada de transito , abolida a pelo menos 15 anos pelo Código Nacional de Trânsito com vigência em todo o país, diga-se de passagem.

Mas neste momento a indústria ou produtor já passou a responsabilidade do pr

Luíz Cláudio da Silva

É educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar