Pesquisar
Close this search box.

Empresa de pescado recebe selo de inspeção do município

O microempresário José Silva, dono da empresa Repropesca, vende peixes das espécies tambaqui, matrinxã e sardinha há mais de 30 anos. Neste período, sentiu que os clientes (comerciantes revendedores) de Manaus ficaram mais exigentes quanto à qualidade dos peixes oferecidos aos consumidores.Foi com objetivo de oferecer produto de melhor qualidade que o microempresário procurou a Sempab (Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento) para receber acompanhamento técnico e treinamento no manuseio, preparação e conservação de pescado.Após três meses de acompanhamento, e ter seguido as exigências sanitárias estabelecidas pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), vinculado à Sempab, o microempresário recebeu o selo de inspeção que garante a qualidade dos alimentos oferecidos à população.De acordo com José, o selo de inspeção é a garantia de um produto aprovado quanto à qualidade, higiene e conservação. “O objetivo é beneficiar o consumidor”, disse José. “Os próprios consumidores devem exigir o selo nos produtos de origem animal”, acrescentou.
O microempresário conta que antes de receber o selo de inspeção e qualidade, a empresa teve que se adaptar às exigências da Sempab. “Os obras de restauração e adaptação da nossa empresa durou 90 dias e custou cerca de R$ 150 mil”, ressaltou. “São exigências que evitam a contaminação do alimento, bem como oferecem melhores condições de trabalho a nossos funcionários”, destacou. Além das obras na parte física, a empresa agora conta com uma série de profissionais que acompanham todo o processo de armazenamento, preparação e venda do pescado. “Aqui a gente tem engenheiro de pesca, veterinário e biólogo. Tudo para fazer o acompanhamento correto do pescado”, disse.
O peixe oferecido pela empresa Repropesca vem de tanques de piscicultura mantidos pelo empresário na estrada Manaus–Itacoatiara. Chegando a Manaus, o peixe é limpo e refrigerado. Os restos ou subprodutos derivados da manufatura do peixe são transformados em ração. O secretário da Sempab, José Rogério Vasconcellos, destacou que o selo de inspeção garante a segurança alimentar da população, além de incentivar as pessoas a vender produtos de qualidade. “O selo é a prova de que a Sempab não apenas fecha abatedouros ilegais, mas também incentiva as pessoas a oferecer um produto de qualidade à população”, afirmou. O secretário disse ainda que a Sempab tem um setor específico de fiscalização de alimentos de origem animal. “A Sempab possui o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), com veterinária e agentes de fiscalização para cuidar especialmente dos alimentos de origem animal, que de alguma forma são manipulados na cidade”, lembrou..

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar