Pesquisar
Close this search box.

Proposta de R$ 344 milhões ganha obras no aeroporto

https://www.jcam.com.br/ppart19082011.jpg

O consórcio Encalso/Engevix/Kallas apresentou ontem a melhor proposta, de R$ 344.028 milhões, para as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A Comissão de Licitação recebeu um total de 12 propostas. Agora a proposta vencedora será avaliada no atendimento de todas as normas do edital para a divulgação do resultado final, na próxima segunda-feira, dia 22.
Segundo Vagner Brito, coordenador de licitações da empresa, para chegar a esse valor, as três empresas paulistas que compõem o consórcio levantaram um estudo de preço desde a publicação do edital conseguindo apresentar um valor menor entre as concorrentes. O representante garante que a obra será entregue dentro orçamento e do prazo de 25 meses. “Foi feito um estudo para apresentarmos esse preço. A não ser que ocorresse a paralisação da obra ou um aumento fora do normal dos insumos, teríamos motivos para pedir um requerido, fora isso é o preço que foi dado”. Brito afirma também que foi levado em consideração o clima da capital. “Sei que as chuvas atrapalham muito, mas o clima em Cuiabá era muito pior e conseguimos. Isso não influencia tanto por que vamos mexer com terraplanagem, mas está tudo dentro do planejamento”. A empresa possui experiência em construções de aeroportos e foi a responsável pelo Aeroporto de Cuiabá, além de várias reformas feitas em outros aeroportos regionais. É a primeira vez que vão atuar em Manaus.
A mão de obra utilizada pela empresa será 100% regional, exceto alguns engenheiros com mais experiência na obra que virão para auxiliar.
José Antonio Pessoa, presidente da Comissão de Licitações explica que os resultados apresentados ontem são parciais. Após o término da sessão pública, a comissão vai analisar se a proposta de preço corresponde aos critérios básicos exigidos pelo edital. Na segunda-feira, a classificação será divulgada no Diário Oficial da União. “As empresas que não acharem que o julgamento foi correto, terão cinco dias úteis para apresentarem suas contra razões. Após esse prazo, caso haja recurso, haverá uma análise desse recurso e posteriormente o resultado de quem realmente vai realizar as obras”, ressaltou o presidente da comissão. Segundo ele, as obras iniciarão em outubro deste ano e serão concluídas em dezembro de 2013.
Um estudo apresentado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que o tempo médio de obras é de sete anos. Dessa forma, dez dos 13 aeroportos da Copa não estarão prontos até 2014. Se concluídos a tempo, poderão ser inaugurados com capacidade defasada. Exceto três aeroportos (Tom Jobim, no Rio, Campinas e Manaus) estariam operando dentro da capacidade desejada. Os demais já estariam defasados e precisariam de novas reformas.
O superintendente regional da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Rubens Ferreira, declara que o cronograma das obras em Manaus está sendo atendido, e que aguarda pelo resultado da licitação para dar início as obras que ele garante estarem concluídas dentro do previsto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar