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BMW avança em projeto de Realidade Aumentada na ZFM

Andréia Leite

O segmento de duas do PIM (Polo Industrial de Manaus), tem investido em processos tecnológicos para manter o ambiente produtivo cada vez mais competitivo. Ampliando a sua operação fabril, a montadora de motos da multinacional alemã BMW sai na frente e com um projeto ousado por meio de RA (Realidade Aumentada) vai permitir resolver problemas remotos na produção de motocicletas na ZFM (Zona Franca de Manaus). 

A inovação tecnológica no processo produtivo da empresa, está em fase de implantação, a previsão do treinamento para produção de novos modelos e processos locais por meio de realidade aumentada deve se integrar à programação da fábrica a partir de novembro deste ano, trazendo maior praticidade e interatividade.

Jefferson Dias, diretor geral da Fábrica do BMW Group em Manaus, avalia que a proposta está sendo bem-sucedida, com resultados positivos. “A interação com o time BMW da Alemanha se intensificou e a conclusão é de que se trata de uma via de mão dupla, em que nós também atuamos no apoio aos colegas alemães”. 

Segundo ele, todas as etapas do processo de produção terão incremento em RA, por meio do uso dos óculos. Eles permitem que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala, de maneira que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados de forma mais flexível e econômica. “A tecnologia permite que os treinamentos sejam feitos sem um modelo real, antecipando futuros projetos, além de nos ajudar na resolução de dúvidas de uma forma mais dinâmica”. 

“Nós do BMW Group sempre prezamos por avanços tecnológicos em nossos processos e atividades. O surgimento de projetos como este, que otimizam ainda mais a nossa rotina, reforça nossa busca por excelência nos produtos e serviços”, complementou Dias.

Com essa tecnologia, em fase de implantação, o BMW Group projeta antecipar demandas e seguir com os planos globais ancorados nos pilares de digitalização, meio ambiente e efetividade.  

Modelos

Na prática, os oito modelos de motos presentes no portfólio da Planta Manaus — BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS — e os que ainda estão por vir terão sua produção beneficiada por essa tecnologia. 

Números

O balanço da fabricante em relação ao setor,  indica crescimento e aponta para um futuro mais positivo. A BMW Motorrad, consolidou-se na liderança do segmento Premium em 2021, com a comercialização de 11.904 unidades, um aumento de 13,9% em comparação com 2020 (10.447). “Estamos na expectativa por um segundo semestre ainda melhor”, finalizou. 

Projeção do setor

Dados mais recentes da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), revisam para cima as projeções para 2022. A nova perspectiva é produzir 1.320.000 unidades nas fábricas instaladas no PIM. O volume é 10,5% superior às 1.195.149 motocicletas fabricadas em 2021. A projeção inicial era de produzir 1.290.000 unidades, com crescimento de 7,9%.

Com a nova previsão, o segmento de motocicletas deve ficar próximo aos patamares alcançados em 2014. Naquele ano, foram produzidas 1.517.662 unidades. “Mesmo com o aumento da expectativa de produção, seguimos atentos às diversas variáveis que poderão impactar negativamente o mercado, como a alta da inflação e o aumento da taxa de juros que reduzem bastante o poder aquisitivo da população. Além disso, estamos num ano eleitoral e, como acontece sistematicamente, isso gera muito estresse no mercado”, pondera.

A Abraciclo também revisou as projeções para vendas no varejo e exportações. A nova perspectiva é de que os licenciamentos alcancem 1.260.000 unidades, crescimento de 8,9% na comparação com o ano passado (1.156.776 motocicletas emplacadas). Para as exportações, a estimativa é de que sejam embarcadas 56.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 4,7% em relação às 53.476 unidades exportadas em 2021.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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