Pesquisar
Close this search box.

Artista plástico amazonense/paraense comemora 30 anos de carreira com nova exposição

Jandr Reis presenteia Manaus com mais uma exposição de suas obras e aproveita para comemorar dois acontecimentos importantes: a Semana do Meio Ambiente e os seus 30 anos de carreira. A vernissage de Jaraquiart será no dia 5, às 18h, no Manauara Shopping, para convidados. A partir do dia 6 a exposição estará aberta ao público.

“Eu estou só felicidade. Esses anos me fizeram ganhar credibilidade no mercado e isso significa que você amadureceu e que está com um trabalho consolidado, com o Jaraquiart e o orquidário amazônico, a série mais longeva da minha jornada artística”, lembrou.

Jaraquiart é uma série, uma instalação, que apresenta motivos amazônicos. A exposição já esteve no Palacete Provincial, em 2021, e agora ressurge com novos quadros do artista.

“Eu trabalho com a natureza amazônica, então está tudo linkado com o material que eu uso: a floresta, os rios, o ribeirinho, o pescador, o indígena e seus acessórios. Como é uma série, pintei esta de outra forma, mais bordada e bem desenhada, num estilo mais moderno, porém, usando sempre a figura dos moradores da floresta com seus símbolos, as lamparinas, os peixes, as cuias, e a cúpula do Teatro Amazonas, que sempre está inserida nessa série. Estou com previsão de levar a Jaraquiart para a Catalunha, na Espanha, em setembro”, avisou.

Jandr Reis iniciou a série de pinturas influenciado pelos trabalhos do artista americano Jean-Michel Basquiat (1960/1988), além de serem um reflexo de suas séries anteriores que demonstram um sentimento da Amazônia como seu quintal, os quadros trazem elementos que lembram bordados e a pesca numa homenagem aos seus pais.

“Minha mãe me abriu as portas para as artes através dos seus bordados, e meu pai, que era pescador, me apresentou os itens tradicionais da pesca cabocla”, recordou.

Série que evolui

Jaraquiart está constituída por 14 obras inéditas, produzidas por Jandr este ano no arquipélago de Anavilhanas, junto com o fotógrafo Pedro Marinho. São fotos das instalações que o artista produziu e Pedro fotografou. As peças apresentadas na exposição usam a técnica de plotagem adesivada em PVC, e medem 1m x 2m.

“A exposição ficará numa área externa do shopping, no Deck Buritizal. Como é um espaço sem cobertura, não tem como expor as obras originais, então encontrei essa forma de apresentá-las para o público, num espaço de vegetação e natureza, onde podem pegar Sol e chuva”, explicou.

“Costumo dizer que a série Jaraquiart vai num contínuo, evoluindo sempre e seguindo por outros caminhos. Comecei a pintar estes quadros em 2017, num estilo mais Basquiat, estilizado, anarquista, sujo. Hoje a situação é outra. As obras fluem mais limpas, modernas, com bordados, melhor trabalhadas, mais figurativas, de uma forma bem alegre, porém, sempre com os mesmos elementos amazônicos”, disse.

Jandr Reis nasceu em Óbidos/PA, em 1968, e está radicado em Manaus desde 1980. Formado em Comunicação Digital, Design e Multimídia, na Unip (Universidade Paulista) e pós-graduado em Museologia, na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), procura cada vez mais aprimorar-se nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelos vivos, cinema e mídias contemporâneas

“Nesses 30 anos, mudou muita coisa na minha vida artística. Veio o amadurecimento, ganhei mais experiência, minha obra está mais consolidada, tanto que sempre recebo convites para exposições, como agora, para apresentar meus trabalhos na Áustria e na Espanha. É um importante reconhecimento da minha arte”, afirmou.

Artista da ecologia

Jandr Reis é um artista mapeado da região Norte em 1999/2000 e 2001/2002 pelo projeto Rumos Visuais Itaú Cultural. Atualmente é um dos responsáveis pelas curadorias e exposições de galerias e centros culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ao longo de seus 30 anos de carreira já participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, tendo como destaque ter sido o único artista amazonense no 5º Festival Cultural do Brasil, em Gmünd, cidade das artes, na Áustria, em 2017.

A exposição Jaraquiart fará parte das atividades culturais do Manauara Shopping relativas à Semana do Meio Ambiente, no período de 6 a 18 de junho, com visitação aberta ao público.

“Sim. Me considero um artista da ecologia, que defende a Amazônia. Um dos meus trabalhos mais relevantes é a instalação ‘Mãos que matam’, um alerta para a poluição nos nossos rios e igarapés. Foi produzido um vídeo dessa instalação e, com ele, vou participar, em setembro, em Viena, como artista convidado da Amazônia, do Festival Cultural do Brasil, uma honra para mim, como amazônida”, finalizou.

Quem quiser conhecer o trabalho de Jandr: Instagram: @jandrreis       

*** 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar