Pesquisar
Close this search box.

Alcoa adquire direitos de propriedade intelectual

A Alcoa decidiu adquirir os direitos de propriedade intelectual da Noble Corporation referentes aos risers (dutos que ligam plataformas a campos submarinos de petróleo) fabricados em alumínio soldado, utilizados em pesquisas e extração de petróleo em alto mar. A Noble, uma das mais importantes empresas mundiais de perfuração, já utiliza produtos extrudados e forjados de tecnologia avançada da Alcoa para projetar e desenvolver sistemas tubulares de alumínio soldado –inclusive as mesmas ligas usadas pela indústria aeroespacial. Os avanços nas tecnologias metalúrgicas e de fixação e soldagem tornaram os risers de alumínio mais duráveis e resistentes à corrosão. Graças à aquisição agora anunciada, a Alcoa poderá fazer parceria com fornecedores do setor de petróleo e gás  para desenvolver risers mais leves de alumínio soldado,  para utilização em águas profundas.
“Essa aquisição constitui uma importante oportunidade de crescimento para a Alcoa. A leveza e a resistência dos risers de alumínio estão atraindo os clientes. Estamos agregando valor na cadeia de suprimento, com os diferenciais competitivos de nossas tecnologias estruturais e de ligas de alumínio, para fornecer soluções inovadoras destinadas ao setor de petróleo e gás”, disse Mary Zappone, presidente da Alcoa Oil & Gas.
Os risers em alumínio apresentam diversas vantagens para a perfuração em águas profundas:
a  Empresas especializadas em perfurações em alto mar, com embarcações remodeladas ou novas, podem explorar reservas situadas em profundidade 20% maior do que quando utilizam risers de aço convencionais. O alumínio permite que navios de águas rasas, mais econômicos, possam  fazer perfurações mais profundas. Os aperfeiçoamentos tecnológicos reduzem a duração e o custo de modificação dos navios, proporcionando aos operadores uma frota de custo compensador para águas profundas;
a  Os risers  de alumínio soldado são 40% mais leves  que os de aço e requerem até 40% menos material de flutuação para profundidades semelhantes;
a Por serem mais leves, os risers de alumínio são mais fáceis e menos onerosos para transportar, armazenar e  utilizar; 
 “Precisamos ajudar nossos clientes a enfrentar os desafios dos custos mais altos  de pesquisa e desenvolvimento. A indústria está  evoluindo no sentido de  projetos mais amplos e de perfuração em águas profundas porque já explorou  as reservas mais acessíveis de petróleo e gás. Essa tendência demandará soluções inovadoras para que o aproveitamento  dessas reservas de acesso mais difícil seja menos oneroso”, acrescentou Zappone.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar