Pesquisar
Close this search box.

Ilha de Margarita, o retorno da fantasia

Compartilhe:​

As dificuldades econômicas e a pandemia paralisou o turismo por pelo menos dois anos. E onde não parou, andou a passos lentos tentando sobreviver. Foi o caso a Ilha de Margarita, pertencente à Venezuela, que fica no mar das Caraíbas, a cerca de 40 quilómetros ao norte do continente Sul-Americano.

Mas, assim como os milhares de coqueiros que enfeitam a orla da ilha, ela curvou, resistiu e não quebrou. Esse destino de férias que inclui duas penínsulas ligadas pela areia e os mangais do Parque Nacional Laguna de la Restinga, se manteve vivo e expondo sua beleza exuberante.

A maioria das pessoas vive, ou fica hospedada, na península oriental, onde se situam as cidades de Pampatar, Porlamar e La Asunción. São elas que abrigam os principais pontos turístico: as praias. De mar intensamente azul e areia fina, as praias de Margarita atrai turistas do Mundo inteiro.

Mas são os brasileiros seus principais visitantes. Segundo pesquisa do Google, existem cerca de 60 hotéis na Ilha. Número considerável, levando em consideração seu pequeno espaço territorial. Tem pouco mais de mil quilômetros quadrados ce extensão.

Se falta espaço, sobra beleza natural. Alguns hotéis fecharam durante a pandemia, assim como restaurantes e bares. Mas a natureza generosa estará trabalhando para compensar o tempo perdido.

E com a ajuda do Governo Bolivariano. Algumas obras importantes, como a revitalização da Playa El Água, com certeza a mais charmosa da ilha. Com a pandemia, o governo aproveitou para retirar quiosques improvisados da areia e dotou toda a avenida com iluminação de LED. Ficou ainda mais linda.

Ao contrário do que se viu em anos anteriores, os shoppings e supermercados reabriram e atendem o público com regularidade. A frequência ainda não é a mesma dos anos 90, quando o número de visitantes era medido em milhões. Mas nota-se claramente que o turista está voltando.

Com isso, os cerca de 420 mil habitantes da Ilha voltam a festejar. O turismo sempre foi a principal geração de renda desse pedaço de paraíso. Sem pandemia, os aviões voltaram a pousar na ilha, os navios de cruzeiro estão de volta ao porto e o turismo rodoviário começa a dar sinais de recuperação.

Ainda existem problemas, é claro. Com a economia em baixa na última década, a Venezuela formou uma legião de pedintes que cerca o turista pelas ruas dos principais pontos turísticos.

Mas nada comparado ao que era antes. Os habitantes na verdade recebem o turista com esperança de tempos melhores. “Eles estão voltando!”. Ainda bem, pois a Ilha continua linda e tem muito a oferecer.

PARCERIA

Representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Amazonas (ABAV-AM) e do trade turístico, estiveram reunidos com membros do Shopping Só Artesanatos visando estreitar a comunicação entre as associações e o Shopping para que juntos seja possível trazer visibilidade ao espaço e também integrar aos roteiros turistas de cada associação e entidades do segmento turístico no Amazonas. Estiveram presentes Claudia Regina Oliveira Monteiro, da SETEMP; Dienes Tabosa, do Shopping de Artesanato; Leonardo Leão, Presidente da AOBT, entre outros.

MARTA ROSSI

Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanharam a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, no último dia 19. Marta Rossi falou em nome do trade no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho, na Assembleia Legislativa e destacou a pluralidade do Rio Grande do Sul, pedindo mais representatividade nacional. O evento reuniu lideranças políticas, entidades e representantes da iniciativa privada.

CASA DE PRAIA

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou a fase final das obras da Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizado na orla do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. O espaço, previsto para ser inaugurado no próximo dia 1º/5, alcança 98% de conclusão, faltando ajustes e alterações específicas, além das operações de negócios previstos para o novo ponto turístico e de visitação da capital amazonense. “Na próxima segunda-feira, estaremos devolvendo à população da cidade esse espaço que está lindo, colocando novamente Manaus de frente para o rio”, disse o prefeito.

NOVO VOO

A empresa aérea venezuelana Conviasa já está operando seus mais novos voos internacionais, ligando Puerto Ordaz a Manaus. As passagens estão à venda para viagens desse o fim de março de 30 de março. Com esta nova rota da Conviasa, a Venezuela e o Brasil estarão novamente conectados com voos diretos depois de mais de três anos, quando foram suspensos quando a pandemia estourou. Agora voltou com aeronaves Embraer E190 com capacidade para 104 assentos. O vôo inaugural aconteceu no dia 17 de abril, levando jornalistas e formadores de opinião para Margarida.

FESTA DA COLONIA

Desde o dia 27, parte do interior de Gramado (no RS) se transferiu para a área urbana do Município por 18 dias. Até 14 de maio são esperadas no evento cerca de 300 mil visitantes. O novo endereço dos representantes das três etnias que construíram Gramado (alemães, italianos e portugueses) é o complexo do Expogramado, onde está montada toda a estrutura da 32ª Festa da Colônia de Gramado – Unindo Origens, Celebrando Tradições. O evento terá 18 dias de duração, diariamente das 10h às 22h no Expogramado.

SUMMIT SUITES

O Summit Suítes Hotel Santos é o primeiro hotel da rede na cidade da Baixada Santista e o segundo no litoral paulista. Sob o modelo de arrendamento, o hotel iniciou suas operações no início de fevereiro. De frente para a orla da cidade e a poucos passos do mar, o Summit Suítes Hotel Santos fica entre as praias do Boqueirão e do Gonzaga. A região é ideal para quem quer ficar perto do agito de Santos, com uma ampla oferta de lojas, shoppings, restaurantes e sorveterias. Além disso, têm fácil acesso às principais atrações turísticas da cidade, como o Museu do Café, o Monte Serrat e o Jardim da Orla.

DESTAQUE

Muito embora o aeroporto do Recife (PE) seja o maior em movimentação dos cinco equipamentos administrados pela Aena Brasil, no Nordeste, o Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), é o aeroporto com os melhores números registrados nos três primeiros meses do ano, seja em movimento de passageiros ou em volume de cargas. A Aena administra ainda os aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). De acordo a Aena Brasil, o aeroporto de João Pessoa registrou um crescimento de 10,2% na movimentação de passageiros.

SKAL

A presidente do Skal International, Vera de Camillis, estará em Manaus na próxima semana para comandar o 50º Congresso Nacional da entidade, que tem o companheiro João Araújo como presidente regional. O evento terá a abertura durante jantar no Novotel Manaus, na quarta-feira, dia 3 de maio. Mas a solenidade oficial do Congresso será na quinta-feira, dia 4, no salão Rio Solimões, na Avenida Sete de Setembro, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro. Esta atividade contará com a participação de vários membros do trade turístico do Amazonas.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar