Pesquisar
Close this search box.

Amazonas cresce 6% e gera 474 mil empregos

Compartilhe:​

Produção crescente de motocicletas e o constante aumento de empregos foram os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho da economia amazonense, que registrou um crescimento de 6% no ano passado, apesar da seca histórica.
Acompanhando esse resultado, a arrecadação de impostos federais cresceu 4,4% em 2023, sobre o ano anterior, atingindo um volume de R$ 22,8 bilhões
Como consequência desse desempenho, o total de empregos formais no Amazonas fechou o ano com 474 mil cargos ocupados. O melhor encerramento já registrado.
Esses dados são destaques do Painel Econômico do Amazonas (PEA), levantamento realizado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), que traz, mensalmente, informações sobre a atividade da indústria na Zona Franca de Manaus (ZFM). O levantamento compilado pelo CIEAM reúne ainda informações de outras fontes estratégicas.
O CIEAM tem um departamento que reúne todos os indicadores do IBGE, Suframa, Abraciclo, ComexStat e Ministério do Trabalho para atualização do Painel Econômico.
“O maior objetivo do PEA é manter a população informada sobre os principais setores da economia do estado, como Indústria, Comércio, Serviços”, explica o presidente da CIEAM, Luiz Augusto Rocha.

                                              Câmara 

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) foi eleito esta semana presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 19 votos de um total de 20 – um voto em branco. Câmara é pastor evangélico, jornalista e proprietário de uma rede de comunicação de rádio e tv.

                                            Cassado 

O deputado está cassado deste o último dia 31 de janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), mas recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e terá um novo julgamento na próxima terça-feira (19).

                                         Pré-candidato 

Pré-candidato a prefeito de Manaus, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Roberto Cidade, assume hoje (16), às 9h, a presidência regional do União Brasil, na quadra da Escola de Samba Aparecida. Além da presença do governador Wilson Lima, o ato deve reunir grande número de deputados, prefeitos e vereadores de Manaus.

                                           Redivisão        

A Assembleia Legislativa do Amazonas voltou a discutir a criação de novos municípios no estado. Só em Manaus, dois bairros da cidade na zona Leste, Puraquequara e Colônia Antônio Aleixo, seriam candidatos a emancipação.

                                                Custos 

Um novo município significa nova sede da prefeitura, prédio novo para a Câmara Municipal, construções de secretarias, contratação de servidores, enfim, custos que, de acordo com a Constituição de 1988, devem ser pagos pelo orçamento dos municípios-mães. No caso, de Manaus. O Brasil tem mais de 5 mil municípios, alguns com apenas 833 habitantes, como o Serra da Saudade, em Minas Gerais.

                                                  Tapajós 

A redivisão territorial não é original. O vizinho do Pará também volta e meia é pauta para a criação do estado do Tapajós, que teria como capital a cidade de Santarém, a pouco mais de uma hora de voo de Manaus.

                                                 Sigilo 

Alexandre de Moraes, do STF, colocou um fim nos vazamentos seletivos das investigações sobre o suposto autogolpe de Bolsonaro, que não chegou a acontecer. Com as informações repassadas aos jornalistas pelos investigadores a cada depoimento prestado na PF pelos envolvidos, ao qual nem os advogados de defesa tinham acesso, ele resolveu liberar os conteúdos dos interrogatórios, nesta sexta-feira (15).

                                                  Cheia

Enquanto a Defesa Civil municipal de Boca do Acre está preocupada com a cheia dos rios Acre e Purus, que já deixou 90% da área urbana da cidade debaixo d’água, os moradores transformaram as ruas alagadas em balneário. Os moradores se divertem enquanto a enchente já deixou cerca de 20 mil pessoas desabrigadas. Vinte e seis famílias estão em abrigos públicos e o município está sob Situação de Emergência.

                                             Serviços 

O setor de serviços cresceu 0,7% em janeiro, com relação a dezembro do ano passado – o terceiro avanço consecutivo este ano, segundo dados do IBGE. Entre os setores, o de informação e comunicação (6,8%) foi o destaque positivo, impulsionado pelo aumento da receita em telecomunicações como portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet.

                                               Inadimplência 

Uma fila quilométrica se formou em frente a sede do Procon-AM, na Avenida André Araújo, no Aleixo, ontem (15). Mais de 500 endividados pegavam senhas para negociar débitos e colocar em dia, principalmente, os boletos de água e energia elétrica junto as concessionárias dos serviços em Manaus.

                                                    Frases 

“O maior objetivo do PEA {Painel Econômico do Estado} é manter a população informada sobre os principais setores da economia do estado”, explica o presidente da CIEAM, Luiz Augusto Rocha

“Não é crime falar sobre o que está previsto na Constituição Federal”, diz ex-presidente Jair Bolsonaro sobre Estado de Defesa e Estado de Sítio

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar