Pesquisar
Close this search box.

INEXPUGNÁVEL, INVIOLÁVEL E INVULNERÁVEL

CAROS AMIGOS DO JCAM. QUANTA SAUDADE. POSSO AFIANÇAR QUE ESTA NÃO SERÁ A MINHA DERRADEIRA COLABORAÇÃO. MAS, QUEM SABE? CONVERSAREMOS SOBRE AS URNAS ELETRÔNICAS. DEUS MEU. O MOMENTO É CRUCIAL PARA O PAÍS. A OPORTUNIDADE É ÍMPAR. 

MEUS NEURÔNIOS IMPACIENTES INTERCEPTAM O PASSADO E VISLUMBRO MACHADO DE ASSIS, DE ESAÚ E JACÓ À QUINCAS BORBA, DESAFIANDO AS BARRAS DO TEMPO COM A ELOQUÊNCIA LITERÁRIA NA EVOLUÇÃO DOS SEUS CONTOS E VERSOS PARA, NO SUSSURRO DE UM IMEDIATO, ADENTRAR A ERA DAS CAVERNAS, NA QUAL O PRECEDENTE DO “HUMUS” EMITIA GRUNHIDOS ININTELIGÍVEIS EM CONCOMITÂNCIA COM GESTOS PRETENSAMENTE ELUCIDADORES OU INTIMIDADORES  

VEIO A FALA, A LINGUAGEM E OS IDIOMAS, NÃO IMPORTA A ORDEM EVOLUTIVA. NOS DIAS ATUAIS, O SER DO “HUMUS” TORNOU-SE POLIGLOTA, FRUTO DA ESCOLARIDADE. BOM RECORDAR DE TEMPOS IDOS, NOS QUAIS RELIGIOSOS IMPUNHAM A CRENÇA DE QUE A TERRA ERA RETANGULAR OU QUADRADA E, AO ADENTRARMOS OS LIMITES DAS SUAS FRONTEIRAS, DESPENCARÍAMOS NA IMENSIDÃO DE UM POÇO SEM FUNDO. O MEU SORRISO MATREIRO DENUNCIA UM SIMULACRO DE DESDÉM. HAJA ABSURDO.

MEUS NEURÔNIOS COLIDIRAM COM A ARTE. DEPARO-ME COM MICHELÂNGELO, VAN GOUGH, PORTINARI, MOZAR, DA VINCI E BEETHOVEN, DENTRE TANTOS OUTROS. NAVEGUEI PELOS SONHOS DE ÍCARO, JÚLIO VERNE E SANTOS DUMONT, TRANSFORMADOS EM REALIDADE ATUAL. TRANSITEI PELOS SUBSOLOS, INDECIFRÁVEIS PARA NÓS, DA FILOSOFIA DE SÓCRATES, FREUD, KANT, JUNG E NIETZSCHE, PERMITINDO-ME CONSTATAR A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS E A DIVINA DINÂMICA PROPOSTA PELO MARAVILHOSO E INDISCUTÍVEL FENÔMENO DA VIDA.

VI AS GUERRAS. O SANGUE INOCENTE DERRAMADO NOS ACORDES SINISTROS DAS VÃS INTOLERÂNCIA E COBIÇA. A SANHA PELO PODER. DERROTAS E VITÓRIAS. ACORDOS PRUDENTES. ALICIAMENTOS. MALDIÇÕES. CRIMES BRUTAIS DE ALGOZES DA HUMANIDADE. AS CONTENDAS. IMAGINEI O ELO VISCERAL, SEM ORDEM CRONOLÓGICA, DOS TEMPOS DE MOISÉS, MARCO ANTÔNIO, JÚLIO CESAR, CRISTO, HERODES, ERASMO DE ROTHERDAN, CONSTANTINO E PRINCESA ISABEL, ATÉ CHEGAR A D. PEDRO II, A PROCLAMAR A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, QUE HOJE COMPLETA DUZENTOS ANOS, NA DERRADEIRA HORA DE REVISÃO DESTE TEXTO.

PARECIA MUITO. FOI POUCO. NEM PENSAR. A IMAGINAÇÃO HUMANA É ILIMITADA. PRETENDIA MAIS. IR ALÉM. OUSAR. APRENDER. SONHAR. CAMINHAR PELAS INDECIFRÁVEIS VEREDAS DO PENSAMENTO. COMO NÃO RECORDAR DOS GRANDES CIENTISTAS? DA VINCI ME PERSEGUE EM SUA PLURAL CAPACITAÇÃO. DESCARTES, ARISTÓTELES, NEWTON, THOMAS EDISON, CESAR LATES, EINSTEIN. QUANTOS MAIS A MINHA ABISSAL IGNORÂNCIA OCULTARÁ NOS OBSCUROS ESCANINHOS DO ESQUECIMENTO? CADA UM DELES NOS BRINDOU COM CONVICÇÕES, DÚVIDAS E INTERROGAÇÕES, DESNUDANDO AS INCERTEZAS DE UM UNIVERSO EM SUA DINÂMICA EVOLUTIVA, ONDE NADA É DEFINITIVO E TUDO SE TRANSFORMA. 

ALEXANDRE, O GRANDE. DAVI. NAPOLEÃO. OS REIS DE ROMA E OS DA FRANÇA. OS DITADORES ESPALHADOS PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO. A INSEGURANÇA E A SERVIDÃO DA PLEBE, QUE A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS PASSOU A NOMINAR POVO. OS POLÍTICOS ATUAIS. A RAINHA ELISABETH, ONDE A ALTIVEZ, A SINGELEZA, A SIMPLICIDADE EXTERIOR E AS TAÇAS DIÁRIAS DE VINHO SE CONFUNDEM EM RITUAL ÚNICO DIANTE DO DESENROLAR HISTÓRICO DESSAS PERSONALIDADES INVADINDO AS BARREIRAS SECULARES DO TEMPO.

IMAGINO UM MUNDO LIVRE DE HIPOCRISIAS. VEJO JOÃO PAULO II, CHICO XAVIER, MADRE TEREZA DE CALCUTÁ E IRMÃ DULCE, RESPLANDESCENTES EM MEIO A TANTOS OUTROS SERES DE LUZ. REENCONTRO A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS. A VERDADE SUPREMA DO ONTEM NÃO NECESSARIAMENTE SERÁ A DO HOJE, PODENDO, ATÉ MESMO, PERDER OU NÃO A SUA ESSÊNCIA. TEREMOS PERMANENTEMENTE VERDADES LÍMPIDAS EM MOMENTOS ESPECÍFICOS E ÚNICOS QUE DESFALECERÃO NAS MALHAS DO DAQUI A POUCO.

O TRANSCORRER DAS HORAS DEMONSTRA QUE O DESENROLAR DA VIDA ASSEMELHA-SE AO DE UMA MESA POSTA REPLETA DE QUITUTES A SEREM CONSUMIDOS POR MIM, POR VOCÊ, POR CADA UM DE NÓS. DESCARTAREMOS O INDESEJADO E CONSUMIREMOS O QUE MAIS SABOROSO FOR. ALIMENTO, FORTALECIMENTO, CONHECIMENTO E EVOLUÇÃO.

NÃO HÁ MEIO TERMO OU FORMAS DE FUGIR DESSE PROCESSO MIGRATÓRIO. O SER HUMANO, MESMO INCONSCIENTEMENTE, CAMINHA PROGRESSIVAMENTE NA ABRANGÊNCIA DE TODAS AS SUAS POSSIBILIDADES. ASSIM É OU ESTAGNARÁ E INVOLUIRÁ. A VIDA NA QUAL CREMOS TRANSITA PELOS LIMITES PERIFÉRICOS DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. É DINÂMICA, ENQUANTO PARTE DE UM UNIVERSO MUTANTE E POSSIBILIDADE ÚNICA DE CONQUISTA DA SABEDORIA. ASSIM FOI. ASSIM SERÁ: DO “14 BIS” AO BÓLIDO MAIS MODERNO E DEVASTADOR DA ATUALIDADE.

MUNDO MODERNO. DIREITO, ENGENHARIA, MEDICINA. TELEVISÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, CIBERNÉTICA, CARTÕES BANCÁRIOS E PIX. A MENTE HUMANA SEM LIMITES, A NÃO SER PELO IMPONDERÁVEL DO DIVINO. A CADA PASSO DADO EMERGEM ASSUSTADORAS AS CAPACIDADES PARA CONSTRUIR E DESTRUIR, DENUNCIANDO A IMPOTÊNCIA HUMANA DIANTE DA DESCONHECIDA E AVASSALADORA DINÂMICA DA NATUREZA.

EURECA. PAI NOSSO. ESQUECI DE FALAR SOBRE AS URNAS ELETRÔNICAS. PASSEI BATIDO, DIZ O ADÁGIO POPULAR. QUE PENA. NÃO FAZ MAL. SÃO AVESSAS À CORRUPÇÃO, AOS HACKER, ÀS VIOLAÇÕES. PROTEGIDAS DE TODOS OS PERIGOS. A ÚNICA CRIAÇÃO PERFEITA DO IMPERFEITO, INDEFESO E VULNERÁVEL SER HUMANO.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar