Pesquisar
Close this search box.

TRE agiliza urnas eletrônicas para votação no Estado

https://www.jcam.com.br/1509_A8.png

O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) iniciou ontem (14) o período de audiências públicas de geração de mídias, preparação e lacre das urnas eletrônicas para as eleições deste ano, que segue até o dia 30 de setembro. No Amazonas, serão preparadas mídias para 7.159 seções eleitorais, entre memórias de resultado de votação, memória de resultado especial, flashes de carga e flashes de votação. Em Manaus, serão utilizadas 3.500 urnas eletrônicas durante as eleições 2016, já incluindo as urnas de contingências (reservas).
De acordo com o secretário de TI (Tecnologia da Informação) do TRE-AM, Rodrigo Camelo, o procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão instalados nas urnas eletrônicas de todo o Estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção. “Nós vamos preparar 6.691 urnas de sessão de votação e também vamos ter 677 urnas de contingências, que são as urnas de reservas. Totalizando, portanto, 7.368 urnas no pleito desse ano”, pontuou. “Só para a capital são 3.500 urnas de sessão junto com as de reserva”, completou.
Camelo salienta que além de ser um procedimento que garante a lisura das eleições desde a votação até a apuração, também é uma fonte de emprego e renda para mais de 500 pessoas, que passaram por um processo seletivo, realizado no ano passado. “Aqui nós temos muitos servidores e os terceirizados a partir do convênio com o Ifam (Instituto Federal do Amazonas). Entre técnicos de transmissão e técnicos de urnas, nós estamos falando em mais de 500 temporários trabalhando nesse processo”, destacou.
Segundo o coordenador de geração de mídias, preparação e lacre de urnas eletrônicas do TRE-AM, Edrei Fabrício, as urnas eletrônicas começam a ser embarcadas hoje, por uma transportadora contratada pelo órgão, seguindo para seus respectivos municípios, no interior do Estado. “Nesse momento nós estamos preparando as urnas eletrônicas, colocando já o software oficial das urnas e seus respectivos lacres previstos em edital”, detalhou.
O procedimento, que acontece no Depósito de Urnas do TRE-AM, na av. André Araújo, nº 200, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, começou pelos municípios de Juruá, Tapauá, Canutama e Boca do Acre, que têm como polo o município de Manaus. Seguindo a programação, hoje é a vez de Pauini, Ipixuna e Guajará. A geração de mídia para Carauari, Anori, Careiro e Manaquiri acontece no dia 16. O calendário para essa atividade segue até o dia 30 de setembro.
O secretário de TI do TRE-AM aproveita para salientar que este procedimento é aberto ao público em geral. “Podem vir as pessoas que queiram conhecer este procedimento, os eleitores, os candidatos, os assessores dos candidatos, todos estão convidados a acompanhar esse trabalho aqui no TRE-AM, até o dia 30 deste mês”, disse Rodrigo Camelo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar