Pesquisar
Close this search box.

Reservas quase fechadas para Copa

https://www.jcam.com.br/FOTO_20042014 a6.jpg

De acordo com o Ministério do Turismo o setor hoteleiro de Manaus conta com 23,3 mil leitos aptos, em padrão internacional, para receber mais de 80 mil turistas, durante os quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo. Especialistas do setor turístico e hoteleiro afirmam que a capital tem condições de receber bem os turistas durante o Mundial. Segundo a ABIH/AM (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amazonas), 92% das reservas foram confirmadas, no entanto, a média de permanência do turista caiu de 3,4 para 2,4 dias.
Segundo o presidente da ABIH/AM, Roberto Bulbol, praticamente a maioria das reservas na rede hoteleira de Manaus está confirmada por turistas estrangeiros, que preferem evitar problemas de última hora. “Algo em torno de 92% das reservas já foi feito. Existe registro de algumas desistências e trocas por questão de complemento de voo, mas são em percentuais inexpressivos, porque o cliente estrangeiro se organiza com antecedência, não deixam para confirmar em cima da hora”, informou.
A vice-presidente da Abav/AM (Associação Brasileira das Agências de Viagem no Amazonas), Cláudia Mendonça, disse estar otimista em relação ao número de vagas em hotéis e destaca que a hospedagem alternativa é uma boa opção para qualquer cidade que venha a sediar um evento de grande porte. “No que depender das empresas associadas, nós vamos colaborar e fazer o possível para permitir que Manaus receba bem o turista. Não tenho dúvida de que as hospedagens alternativas serão viáveis e que isso não vai ser problema durante a Copa”, afirmou.
Para Bulbol a maior preocupação da associação está no acesso às cidades-sede e com o período de permanência do turista, em média 2,4 dias. “Não é uma hospedagem longa, agora baixou a permanência deles para no máximo de 2,4 dias. É muito raro confirmar um período maior que vem ser de 3,4 dias, depois eles seguem com as suas seleções”, alertou.
Bulbol admite que há muita especulação em torno do número de turistas que visitarão Manaus durante a Copa, se comparado ao número de leitos aptos a hospedar no padrão exigido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado). “Os turistas visitantes não estarão juntos do início ao fim da Copa. Temos também os pequenos hotéis nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus. Posso afirmar que a entidade não está preocupada, pois as alternativas são viáveis e a hospedagem não será problema em Manaus”, disse.

Hospedagem alternativa
O turista que procura imóvel para alugar em Manaus durante a Copa do Mundo de Futebol, já pode contar com um serviço de busca pela internet, disponibilizado pela Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), em parceria com o Sindimóveis (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas), através do projeto “Hospedagem Alternativa para Copa 2014”. O projeto visa cadastrar, em caráter complementar e temporário, imóveis para receber turistas nacionais e internacionais, em casas, apartamentos, sítios e fazendas durante a Copa do Mundo.
De acordo com o presidente do Sindimóveis, Almir Taveira, quase 400 imóveis foram cadastrados no projeto, cerca de 50 passaram pela vistoria e estão disponíveis no site: www.hospedagemcopamanaus.com.br. “O Sidimóveis em parceria com a Amazonastur apresenta neste site os imóveis vistoriados e certificados pelas duas entidades, aptos a receber o turista para assistir a Copa do Mundo, em Manaus, de acordo com as exigências da Fifa. Dentro do Padrão Fifa”, disse. O novo site foi lançado em Portugal para toda Europa e América. “Já foi disponibilizado para mais de 170 países terem opção de visualizar os imóveis alternativos disponíveis. O site foi desenvolvido pela empresa portuguesa Improxi, que possui uma unidade em Fortaleza (CE)”, antecipou para o Jornal do Commercio.

Edital
Podem participar do projeto “Hospedagem Alternativa para Copa”, qualquer pessoa física ou jurídica que possuam imóveis na cidade de Manaus ou em sua Região Metropolitana, com documentos legais que comprovem a posse, e as exigências mínimas de conforto e segurança determinados pela Fifa, segundo o edital do projeto.
O edital publicado no DOE (“Diário Oficial do Estado”) pode ser solicitado pelo endereço de e-mail: [email protected] ou na sede da Amazonastur, localizada na av. Djalma Batista, 200-B Ed. Roldão Gomes, bairro de Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Taveira ainda informou que a 2ª fase do cadastramento dos imóveis continua sendo realizada pelo site do Sindimóveis: www.sindimoveisam.com.br ou www.visitamazonas.am.gov.br.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, afirmou que o projeto visa atender, exclusivamente em caráter complementar, a falta de acomodações da rede hoteleira local. “Apenas se for necessário no caso de grande demanda de turistas nas datas dos jogos, o governo do Amazonas já viabilizou uma solução”, afirmou.
No Amazonas, a responsabilidade pelas ações de turismo é de competência da Amazonastur, que tem parceria com a ManausCult. Já a UGP Copa tem autonomia administrativa e financeira para gerenciar e acompanhar a execução dos programas, projetos e ações estabelecidos pela Fifa e pelo COL (Comitê Organizador Local) para a realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em Manaus.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar