Pesquisar
Close this search box.

Reman busca autossuficiência na produção de querosene de aviação

Com previsão de realizar oito obras até dezembro de 2012, a Refinaria Isaac Sabá, unidade local da Petrobras, vai investir R$ 1,5 bilhão em modernização, gerando 8.500 empregos, sendo 3.000 diretos. A primeira obra, autorizada ontem, será a construção da unidade TCR (Tratamento Cáustico Regenerativo), para a produção e distribuição de querosene de aviação (QAV-1), iniciativa que promete tornar o Amazonas autossuficiente nesse quesito.
O acordo foi firmado entre o gerente de implementação da Reman (Refinaria de Manaus), Carlos Eduardo Silva, e o diretor da Elos Engenharia, Pedro Levy Lustoza. Esta última é a empresa que executará a construção da nova estrutura.
De acordo com Lustoza, a construção da TCR está orçada em R$ 28,8 milhões e utilizará mão-de-obra de 300 profissionais, com expectativa de conclusão em 12 meses e operacionalização em agosto de 2010. “Nós daremos prioridade aos profissionais do Amazonas. Somente os cargos com maior especialização, que não tem oferta local de trabalhadores, serão ocupados por pessoas de outras regiões. Cerca de 98% do trabalhadores são da nossa terra”, assegurou o diretor da Elos Engenharia.

Sonho concretizado

A Reman produz atualmente GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), gasolina, diesel e querosene. Segundo o gerente geral da refinaria, Jair Isoda, metade do querosene para aviação utilizado no Amazonas, Acre e Roraima é complementado pela produção das unidades de Bahia e Rio de Janeiro.
“Quando a Unidade de Tratamento Cáustico Regenerativo estiver funcionando, faremos 17 mil metros cúbicos de óleo por mês, com capacidade máxima de 30 mil metros cúbicos mensais. Esse montante suprirá a necessidade dos três estados que Manaus abastece”, garantiu Isoda.
O gerente afirmou que o acordo assinado ontem concretiza o sonho de modernização de Reman e que a construção da TCR é a maior obra dos últimos nove anos de funcionamento da refinaria.
A Reman possui 720 colaboradores, entre empregados próprios e terceirizados e produz 8 mil metros cúbicos de querosene por mês.

Com recursos próprios

A Petrobras utilizará recursos do próprio orçamento nacional para a construção da unidade que fabricará querosene para aviões e, conforme disse o gerente geral da refinaria de Manaus, praticamente não haverá perdas financeiras.
“Para a construção da TCR, a Petrobras estará usando somente recursos próprios porque a valor não demanda financiamentos ou parceiras privadas, já que é mais barato produzir QVA-1 que comprar de outros Estados”, declarou Isoda.

Geração de empregos

O gerente de implementação da Reman, Carlos Eduardo Silva confirmou a necessidade da abertura de aproximadamente 8.500 postos de trabalho até o fim do projeto que implementará as oito obras de ampliação e modernização das instalações técnicas da refinaria de Manaus.
O deputado estadual Adjunto Afonso (PP) esteve no evento de assinatura do acordo na condição de representante da ALE (Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas). “Esta é uma grande obra para o Amazonas pelo volume dos investimentos, pela geração de empregos e, principalmente, pela produção de combustível para avião e o poder legislativo do Estado apoia esta iniciativa”, disse.
O gerente de implementação da Reman, Eduardo Silva, preferiu não adiantar quais seriam as outras sete obras previstas para a ampliação da unidade por questão de sigilo comercial. Apesar disso, ele confirmou que as construções estão aprovadas e previstas no orçamento da Petrobras, o que garante a aplicação dos recursos anunciados dentro do prazo estabelecido.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar