Pesquisar
Close this search box.

Patriotismo e responsabilidade profissional

Quarta-feira é dia de descontração, encontro, intercâmbio de conhecimentos e aprendizado. Com início às 19h, a tradicional sessão do CEDFC – Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo acontece regularmente desde 1949, quando foi instituído o Centro.
Todo contabilista que respeita a profissão e quer se manter bem informado sobre a técnica contábil, legislação empresarial e contábil, fiscal e tributária, trabalhista e previdenciária sabe disso.
Sabe disso e sabe também que, ao chegar ao Sindicato, toda quarta-feira, será recepcionado por uma impecável mesa com café, chás de camomila, erva-doce e outras iguarias calmantes, porque ninguém é de ferro. Depois de um estressante dia de trabalho é preciso serenar…
Lá, invariavelmente, vão encontrar seus companheiros, cerca de 200 profissionais que freqüentam o CEDFC toda semana, os instrutores e os líderes que comandam os trabalhos, todos, de certa maneira, ávidos por trocar experiências, discutir questões relevantes de seu dia-a-dia e sanar dúvidas específicas, cujas respostas não são encontradas facilmente em livros ou periódicos.
Para dar suporte às discussões, o CEDFC prepara toda semana a Manchete – uma publicação especialmente elaborada para cada Sessão, que é distribuída no início dos trabalhos, trazendo a legislação federal, estadual e municipal que foi editada no período.
Unindo tradição e modernidade, o Centro de Estudos se utiliza de ferramentas atuais de comunicação, mas não se afasta um milímetro sequer das tradições da época em que foi fundado. “Invocamos a proteção de Deus para iniciar nossa Sessão”, diz o presidente do CEDFC enquanto solenemente convida um dos presentes para empunhar a Bandeira Nacional. “Salve o Pendão de nossa Pátria. Nós vos saudamos”, arremata o abrir os trabalhos.
Apesar de ser um órgão do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis, tem diretoria própria, constituída por presidente, vice-presidente, três secretários e assessor jurídico responsáveis pela preparação da Manchete Semanal e realização das sessões, uma estrutura adequada para o perfeito desenvolvimento dos trabalhos.
De maneira bastante peculiar, quem pergunta é quem vai para a tribuna, onde, de lá, o participante, expõe suas dúvidas, que podem se referir desde aos procedimentos da atividade profissional no ambiente familiar, como o aviso prévio de empregada doméstica grávida, a questões empresariais mais complexas, como a transformação de uma empresa limitada em sociedade anônima,ou ainda sobre a utilização de cartões corporativos nas organizações, além de uma gama infindável de temas profundamente intrincados na legislação empresarial brasileira, como debates sobre nova lei contábil.
Da platéia, como num fórum de debates, qualquer um pode responder, agregar conhecimentos, acrescentar informações, fazer novas perguntas… e assim forma-se uma ciranda de discussões, explicações, esclarecimentos, até que o assunto fique absolutamente claro.
Da mesa solene, ao lado do presidente e secretários, o assessor jurídico, atento a tudo, conduz os debates, faz preciosas intervenções e apenas dá por encerrado o assunto, quando todos os questionamentos foram esclarecidos. O assessor do CEDFC tem por norma fazer um apanhado geral, resumindo os pontos discutidos e dando as orientações finais e necessárias para a plena compreensão do assunto.
Mais um participante vai para a tribuna, outro tema é apresentado, começa nova e estimulante discussão. Ao fim, todos saem satisfeitos, agradecidos, aos que têm prazer em aprender e distribuir conhecimentos.
Essa forma de reciclagem e atualização profissional está dando certo há 58 anos e já serviu de modelo para outros Sindicatos de Contabilistas do Estado de São Paulo e também do Brasil. Sem custos para os associados participantes, sem estabelecer o número de perguntas a serem feitas, sem tempo de questionamento, o único limite é a duração da sessão, que v

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar