Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas famílias começam a planejar suas viagens. Algumas delas, inclusive, lembram de realizar uma revisão no veículo, checando óleo, freio, injeção eletrônica, filtro, entre outros, mas raramente alguém se lembra dos pneus.
Para ajudar o motorista, o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, contou os principais cuidados que o condutor deve ter com as rodas.
Para saber se o pneu está “careca” é preciso observar que o limite de segurança dos sulcos (fissuras dos pneus) é de 1,6 mm de profundidade. “Caso o motorista não possua um medidor de profundidade de sulco, ele pode observar esta especificação por meio de pequenos ressaltos presentes na base dos sulcos, os TWI. Eu recomendo enfaticamente que todo usuário identifique os TWI e passe a controlar o desgaste do pneu. Um pequeno cuidado como este poderá significar a diferença entre sofrer ou não um acidente”, indicou Quadrelli. Além de ter riscos de acidente, o especialista lembrou que a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) número 558/80 estabeleceu que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser aprendido.
Outro fator importante a ser observado antes das saídas é a pressão. Tanto em excesso quanto abaixo do necessário, pode causar danos ao automóvel. A baixa pressão, de acordo com Quadrelli, aumenta a temperatura interna do pneu, e em valores críticos, pode até provocar falha, assim como maior consumo de combustível, perda de estabilidade nas curvas, direção pesada e perda da capacidade de manejo. “A baixa pressão é um dos principais inimigos do pneu”, afirmou. Quanto ao excesso de pressão, os prejuízos são menores, como maior propensão a estouros por impacto e maior facilidade de penetração de objetos.
Rodízio é necessário
O gerente de engenharia de vendas da Bridgestone lembrou que para evitar problemas o rodízio é indicado a cada 8.000 quilômetros para pneus radiais e 5.000 para pneus diagonais. Caso o motorista não possa comprar quatro pneus novos, a recomendação do especialista é “que seja efetuada a troca de dois pneus e os mais novos devem ser instalados sempre no eixo traseiro, e não na frente como muitos pensam. Isso porque o risco de um acidente pela perda de aderência dos pneus traseiros é sempre maior, visto que o veículo tende a perder a estabilidade, condição de mais difícil controle do que quando o pneu perde a aderência nos pneus dianteiros o que pode causar a perda momentânea de dirigibilidade”.
Manter estável
Alinhamento e balanceamento do pneu fazem parte da lista obrigatória da revisão de férias. “Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Juntamente com a calibragem, esses itens são fundamentais para a utilização segura e econômica dos pneus”, explicou José Carlos Quadrelli.
Se mesmo com todos os cuidados o condutor tenha o azar de encarar um pneu furado, o gerente da Bridgestone recomendou que o conserto seja definitivo. “Consertos temporários como o denominado “macarrão” são apenas provisórios e podem trazer danos aos pneus em curto prazo. Tem sido alarmante o número de consumidores que rodam com consertos provisórios nos pneus que causam consequências imprevisíveis para o pneu, bem como para o carro e seus ocupantes”.
Atenção dobrada para fugir de golpes
Na hora de escolher onde se hospedar, há quem prefira hotéis, mas também é muito comum nessa época do ano a procura pela locação de imóveis. Casa de praia e de campo são as opções mais requisitadas para aqueles quem busca “aluguel de temporada”, na maioria das vezes, uma alternativa mais acessível financeiramente.
Mas é preciso cautela ao fechar o negócio para não transformar a diversão em prejuízo e dor de cabeça. Quem nunca ouviu falar em imóveis fantasmas divulgados em anúncios de jornal ou mesmo na internet? Oportunistas se aproveitam do momento e aplicam golpes, oferecendo imóveis que não existem ou em péssimo estado.
Segundo Flávio Figueiredo, consultor em avaliações e perícias técnicas, da Daniel & Figueiredo Consultores Associados, é imprescindível visitar o imóvel ou, na inviabilidade de ir ao local, conhecer alguém que já tenha alugado. “É muito comum anúncios tentadores que prometem casas lindas a preços baixos. Desconfie imediatamente e verifique se realmente ela existe e as reais condições de conservação”, alertou.
Para o especialista, esse é apenas o primeiro passo. Existem vários fatores importantes que devem ser analisados para garantir uma temporada tranquila.
a Jamais alugue um imóvel somente por foto e não feche negócio por telefone ou e-mail. Caso contrário, recorra a indicações de amigos e parentes que já alugaram determinado imóvel.
aFaça uma vistoria detalhada e relacione todos os itens, desde utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Verifique a quantidade e o estado de conservação de cada item. Verifique também os chuveiros, piscina, sauna e banheiras de hidromassagem, caso existam.
aViabilize uma pesquisa prévia do local e certifique-se de que a região possui vias de fácil acesso, ruas pavimentadas e que ofereçam comércios e serviços de acordo com sua necessidade, como: mercados, padaria, farmácia, entre outros.
aPor outro lado, determinados comércios e serviços podem atrapalhar e tirar seu sono durante as férias, como: bares, feiras livres, oficinas e templos religiosos.
aCertifique-se também de que a região não sofre com problemas de abastecimento de água na alta temporada e trânsito intenso.
aExija um contrato que descrimine: a qualificação do locador e do locatário, a estrutura do imóvel, os itens que oferece e o estado de conservação, a forma de pagamento e a data de entrada e saída.
aCaso seja um imóvel de grande porte com um valor muito alto, vale a pena solicitar a vistoria de um profissional habilitado.
Mandamentos para uso inteligente do pneu
-Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.
-Fazer o rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados.
-Evitar sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes.
-Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
-Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera o equilíbrio.
-Alinhar o sistema de direção e suspensão e balancear os pneus conforme indicado pelo fabricante do veículo ou a cada 10 mil km, e sempre que o veículo sofrer impactos fortes; ocorrer a troca de pneus; os pneus apresentarem desgastes irregulares; forem substituídos os componentes da suspensão; e o veículo estiver “puxando” para um lado.
-Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
-Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.
-Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
-Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores pilotos de competição são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus carros e pneus.