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Modelo integrado traz inovação e eficiência

Andréia Leite

@andreiasleite_    @jcommercio

O modelo de Cidade Inteligente em Manaus já é uma realidade e surge como um novo desafio para integrar várias áreas e vem investindo muito nesse conceito. Desde 2021, o CCC (Centro de Cooperação da Cidade) de Manaus integra operações da Defesa Civil, Guarda Municipal, Trânsito e Mobilidade Urbana. E tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de 2,2 milhões de habitantes ao prever e responder de maneira mais efetiva às necessidades dos cidadãos por meio de uma melhor cooperação entre órgãos públicos.

Existem várias companhias que estão envolvidas para fortalecer esse formato no Estado. Ganhando ainda mais reforço nesse aspecto, a divisão de Segurança, Infraestrutura e Geotecnologias da Hexagon anunciou ontem que a cidade de Manaus, iniciou a implementação das soluções da Hexagon no CCC, o núcleo de transformação inteligente da cidade de Manaus. As tecnologias integradas proporcionarão uma visão operacional em tempo real da cidade, a qual agilizará a resposta às emergências, e melhorará os serviços públicos por meio da automação e da AI (Inteligência Artificial).

Fábio Guerra, executivo de comunicação e marketing da Hexagon na América Latina, informou que o CCC de Manaus é a primeira organização no mundo a implementar o HxGN Smart Advisor, uma exclusiva Inteligência Artificial assistiva desenvolvida pela Hexagon, que já está sendo utilizada pela Defesa Civil e Trânsito. A tecnologia funciona de maneira integrada ao sistema de gestão de operações HxGN OnCall, e utiliza agentes de software, inteligência analítica e aprendizagem de máquinas para minerar todos os dados operacionais do CCC de Manaus de forma contínua e autônoma, alertando os operadores de atendimento e gestores do centro sobre anomalias e similaridades entre ocorrências que podem ajudar a prevenir, prever e responder mais rapidamente a incidentes, minimizando impactos e evitando potenciais desdobramentos.

“Com a IA, por exemplo, foi possível identificar a relação entre o declive de uma via e a falta de semáforo com o número crescente de incidentes envolvendo caminhões em determinada área da cidade. A IA também está sendo utilizada para o monitoramento de incidentes no entorno da Arena Amazônia, do aeroporto e zona portuária, alertando as agências em tempo real para que possam responder de maneira imediata a potenciais ameaças ou planejar ações preventivas nesses locais”. 

Atualmente a empresa já integrou os sistemas no CCC de Manaus com as câmeras e alarmes de videovigilância em Manaus, e agora estão integrando ao sistema monitoramento climatológico do município para que agências como Defesa Civil e Trânsito sejam alertadas antecipadamente sobre mudanças climáticas de potencial risco, e possam atuar de maneira antecipada.

Sandro Diz, Superintendente do CCC de Manaus, destacou que esta  é uma evolução tecnológica significativa porque permite que as ocorrências sejam atendidas e monitoradas em tempo real”, afirma “O próximo passo é buscar a integração com outros serviços além do município, tornando a cidade cada vez mais conectada e em funcionamento”.

Ele considera esse tipo de modelo de forma positiva dentro do aspecto estrutural que tem sido efetivado de forma cada vez mais ampla. “Considerando que é um software de atendimento e despacho, ele concentra a grande maioria dos serviços do município num único ambiente. Quando a população faz um ligação seja para o 199, 193, seja para o transporte ou para o trânsito eles estarão dentro de um sistema onde vai armazenar essas informações que serão repassadas para os comandos e para a prefeitura de maneira que eles tenham em tempo real todas as ocorrências que estão acontecendo em Manaus”, detalhou.

Além disso, ele reiterou que o grande objetivo do CCC é antecipar o problema, ou seja, quando acontece determinada ocorrência e o sistema já é acionado e transmitido em tempo real para os grandes serviços. “Quando é uma ocorrência que é aberta para Defesa Civil, um deslizamento, por exemplo, no mesmo momento está atento o transporte e o trânsito para atuar junto e de forma rápida para que a população sofra o menor impacto possível. Todas as secretarias atuam de forma conjunta”. 

As soluções da Hexagon fornecerão informações e recursos que permitirão o CCC automatizar a detecção e a resposta a incidentes, desde emergências de segurança e estacionamento irregular até reparos na infraestrutura do município. Integrado com dados de sistema de videomonitoramento, estações climáticas, aplicativo cidadão e sensores distribuídos pela cidade, os sistemas da Hexagon criarão notificações que serão automaticamente analisadas e atribuídas ao departamento responsável. A simplificação dos fluxos de trabalho também permitirá que as agências identifiquem e resolvam problemas e emergências mais rapidamente.

“Esta é uma evolução tecnológica significativa porque permite que as ocorrências sejam atendidas e monitoradas em tempo real”, afirma Sandro Diz, Superintendente do CCC de Manaus. “O próximo passo é buscar a integração com outros serviços além do município, tornando a cidade cada vez mais conectada e em funcionamento”.

“Ao integrar, modernizar e digitalizar as operações da cidade, a Hexagon está ajudando Manaus a tornar o seu projeto de cidade inteligente uma realidade” afirmou Sérgio Nunes, vice-presidente sênior da divisão de Segurança, Infraestrutura e Geotecnologias da Hexagon na América Latina. “Com a implementação de tecnologias inéditas como o Smart Advisor, a solução de Inteligência Artificial da Hexagon, Manaus se consolida como uma das cidades mais inovadoras da América Latina, e estamos orgulhosos de apoiá-los nesse projeto”.

Sistema

O CCC de Manaus utilizará o HxGN OnCall Dispatch, a solução líder de mercado da Hexagon para despacho assistido por computador, para centralizar dados e fluxos de trabalho de despacho e resposta a incidentes, incluindo o HxGN OnCall Dispatch | Smart Advisor, uma solução de Inteligência Artificial (IA) assistiva que processa dados operacionais e alerta equipes para situações emergentes.  O CCC também utilizará recursos do sistema de gerenciamento de informações de segurança física (PSIM) da Hexagon para integrar e avaliar dados de sensores bem como de outros sistemas para monitorar incidentes em tempo real e obter uma consciência situacional aprimorada. As equipes também utilizarão a solução M.App Enterprise da Hexagon para visualizar e analisar dados por meio de aplicações e painéis baseados em mapas, os quais contribuirão para um melhor planejamento de operações.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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