Pesquisar
Close this search box.

Amazonas quer de volta ‘O quilo é nosso’

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Lançado em 2017 pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o concurso gastronômico ‘O quilo é nosso’ está de volta em sua 6ª edição. A competição começou na terça-feira (13), e segue até a sexta-feira (23). Tem tempo de sobra para você ir a todos os restaurantes participantes, se deliciar com os pratos inéditos criados especialmente para o concurso, e votar no melhor.

O nome do concurso tem tudo a ver com o Brasil, afinal, o país foi o pioneiro no mundo a adotar esse tipo de serviço de cobrar a comida por quilo. Tudo começou num restaurante de Belo Horizonte, na década de 1980, e hoje existe em praticamente todo o país.

De acordo com a Abrasel, idealizadora e organizadora do concurso, os restaurantes com cobrança a quilo hoje constituem a maior parcela dos estabelecimentos do país e é neles que grande parte da população brasileira se alimenta diariamente, milhões de pessoas: famílias, trabalhadores e estudantes. O objetivo do concurso é valorizar os restaurantes que trabalham com este tipo de serviço. O tema deste ano é ‘Saudável e natural do Brasil’.

“O concurso é uma excelente oportunidade para os estabelecimentos criarem e testarem novos pratos, que mostrem a diversidade dos sabores e a criatividade dos chefs, além de atrair novos clientes e divulgar o restaurante”, falou Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel/AM.  

‘O quilo é nosso’ será desenvolvido em três etapas. Na primeira, a avaliação pelo voto popular terá seis critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet, receita e adequação às normas de prevenção à Covid-19. Após escolhidos e premiados os três melhores restaurantes do Amazonas, um será selecionado para competir em nível nacional.

Amazonas vencedor

Até agora o Amazonas tem se destacado na competição. Nas cinco edições anteriores, três foram ganhas por restaurantes locais. Logo na primeira competição, em 2017, o restaurante Mercato Brazil Manauara, com o prato ‘Pirarucu caboquinho’, levou o título. Nem o pirarucu, nem o Amazonas, fizeram feio na edição de 2018 do ‘O quilo é nosso’. Com o prato ‘Lombo de pirarucu à Solimões’, o restaurante Gaúcho’s Gourmet levantou o troféu de campeão. Em 2019, mais uma vez o soberano pirarucu fez sucesso. O restaurante Kilomania ganhou o concurso com o prato ‘Pirarucu pai d’égua’. Desde então, o Estado não conseguiu mais repetir o feito.

Em 2020 o restaurante O Tomilho Cozinha Contemporânea, de Curitiba, foi o vencedor com o prato ‘Dumping de tilápia’, inspirado na receita chinesa. Ano passado, pela primeira vez, o campeão não foi de uma capital. Com o prato ‘Filé de pescada recheado com vatapá e vinagrete de camarão’, o restaurante Arroz com Feijão, de Franca/SP levou o título de vencedor. Detalhe:  o restaurante Langrill, do Millennium Shopping, com o prato ‘Medalhão de pirarucu recheado’, ficou em segundo lugar com todos os chefs presentes elogiando… o pirarucu. Este ano o Mercato Brazil está de volta, e quer o título, novamente com o peixe gigante. O Mercato apresenta o prato ‘Pirarucu ao molho de tucumã’. O chef Dedé Parente, um participante habitué de concursos gastronômicos, concorre com o prato ‘Fumaça amazônica’ (e pirarucu na receita), de seu restaurante Dedé Boteco. Em junho, Dedé ficou em terceiro lugar no concurso ‘Brasil Sabor’, também organizado pela Abrasel, com o prato ‘Encontro amazônico’, da Cachaçaria do Dedé, do Manauara. O Kilomania, desta vez, aposta no camarão com o prato ‘Camarão seringueiro’.       

BOX

Os participantes

A seguir, a lista dos restaurantes participantes e seus pratos.

Quem? Biliskão Food

Onde? Av. Vinicius de Souza Lima, 495 – Parque Dez

Prato? Tambaqui amazônico

Quem? Caboclo Culinária Amazônica

Onde? Av. Santos Dumont, 220 – Tarumã, ao lado do posto Equador

Prato? Polpettone de tambaqui

Quem? Confraria da Vila

Onde? Rua São Luiz, 262 – Adrianópolis

Prato? Pirarucu da Vila

Quem? Dedé Boteco

Onde? Amazonas Shopping

Prato? Fumaça amazônica

Quem? Galeto’s Restaurante

Rua Valério Botelho de Andrade, 90 – São Francisco

Prato? Galeto Caboquinho

Quem? Kilomania

Onde? Av. Ramos Ferreira, 420 (antigo 390) – Aparecida

Prato? Camarão seringueiro

Quem? Mamori Comidinhas com Amor

Onde? Av. Professor Nilton Lins, Conjunto Parque das Palmeiras, 18 – Flores

Prato? Pirarucu assanhadinho

Quem? Maná do Norte

Onde? Rua Major Gabriel, 1833 – Praça 14 de Janeiro, ao lado da Canaã

Prato? Magia amazônica

Quem? Maroto Casa de Comidas

Onde? Av. Dr. Theomário Pinto, 811, 3C – Chapada

Prato? Costela de caboclo

Quem? Mercato Brazil

Onde? Manauara Shopping

Prato? Pirarucu ao molho de tucumã

Quem? Sabor a Mi

Onde? Rua Pará, 503 – Nossa Senhora das Graças

Prato? Lombo de pirarucu à Wellington

Quem? Salomé Grill

Onde? Amazonas Shopping

Prato? Tartarugada

Quem? Salomé Grill

Onde? Millennium Shopping

Prato? Alcatra ao molho do chefe

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar