Pesquisar
Close this search box.

Jayoro e Embrapa investem em projeto de R$ 2 mi para aumentar a produtividade do guaraná em P. Figueiredo

Um projeto estimado em cerca de R$ 2 milhões pretende aumentar a produtividade, melhoria da qualidade do produto final e ajudar a reduzir a necessidade de replantio na cultura do guaraná. Entre os resultados esperados pelo projeto, desenvolvido pela Agropecuária Jayoro em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, para os próximos seis anos, estão o aumento do teor de cafeína na semente, além de maior quantidade de sementes para a produção do guaraná.
A Embrapa, por meio da equipe de pesquisas da cultura do guaranazeiro, instalou três importantes experimentos na Agropecuária Jayoro, localizada na zona rural do município de Presidente Figueiredo. Trata-se de um amplo projeto de pesquisa composto por várias ações, que tem como objetivos estudar as exigências nutricionais da cultura, as alterações químicas e físicas do solo provocadas pelo calcário e pelo gesso agrícola, bem como a investigação dos efeitos dessas alterações sobre o estado nutricional e sobre a produtividade do guaranazeiro.
Com uma área cultivada de cerca de 400 hectares, a Jayoro é proprietária da maior população de plantas de guaraná em cultivos comerciais em todo o mundo, uma vez que vem renovando os seus plantios com a adoção de espaçamentos mais adensados, ou seja, adotando as dimensões de 4,0 metros nas entrelinhas e de 4,0 metros entre plantas, em substituição àquelas mais tradicionais que empregavam as dimensões de 5,0 m x 5,0 m.
Para viabilizar esses projetos a Jayoro contará com os conhecimentos técnicos da Embrapa Amazônia Ocidental, que possui um programa de melhoramento genético do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis) desde 1976 e que gerou tecnologias que culminaram no lançamento de 12 variedades clonais. Outras quatro cultivares tiveram seu pré-lançamento em dia de campo realizado em Maués no final do ano de 2007 e serão lançadas oficialmente este ano.
Conforme explicou o líder do projeto, pesquisador Lucio Pereira Santos, o contrato de cooperação técnica e financeira celebrado entre a Embrapa Amazônia Ocidental e a Agropecuária Jayoro. configura-se como uma das mais relevantes iniciativas da atual gestão da Embrapa por oferecer, por meio da Jayoro, alternativas de disponibilidades de mão-de-obra, insumos e todo o apoio logístico necessário para a execução do projeto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar