Pesquisar
Close this search box.

‘Jaraqui com Economia’ estreia no JC para abordar temas ligados ao desenvolvimento regional

Streaming começa a ser veiculado no próximo dia 19, às 16h, com o trio de economistas que é referência no Amazonas. Imagem: Jefferson Viegas

MARCELO PERES

Face: @marcelo.peres  Twitter: @jcommercio 

O programa ‘Jaraqui com Economia’ é o podcast da live ‘JC às 15h’ que estreia no dia 19 de outubro, às 16h, na plataforma digital do Jornal do Commercio. Os jornalistas Caubi Cerquinho e Fred Novaes, diretor de redação do JC, receberam os economistas Mourão Júnior, Jefferson Praia e Michele Aracaty, responsáveis pela nova produção que pretende esmiuçar aos internautas os assuntos relativos à economia, de forma simples e interessante.

Cada edição do programa terá um convidado diferente de acordo com o tema específico, com ramificações em outros assuntos afins. O tão famoso ‘economês’ será muito bem mastigado para se tornar compreensível a qualquer público, independentemente da formação cultural, educacional e poder aquisitivo.

“Nosso objetivo é levar a ciência econômica para todos”, explica Mourão Júnior, que faz parte do trio de  economistas que comandam o streaming. O ‘Jaraqui com Economia’ já esteve em outras plataformas digitais – no Portal Tucumã e no Maskate -, mas agora parte para ser apresentado no JC, um jornal segmentado em economia, política e cultura, veiculando assuntos de grande interesse da população ao longo de seus mais de 100 anos de atividades no Amazonas.

“O Jornal do Commercio sempre se preocupou com os temas regionais. E, agora, nos sentimos gratificados pela oportunidade de tratar de um assunto tão importante para a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta Mourão.

Segundo a professora Michele, responsável pela coordenação do programa, o streaming é uma extensão das atividades da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), onde ela ministra disciplinas de economia, e tem a participação de estudantes da instituição acadêmica.

“É um projeto que faz parte das atividades de extensão da Ufam, que também envolve os alunos. A ideia é trazer a economia para todos, esmiuçando assuntos para que se tornem mais compreensíveis”, ressalta ela. Michele avalia que quanto mais acessíveis sejam os temas econômicos, mais estará preparada a sociedade como um todo para driblar eventuais crises, protegendo as finanças e o orçamento em um mundo tão complexo e competitivo como o de hoje, marcado pelo consumismo desenfreado.

Em geral, os consumidores não têm noção sobre as armadilhas dos apelos de marketing que conseguem persuadir as pessoas a comprar muitos produtos, muitas vezes sem terem a menor necessidade, orientam os três economistas.

Michele vê, hoje, um mundo bastante diferente. As mídias sociais criaram um novo cenário na relação entre o consumidor e as empresas. E também na interação entre os mais diversos estratos da sociedade. E com os governos e a política partidária.

E economia foi sempre um assunto em pauta. Porém, quase não se viu candidatos preocupados com essa questão durante o primeiro turno das eleições. Em suma, a população está mais preocupada com temas imediatistas, algo que possa dar a contrapartida a curto prazo, segundo analisam os economistas.

Orientações

O ‘Jaraqui com Economia’ pretende ser a voz de todos os estratos da sociedade, servindo ainda como um portal de consultas para governos, políticos, expertises e até para o público mais comum quando o tema é a ciência econômica com as suas mais complexas ramificações, só que desta vez em linguagem simples e muito atraente para quem assiste ao programa.

“Vamos esmiuçar todos os assuntos. Em lugar do economês, trataremos os mais diversos temas da economia de uma forma simples que qualquer pessoa pode estar habilitada a compreender”, acrescenta a professora Michele.

 Segundo Jefferson Praia, uma das vertentes do programa será a bioeconomia, assunto sempre em evidência pelo potencial de gerar mais empregos e renda à população regional, associada a projetos sustentáveis, preservando a rica biodiversidade da região.

Nosso objetivo é esclarecer os temas da economia de forma simples. E discutir a economia brasileira, mas focando mais na economia da Amazônia e, especificamente, na do Amazonas. Hoje, só se fala em economia do Brasil. Mas não estaremos alheios a isso”, explica Jefferson.

O programa também estará focado nas potencialidades da biotecnologia para transformar vidas, melhorando as condições econômicas e financeiras da população amazônica, e também de todo o Amazonas.

Armadilhas

Além de temas micro e macroeconômicos, o ‘Jaraqui com Economia’ dá dicas sobre como as pessoas podem aplicar o seu dinheiro, defendendo-se ainda das estratégias do mercado de marketing que induzem muita gente a comprar sem pensar, não tendo a menor noção de impactos negativos em suas finanças pessoais, posteriormente.

De acordo com Mourão Júnior, a inadimplência cresceu assustadoramente no Brasil. Milhões de jovens, com faixa etária dos 18 a 28 anos, estão com os nomes negativados no Serasa e no SPC. “Damos todas as orientações para que o consumidor administre melhor as suas contas, evitando possíveis situações adversas comprando mais do que deveria”, alerta ele.

Normalmente, as pessoas têm um descontrole financeiro. E, quando menos esperam, não têm como pagar suas contas. Os apelos publicitários bombardeiam a população induzindo-a a comprar descontroladamente. “Portanto, é muito importante observar essa questão para não acabar endividado”, orienta Mourão.

Hoje, o economista exerce uma atuação 4.0, uma apologia à quarta geração da industrialização, que traz uma tecnologia de ponta e obriga os profissionais a se reinventar para acompanhar os avanços do meio econômico a cada dia, aponta a professora Michele.

“As mídias sociais tramitam em todas as esferas propagando os conhecimentos. É algo muito prático, mas ao mesmo tempo representa um grande desafio esmiuçar todos esses estudos para a sociedade em geral”, ressalta ela.

BOX

Histórico do projeto

O ‘Jaraqui com Economia’ tem grande receptividade junto ao público. Segundo a equipe de produção, o programa surgiu a partir da necessidade de se ter um espaço para falar de economia na região.

Ano de 2018.

Um programa com economistas ou profissionais que pudessem tratar de pautas voltadas para a economia, em especial para a economia regional.

O programa é fruto de um projeto de extensão da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), da FES (Faculdade de Estudos Sociais) e do DEA ( Departamento de Economia e Análise).

Nomes do programa

Economia em Debate – no Portal Tucumã

Economia em Ação – na TV Maskate

Jaraqui com Economia – no Jornal do Commercio

Coordenadores:

Professores Jefferson Praia Bezerra e Michele Lins Aracaty e Silva – Ufam

Assis Mourão Junior – Uni Nilton Lins (coordenador convidado)

Parcerias

Ufam (Universidade Federal do Amazonas)

Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas)

Portal Tucumã

TV Maskate

Universidade Nilton Lins

Jornal do Commercio

Convidados que já participaram do programa

Farid Mendonça, Assis Mourão, Alexandre Rivas, Martinho Azevedo, Wilson Périco, Marcelo Pereira, Denise Kassama, Marcela Vieira, Belisário Arce, Lamisse Said Cavalcante, Sylvio Puga, Osiris Silva, Rodemarck Castelo Branco, Romero Reis, Juarez Baldoino, Nilson Pimentel, Neuler Almeida, Andrea Lanza, José Altamir, José Sátiro Santiago, Gustavo Igrejas, Fabiano Afonso, Jane Moura, Inaldo Seixas, Deusamir Pereira, Alíria Noronha, entre outros,

Principais temas abordados

Bioeconomia, Bioindústria, Zona Franca de Manaus, Economia Solidária, Felicidade e Economia, Emprego e Renda, Reforma Tributária, Corecon-AM 50 anos, Energia, Ajuda Externa, Mundo pós-pandemia, Bionegócios, Gestor do Século XXI, Latifúndios na Amazônia, Negócios Sustentáveis, Turismo e Negócios, entre outros…

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar