Pesquisar
Close this search box.

Instituto Besouro vem promovendo cursos em municípios do Amazonas buscando elevar seu IDH

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

Iniciado em 3 de setembro, no município de Atalaia do Norte, com finalização no dia 16 de outubro, o projeto ‘Oportunidade para todos’, do Instituto Besouro, não para e já tem agendados o município de Santa Isabel do Rio Negro, em outubro com finalização em novembro; e Ipixuna, iniciando em novembro e finalizando em dezembro. Em 2023 o projeto já está programado para os municípios de Itamarati e Jordão/AC, acontecendo em janeiro.

“O ‘Oportunidade para todos’ tem como objetivo promover a igualdade racial entre povos e comunidades tradicionais, através do fomento ao empreendedorismo e cooperativismo, utilizando conceitos inovadores na prospecção de oportunidades de negócios locais, tendo em consideração a experiência de vida de cada participante na formação de valores individuais e coletivos, este é o principal foco do trabalho”, explicou Daniel Gil da Silva, coordenador do projeto.

O ‘Oportunidade para todos’ é uma realização do Ministério das Mulheres, Famílias e Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e do Instituto Besouro de Fomento e Pesquisa.

“O município de Atalaia do Norte foi escolhido porque carece de investimentos financeiros e políticas públicas voltadas para povos e comunidades tradicionais. Com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado durante o Censo Demográfico de 2010, destacou- se o município de Atalaia do Norte, classificado entre os 20 IDHs mais baixos do país, apresentando resultados inferiores às médias estaduais e nacional”, informou.

Suporte após o curso

Os cursos são divididos em quatro módulos, sendo dois referentes ao empreendedorismo e dois voltados ao cooperativismo. Nos módulos de empreendedorismo, os assuntos tratados são: Conceitos de empreendedorismo, perfil empreendedor, identificação e avaliação de oportunidade de negócios e nichos de mercado, busca por capital para abertura de negócio; Plano de negócios, sua estruturação e importância, tipos de empresas (microempresas, MEI, LTDA), passo a passo para abertura de empresa, incidência de tributos sobre o empreendimento.

Nos módulos de cooperativismo, os assuntos apresentados são: Conceito de cooperativismo, princípios cooperativistas e ramos do cooperativismo, gestão e funcionamento de uma cooperativa, diferença entre associação e cooperativa; Vantagens e desvantagens de uma cooperativa, como organizar uma cooperativa, passo a passo para abrir uma cooperativa, incidência de tributos sobre uma cooperativa, como buscar capital para investir em uma cooperativa.

“Após a finalização das aulas, a instituição disponibiliza uma equipe de suporte ao empreendedor via 0800, online através  de plataforma de chat, das 8h às 23h, de segunda à sábado, com plantões aos domingos, e mobilizadores locais nas regiões atendidas. Esse suporte tem como objetivo tirar dúvidas que possam ter ficado após a capacitação, além de dicas, e viabilizar materiais de apoio para que seus alunos possam desenvolver seus planos de negócios de maneira mais assertiva e com sucesso no aumento de renda do seu empreendimento”, acrescentou.

20% no Amazonas

O Instituto Besouro é uma instituição de fomento social que realiza projetos a partir da educação comunitária, utilizando a experiência de cada um para gerar conhecimento e práticas coletivas. Atua nas áreas de educação empreendedora, educação para o futuro do trabalho, educação para o desenvolvimento sustentável, pesquisa e análise de dados.

O projeto inicial começou em favelas com a metodologia By Necessity, que ensina a tirar um negócio do papel com baixo ou zero custo, em onze etapas. De lá para cá, o Besouro cresceu e aumentou suas áreas de atuação: hoje a agência tem projetos de educação empreendedora, futuro do trabalho e desenvolvimento sustentável.

“Besouro porque estes insetos, que muitos conhecem, mas poucos dão atenção, estão presentes no mundo todo, afinal são adaptáveis a qualquer tipo de ambiente. Possuem hábitos noturnos e diurnos, podem ser solitários ou viver em grupos, possuem antenas sensoriais, carapaça dura e dois pares de asas: uma para proteção e outra para voar. Assim é o espírito dos nossos empreendedores, exemplos de resiliência e adaptabilidade. Todos casca grossa, resilientes, sem hora pra dormir ou acordar, prontos para se proteger ou alçar vôo”, concluiu Daniel.

Já foram realizados pelo Instituto Besouro os programas ‘Inova Jovem’ e ‘Juventude Empreendedora’. Ambos foram criados para capacitar jovens de 17 a 29 anos a abrirem seus próprios negócios. Realizados a nível nacional, atendeu 50 mil alunos em quatro anos, sendo 20% empreendedores do Estado do Amazonas.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar