A segunda fase da licitação do transporte coletivo urbano de passageiros foi realizada ontem, no auditório da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos), no Terminal Rodoviário de Flores (Zona Centro-Sul), com a abertura do segundo lote de documentos das empresas habilitadas a continuar no processo. Os resultados da análise desta etapa serão divulgados até a próxima terça-feira (01/03).
De acordo com o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, após essa etapa, inicia-se uma nova fase no serviço de transporte coletivo de Manaus. “Acreditamos que até o mês de junho os novos ônibus devem começar a circular nas ruas. Por enquanto, não falamos em reajuste de tarifa no transporte coletivo. A Prefeitura de Manaus não vai conceder tarifa nova para ônibus velho”, adiantou Cavalcante.
A novidade desta fase é a participação das cinco empresas que haviam sido desclassificadas na primeira etapa por não terem dado garantia financeira: Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda., Viação Nova Integração Ltda., Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda., Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda. e Auto Ônibus Líder Ltda. As empresas cumpriram o prazo do recurso e entregaram os envelopes com as propostas técnicas e de valores, a tempo de serem avaliadas pela Comissão de Licitação da SMTU. As outras quatro empresas que continuam no certame, são: Viação São Pedro Ltda., Via Verde Transportes Coletivos Ltda. e Expresso Coroado Ltda. e a City Transportes Ltda.
Segundo a assessoria da SMTU, nesta etapa as empresas apresentam propostas técnicas onde constam o valor de outorga, ou seja, preço pago pelo operador do sistema, e declarações que comprovem experiência de participação e conhecimento técnico no sistema de transporte público. Finalizadas as apreciações, a comissão anunciará, até a próxima semana, os nomes das empresas vencedoras para operar no setor de transporte coletivo da capital.
O Edital de licitação lançado pela Prefeitura de Manaus no dia 15 de dezembro de 2010, determina que, além de renovar a frota em mais de 800 ônibus, as 235 linhas do sistema de transporte convencional sejam divididas em dez lotes. A operação de cada lote, rota, local, trecho e horário das áreas de abrangência serão definidos a critério e por determinação do poder concedente. As empresas consideradas classificadas no processo licitatório poderão operar, cada uma, em até dois lotes.
Empresas desclassificadas voltam a concorrer na 2ª etapa da licitação
Redação
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