Pesquisar
Close this search box.

Demanda por LCD apresenta estabilidade mesmo com crise

A procura por TVs com tela de LCD (cristal líquido) no PIM (Polo Industrial de Manaus) não foi afetada pelo impacto da crise financeira. No primeiro trimestre deste ano, conforme Indicadores Industriais da Suframa, a produção dessa tecnologia se manteve em alta gradativa, atingindo no acumulado do trimestre 693,74 mil aparelhos.
Em janeiro, as fabricantes do PIM colocaram no mercado 244,10 mil aparelhos, em fevereiro houve uma pequena retração por se tratar de um mês curto e que foi prejudicado pelo período carnavalesco, o que resultou numa produção de 212,75 mil unidades do produto. Em março as empresas do setor fabricaram 236,88 mil TVs LCD, o que representa um incremento de 11,3% em relação ao mês anterior.
O resultado aponta que gradativamente a tecnologia vai tomando espaço resultando numa maior procura por parte do mercado de LCD. Na opinião do diretor executivo da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Flávio Dutra, o mercado consumidor está preferindo produtos com novas tecnologias, alta definição, TVs finas, planas, usadas na parede ou em móvel e que possam estar integradas ao novo sistema de TV digital.
Segundo o dirigente, além de inovadora a tecnologia LCD é mais econômica.
Dutra contou que o comprovadamente o consumo de energia desse tipo de aparelho é mais baixo em relação às demais TVs, conforme dados técnicos. Como o avanço tecnológico não para, ele disse que o mercado prefere cada vez mais produtos inovadores e que gerem menos gastos com energia. “Uma tecnologia inovadora, que vai substituir o LCD, deverá ser lançada até o ­fim do ano”, informou.

Mercado saturado

A produção de TVs com tela de plasma encolheu em março se comparada ao mês anterior. Foram fabricadas 22,80 mil aparelhos ante os 36,17 mil em fevereiro.
Em janeiro, haviam sido produzidas 25,51 mil unidades desse produto, que no acumulado do trimestre somou 84,49 mil aparelhos. Vale destacar que apesar dessa tecnologia estar em fase de descarte no mercado, a produção deste ano está maior em relação a igual período de 2008, cuja produção do trimestre somou 68,15 mil unidades.

TV comum tem queda

A queda foi maior na produção das TVs convencionais, de tubos de imagens, cuja produção vem encolhendo gradativamente ao longo dos anos. No primeiro trimestre de 2009 foram fabricados 1,20 milhão de televisores em cores. Vale ressaltar que em 2006 o PIM fabricou mais de 12 milhões desse tipo de aparelho caindo para 10 milhões em 2007 e para um pouco mais de 7 milhões no ano passado.
Flavio Dutra explicou que a queda na produção desses televisores é tida como normal porque o comércio está concentrando suas vendas nas novas tecnologias. “A fabricação de TVs de plasma também caiu, inclusive o preço, porque essa tecnologia está ultrapassada”, disse, ressaltando que daqui a pouco haverão feiras desses televisores para desovar os estoques.
Entre as fabricantes de TV de LCD no PIM está a fábrica da Proview Eletrônica do Brasil, empresa do ramo eletroeletrônico que fabrica produtos populares como monitores, televisores e conversores digitais na ZFM (Zona Franca de Manaus). A empresa tem uma linha de TV LCD de 19, 32 e 42 polegadas.
O diretor de manufatura da empresa, Giovanni Nóbrega, disse que os patamares de produção e venda deste ano mudaram em relação a igual período de 2008, decorrente da crise global. Porém, as perspectivas para os próximos meses são de recuperação da economia.
Neste ano, a Proview passou por um processo de redução das despesas, inclusive de pessoal, que caiu de 1,1 mil trabalhadores para 350, atualmente, para se adequar ao mercado. “A ideia foi enxugar para voltar a crescer e com isso se adequar a um novo cenário econômico que aponta para recuperação”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar