Pesquisar
Close this search box.

Criatividade inovação e reciclagem em exposição

https://www.jcam.com.br/1307_B1.png

A Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) realiza exposição de protótipos, produtos e embalagens inovadores, desenvolvidos através do conceito da reutilização de materiais alternativos. Trata-se do evento pioneiro ‘Produzindo design: 1ª Mostra de Produtos da Faculdade Fucapi’ aberto ao público até a próxima sexta-feira (15), das 10h às 22h, no Espaço Ecam, piso mezanino do Manauara Shopping, av. Mário Ypiranga, 1.300 – Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A entrada é franca.
De acordo com a coordenadora do evento, Neila Pinto, o objetivo do evento é apresentar ao público a criatividade desenvolvida em todas as disciplinas da instituição. Além de propiciar ao aluno um entendimento prático da necessidade do consumidor, poder alinhar os projetos de design, seguindo todos os requisitos técnicos do cliente. “Por isso, aprendem várias técnicas de prototipação -em baixa fidelidade (com materiais alternativos), em média fidelidade (em materiais similares e com as funções próximas as do objeto real) e em alta fidelidade (que simulam o objeto com os materiais e funções iguais aos objetos de uso real)”, explicou.
O público em geral tem a oportunidade de conferir inúmeros produtos elaborados pelos alunos do curso de Design da Fucapi, como por exemplo, as luminárias, mobiliários e objetos produzidos a partir de jornais, com destaque para as diversas embalagens inovadoras para produtos amazônicos tipo exportação. “O evento é uma atividade prática de extensão acadêmica que apresenta os resultados acadêmicos da primeira turma do curso ‘Tecnologia em Design de Produtos’ da instituição, realizados nos três primeiros semestres do curso. Dentre as disciplinas que geraram os resultados expostos estão Prototipação e Modelagem, Embalagem, Projeto de Produto, Desenho e Materiais Amazônicos”, informou a professora.
O acadêmico Geraldo Lira destaca que os alunos criam produtos que podem ser feitos em qualquer lugar do mundo propiciando um entendimento prático da necessidade do usuário. “São objetos que foram construídos a partir de resíduos sólidos, aplicando as técnicas do ecodesign. Respeitando o princípio da sustentabilidade com o reaproveitamento de resíduos”, salientou. O grande desafio foi criar objetos inovadores inspirados na Amazônia.
Segundo Neila, essas embalagens podem ser utilizadas para exportação de empanados de tambaqui, patê de pirarucu, tucupi, filé de tambaqui em conserva, hambúrguer de peixe, ova congelada, dentre outros. Além desses, a exposição também terá itens feitos a partir da utilização de artesanatos amazônicos. “Cada objeto da mostra representa uma ideia, um conceito, uma produção do design. Afinal, só se faz design de produtos, produzindo Design”, frisou.
Neila ainda explicou que todos os objetos da mostra são resultados prototipados. As atividades contam também com a orientação e apoio das professoras Nancy Cavalcante, Alderlane Aquino e Andressa Santos. A exposição acontece até o dia 15 de julho, tendo na programação a oficina: “Bolsa de Mão” na quarta-feira (13) das 19 às 21 horas; palestra “Design De Superfície” na quinta-feira (14) das 17 às 18 horas; workshop “Ecodesign” na sexta-feira (15) das 17h às 20h; dentre outras atividades: Consultoria Acadêmica de Engenharia Ambiental e Exposição Clube de Robótica.

Espaços Ecam’s

Situados em grandes centros comerciais da capital do Amazonas, com fluxo de mais de 40 mil pessoas por dia, os Ecam’s (Espaços da Cidadania Ambiental) administrados pela Vara Ambiental do TJAM (Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas) são importantes polos difusores da educação ambiental, compartilhando com órgãos do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente), ONGs (Organizações Não Governamentais) a tarefa de espraiar práticas de sustentabilidade com a realização de palestras conservacionistas, exposições, workshops destinados a reciclagem e aprendizado de técnicas inovadoras que socializam métodos de fabricação e reaproveitamento de plásticos, vidros, madeira, distribuição de mudas, adoção de animais, etc. De acordo com o idealizador dos espaços, juiz titular da Vemaqa (Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias) Adalberto Carim Antonio, esta é uma ideia inovadora.

O QUÊ? Exposição “Produzindo design: 1ª Mostra de Produtos da Faculdade Fucapi”
ONDE? Manauara Shopping, Espaço Ecam, piso mezanino
QUANDO? Até 15/7/16 das 10h às 22h
QUANTO? Entrada Franca (Gratuita)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar