Pesquisar
Close this search box.

CPI aprofundará investigações no AM

Com a criação da CPI mista pelo Congresso Nacional para investigar “práticas criminosas” cometidas pelo empresário de jogos ilegais Carlos Cachoeira, com a participação de agentes públicos e privados, desmontadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, o deputado estadual José Ricardo (PT) disse ao Jornal do Commercio que as investigações sobre os contratos da empresa Delta Construções S/S com o governo do Estado do Amazonas, envolvendo o Programa Ronda no Bairro e um total de R$ 143 milhões, ganharão força e serão realizadas com a ajuda do TCE (Tribunal de Contas do Estado), juntamente com o Ministério Público Estadual e a Controladoria Geral do Estado. A Delta estaria envolvida com os negócios de Cachoeira em Goiás e em outros Estados brasileiros.
De acordo com o parlamentar, a CPI mista garantirá “transparência e imparcialidade” às investigações para esclarecerem as suspeitas que pairam em torno dos contratos, já que a empresa Delta não tem como objetivo social a locação de veículos. Ele também considera estranho o fato de o governo não divulgar o teor dos contratos firmados, nem o nome das demais empresas que participaram do “pregão eletrônico” vencido pela Delta. “No Estado do Pará, a Delta mantém com o governo local contrato semelhante ao firmado no Amazonas, sendo que lá o Ministério Público Estadual já ingressou com ação judicial pedindo a anulação do contrato”, ressalta.
A propósito de todos esses fatos, o deputado petista entende serem necessárias as investigações, com auditoria contábil, financeira e orçamentária, nos contratos em questão, com a finalidade de salvaguardar o patrimônio público. Segundo ele, com a CPI as investigações serão claras e objetivas, evitando prejuízos à continuidade do Programa Ronda no Bairro. “Há uma grande preocupação quanto ao cumprimento das obrigações para o fornecimento dos veículos, porque eu estranhei desde o início do ano o fato de o governo do Amazonas alugar veículos em vez de comprá-los, veículos sofisticados, com moderno sistema de comunicação”, argumenta.
Autor de uma representação junto ao MPE pedindo as investigações em nível estadual, com o apoio dos colegas de partido, vereador Waldemir José e deputado federal Francisco Praciano, o líder petista assegura que todos os documentos devidos serão encaminhados à CPI mista, com o apoio em Brasília da Frente Parlamentar AntiCorrupção, presidida por Praciano. “A nossa intenção é ajudar e facilitar as investigações”, revela.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar