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Consumidor prefere compar via internet

O varejo on-line no Amazonas pode alcançar, até o fim deste ano, mais de R$ 78,3 milhões em faturamento. A projeção, divulgada recentemente, é da empresa E-Consulting em parceria com a CBCE (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), segundo a qual o país deve alcançar em volume de vendas, até dezembro, algo em torno de R$ 17,4 bilhões ou 30,8% a mais que o observado no ano passado, encerrado com R$ 13,3 bilhões em vendas.

Na opinião da coordenadora do Canal Varejo e pesquisadora do Programa de Administração de Varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração), Patricia Vance, a busca pelo e-commerce do varejo eletrônico se deve à facilidade e a rapidez no processo de compra e venda, que oferece uma relação de produtos padronizados e muito bem definidos ao consumidor.

“Com a previsão de aumento desse consumo, as lojas tradicionais podem não ficar muito lotadas neste fim de ano. Isso porque muitos consumidores estão preferindo fazer suas compras de Natal por meio da internet, evitando filas e desconforto provocados pelo aumento do tráfego de pessoas nesse período”, ponderou a coordenadora do canal.

Festas natalinas

A pesquisa sobre Intenção de Compra do Consumidor realizada pela FIA atestou ainda que 85,5% dos consumidores reafirmaram a intenção de comprar mais pela internet durante as festas natalinas. Entre as propostas de aquisição por varejo eletrônico, a lista de preferência do consumidor amazonense traz, respectivamente, os itens livros, CDs e DVDs na liderança com 47,7%, seguidos dos produtos eletroeletrônicos (32,7%) e de informática (27,6%).

“E é exatamente nesse cenário que o e-commerce se destaca e alimenta o otimismo dos lojistas virtuais. As vendas do comércio eletrônico regional devem obter um crescimento nominal de 45% em relação ao Natal de 2006, atingindo um faturamento recorde de R$ 78,3 milhões”, assinalou o presidente do E-Commerce Amazonas, Pedro Albuquerque Silva.

Apesar do baixo crescimento, o Estado vem chamando a atenção cada vez mais de empresários do varejo eletrônico. Na opinião do coordenador do diretor-geral da Cobrirel S/A, Antônio Domingos Trevisan, a chegada da empresa no Amazonas é resultado da importância que o mercado tem para os planos de expansão da marca e devido ao crescimento econômico alcançado pelo Estado nos últimos anos. Trevisan afirmou que a Cobrirel pretende investir cerca de R$ 250 mil nos próximos sete meses no Amazonas, onde pretende alcançar 2% de mercado.

O diretor disse ainda que, com mais de 3 mil revendedores em todo o país, a empresa já previu a impulsão dos negócios on-line no Amazonas. “Além de facilitar o cotidiano dos revendedores da região, a loja virtual deve incrementar em 10% nosso faturamento global no período de um ano. Esperamos que a iniciativa contribua para que nossa presença no Estado do Amazonas conclua este ano com essa participação de 2% no total do faturamento de toda a nossa loja virtual”, afirmou o executivo.

Trevisan acrescentou ainda que a proposta da empresa é agilizar os processos de venda, a efetivação de pedidos e facilitar a escolha de produtos de interesse da revenda para serem comercializados no varejo. “Com a loja virtual, pretendemos ampliar a presença geográfica da marca por todo território brasileiro”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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