Pesquisar
Close this search box.

Caprichoso é bicampeão do 55º Festival Folclórico de Parintins

O Caprichoso é campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o bumbá emocionou o público, conquistou os jurados e alcançou o 24° título da agremiação folclórica. Na soma total de pontos, Caprichoso levou a melhor com 1.259,3 contra os 1.258,5 do Garantido.

A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (27), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, palco do duelo entre os bois.

Na primeira noite, Caprichoso obteve 419.7, enquanto o Garantido ficou com 419.2. Já na segunda noite Caprichoso também saiu na frente somando a mesma pontuação de 419.7 contra 419.3 do Garantido. E, por um décimo de diferença, Garantido foi superior na terceira e última noite com 420 contra 419.9 do Caprichoso.

Em sua primeira apresentação, o bumbá apresentou o subtema “Amazônia-Floresta: o grito da vida”, o bumbá azul e branco levou para a arena do Bumbódromo um manifesto em defesa da preservação. Um dos destaques foi o sobrevoo mágico do pajé, pela arena, para anunciar a chegada das tribos indígenas.

O boi azul e branco abriu a segunda noite do festival com o subtema “Amazônia-Aldeia: o brado do povo”. O espetáculo retratou a pluralidade e resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Fechando o Festival Folclórico de Parintins, Caprichoso apresentou a “Amazônia-Festeira: o clamor da cura”, em seu último ato do espetáculo “Amazônia: nossa luta em poesia”. Na apresentação, o Caprichoso mostrou suas raízes identitárias e homenageou o fundador do boi azul e branco, Roque Cid.

Emoção

Bastante emocionado, o presidente do boi Caprichoso, Jender Lobato, ressaltou que essa é a vitória de quem levou o festival a sério, de quem investiu para fazer o maior festival de todos os tempos. Lobato destacou, ainda, a dedicação de toda a equipe do bumbá e da galera azul e branca.

“Eu perdi meu pai há duas semanas e eu não tive luto. Eu tive que enterrar meu pai e saí do cemitério para o galpão para trabalhar pelo Caprichoso, para fazer essa apresentação digna que nós fizemos. Eu tenho muito orgulhoso de ter feito esse festival e ter ganhado esse título. Realizado um sonho, um sonho de menino da francesa, de curumim, que nasceu e se criou no Caprichoso”, disse.

O Caprichoso também levou o troféu de “Melhor Galera do Festival”. Ao vencer o 55º Festival de Parintins, Caprichoso acumula 24 títulos. O último foi em 2018, quando conquistou o bicampeonato.

As informações são do G1.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar