Pesquisar
Close this search box.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca representatividade de Parintins

A Ministra da Cultura e Economia Criativa, Margareth Menezes, desembarcou em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na manhã desta sexta-feira (30/06), para conhecer o Festival Folclórico de Parintins e alinhar ações para fortalecer o evento e promover a cultura da região Norte. O Festival é reconhecido pelo Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“É uma honra estar aqui, nesse momento especial para o estado do Amazonas, para Parintins e para o Brasil, porque esse Festival tem uma representatividade cultural de memória, importante para nossa identidade cultural. Quero dizer ao povo de Parintins e aos dois bois que me sinto muito feliz de estar tendo essa oportunidade, pela primeira vez, de assistir esse grande espetáculo’, disse a ministra, durante coletiva de imprensa realizada no Bumbódromo.

A agenda da ministra teve início com a coletiva no Bumbódromo, onde conheceu a arena e, também, as alegorias dos bumbás que ficam localizadas na concentração do Bumbódromo. Em seguida, a ministra visitou instalações do Governo do Estado para promover o evento, na Praça da Catedral de Parintins, como o Turistódromo, Feira de Artesanato e Estação da Cultura. À noite, ela vai prestigiar a apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Também integra a comitiva, a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, e o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Deyvesson Israel Alves Gusmão.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, em nome do Governo do Estado, falou da importância da cidade receber a ministra da Cultura para promover o fortalecimento do evento e a atração de mais visitantes, o que potencializa a economia da região.

“É uma equipe que constrói pontes, muito acessíveis, muito dispostos a, juntos conosco, construir esse novo momento. E essa presença mostra que o Governo Federal compreende que a cultura é um importante vetor econômico para o país e, também, para rever os conceitos de sociedade e a forma como a gente compreende o mundo”, pontuou Apolo.

Sobre a promoção do Festival para turistas fora do país, o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, explicou algumas ações realizadas pelo Governo do Estado.

“A gente vem trabalhando a promoção de Parintins nas feiras internacionais que nós participamos. Neste ano, já estivemos em Madri, Portugal, Espanha e Estados Unidos. E, em todas as feiras que participamos, nós trabalhamos para promover Parintins no âmbito internacional”, afirmou Gustavo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar