Pesquisar
Close this search box.

Atuação da Fucapi é destaque em sessão na Aleam

Os 32 anos de existência da Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) foram comemorados nesta quarta-feira (26) na Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) numa Cessão de Tempo de autoria do deputado estadual José Ricardo (PT). A cessão foi dirigida pelo presidente em exercício, deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), que ressaltou o desempenho da instituição no Estado do Amazonas.
A Fucapi foi representada pelo diretor em exercício, professor Niomar Lins Pimenta e pelo diretor do departamento de tecnologia, Eduardo Nakamura. Também se fez presente a representante da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Simonica Sidrim, que representou o presidente Antonio Silva.
Em seu discurso, José Ricardo ressaltou a importância da Fucapi no Estado, que ao longo de sua existência se tornou uma referência na área de educação, pesquisa e inovação tecnológica, bem como, no desenvolvimento de produtos. Segundo o deputado, a instituição tem sido um suporte importante para as empresas incentivadas do PIM (Polo Industrial de Manaus), já que contribui com a criação de novos produtos.
Ao fazer uma visita à Fucapi, na semana passada, José Ricardo disse ter conhecido um pouco mais o trabalho da fundação, seus laboratórios e pesquisas que estão sendo realizadas pelos técnicos do órgão. “A Fucapi tem feito um trabalho importante na preparação de mão de obra para atender a crescente demanda do polo de Manaus”, informou.
O deputado Luiz Castro (PPS), que representou o plenário, destacou a importância da Fucapi para o Amazonas, que precisa ter capacidade própria de definir caminhos para o desenvolvimento da base industrial, tecnológica e em todos os campos de atuação, visando à geração econômica para a sociedade. O deputado afirma que o Estado precisa trilhar novos caminhos para não ficar a mercê das decisões políticas do Congresso Nacional, a exemplo do que está acontecendo com relação à prorrogação dos incentivos fiscais da ZFM, bem como das retaliações que segmentos do PIM se sentem prejudicados. “A Fucapi é uma das poucas instituições com respostas efetivas que tivemos, até então, em ciência e tecnologia”, disse

Atuação

Após a apresentação de um vídeo institucional mostrando todo o trabalho desenvolvido pela Fucapi, o professor Niomar Lins Pimenta fez um reconhecimento ao idealizador da fundação, o ex-superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Ruy Lins, e o trabalho da atual diretora-presidente, Isa Assef, que preside a Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação).
Niomar Pimenta destacou que a inovação em todas as suas áreas de atuação é uma das características fortes da Fucapi, instituição privada, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento de pesquisa e serviços tecnológicos e incremento à competitividade de empresas e organizações na região amazônica. A fundação desenvolve atividades nas dimensões educacional e tecnológica, atuando nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, tecnologias ambientais, tecnologia industrial básica, tecnologia de produtos e tecnologias de gestão.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar