Pesquisar
Close this search box.

Arhur Neto anuncia secretariado

O prefeito eleito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou, em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem (27) os nomes dos secretários que irão compor a administração municipal a partir de 1.º de janeiro. Em conformidade com o que já havia anunciado anteriormente, Arthur confirmou a redução no número de secretarias, que passaram de 23 para 17. Além disso, foram reduzidos de 10 para oito o número de órgãos de administração indireta e extintos mais de 600 cargos comissionados. O coordenador da equipe de transição, o economista Rodemark Castelo Branco, explicou que a preocupação não é apenas reduzir despesas, mas também dar mais eficácia à administração municipal. A economia com as mudanças, segundo Rodemark, supera R$ 2 milhões.
Conforme já era esperado, o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), ficou com a Secretaria de Infra-estrutura e Habitação. Outro nome confirmado foi o do deputado federal Pauderney Avelino (DEM), que assume a pasta da Educação. Outros três ex-secretários em outras gestões também foram incluídos na equipe de Arthur Neto: Fabrício Lima reassume a SEMDEJ que comandou ao lado de Amazonino Mendes; Paulo Ricardo Rocha Farias e Jeferson Praia, reassumem, respectivamente, as pastas de Limpeza Pública e Empreendedorismo e Abastecimento, as mesmas que comandaram na gestão Serafim Corrêa. Dos atuais secretários, apenas um foi mantido no cargo: Marta Moutinho Costa Cruz, da Fundação Dr. Thomas.
Entre as novidades anunciadas pelo prefeito estão a criação da Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro de Manaus que será comandada por Rafael Lemos Assayag, e a fusão entre as Secretarias Municipais de Transportes Urbanos (SMTU) e Manaustrans, que ficarão sob a responsabilidade de Pedro da Costa Carvalho. As secretarias Municipais de Cultura e Turismo também foram fundidas, ficando sob a responsabilidade de Inês Lima Daou. Sobre a Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro de Manaus, que terá o objetivo de reordenar a área central da cidade, Arthur Neto explicou que “ela vai funcionar enquanto o Centro estiver do estado em que está”. O nome da primeira-dama Maria Goreth Castelo Branco Ribeiro foi indicado para a Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), mas, conforme palavras do prefeito, a função não será remunerada.

Impessoalidade

De acordo com o prefeito, a equipe foi montada sem pressões partidárias e de forma impessoal. Ele citou o exemplo do ex-deputado federal e estadual Humberto Michiles que foi escolhido como titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) apesar de nunca ter estado ao lado de Arthur. “Ele, em nenhum momento foi meu aliado. Sempre se colocou em posição adversa à minha, mas não posso deixar de reconhecer a experiência e a capacidade de articular e comandar de Humberto Michilles”, enfatizou.
O prefeito eleito encerrou a coletiva afirmando que apesar da redução no número de Secretarias Municipais, Manaus ainda tem uma pesada máquina administrativa e sinalizou que novos cortes poderão acontecer ao longo de seu mandato. “Eu gostaria de ter um número de secretarias menor. O número reduziu apenas em comparação à administração anterior, mais continua alto. Quanto mais enxuta a prefeitura, pra mim, melhor. O que o povo de Manaus precisa é de investimentos”, finalizou o prefeito.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar