Pesquisar
Close this search box.

Com restaurantes e o pirarucu campeão

Com restaurantes e o pirarucu campeão

O empresário Ademir Soares só teve o que comemorar nos últimos dias. Na quinta-feira, 5, disputando a final estadual do concurso gastronômico ‘O quilo é nosso’, promovido pela Abrasel/AM (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas) o prato apresentado pelo seu restaurante Langrill, o ‘medalhão de pirarucu recheado’, se saiu campeão disputando com dois outros grandes restaurantes de Manaus, o Biliskão Food e o Boteco do Dedé. Agora o ‘medalhão’, idealizado pelo chef parintinense Eraldo Bentes, irá buscar o título brasileiro do concurso, no Rio de Janeiro, nos próximos dias 17 e 18.

Ademir e Eraldo: prato vencedor tem pirarucu recheado

A outra comemoração aconteceu domingo, 8, quando o empresário inaugurou seu mais novo restaurante, o Beef o Bradys, no Shopping Ponta Negra e, dando provas de que a economia do país está voltando à efervescência, no dia 16, segunda-feira, um dia antes de viajar para o Rio, ele inaugura a segunda loja do Beef o Bradys, no Amazonas Shopping. Continuando sua escalada de investimentos, no dia 30 de novembro, outra segunda-feira, será a abertura do Beef o Bradys do Millennium e, em dezembro, ainda sem data definida, mas certamente antes do Natal, será a vez do Shopping Vianorte ganhar o seu Beef o Bradys.

Ademir pode ser considerado o ‘rei dos restaurantes em shoppings’. Atualmente ele possui onze restaurantes distribuídos em vários shoppings de Manaus e, detalhe, nenhum deles é franquia. Todos foram idealizados e ganharam nomes pensados pelo próprio empresário que também cuidou pessoalmente da elaboração dos cardápios, cada loja com um tipo específico de comidas e bebidas. Ficaram para trás os tempos em que Ademir, ainda universitário do curso de Economia, em São Paulo, com pouco ou nenhum dinheiro no bolso, morando numa república de estudantes, ia para as aulas, ou mesmo dormir, com fome.

Onze restaurantes

Ademir é paulista da cidade de Campinas. Veio para Manaus, em 1989, para montar uma empresa na área de comunicação, se apaixonou por uma amazonense e até hoje ela o prende na capital amazonense.

“Hoje eu sou amazonense, com muito orgulho. Gosto de todas as coisas daqui, inclusive dos peixes, que amo, mas detestava quando cheguei a Manaus, mesmo antes de comê-los”, riu.

“Meu avô era português, fissurado por bacalhau. Quando eu ia à casa dele permanentemente exalava aquele cheiro forte de bacalhau. Aquilo me fez desgostar de todos os demais peixes até, em Manaus, provar o tambaqui, o jaraqui, a sardinha frita, o filé de pirarucu. Foi amor à primeira mordida”, contou.           

Ademir jamais pensou em trabalhar com gastronomia até que um empresário de Manaus, que se tornou seu amigo, lhe disse para abrir um restaurante num shopping. O empresário insistiu tanto que Ademir cedeu e inaugurou seu primeiro restaurante, no Studio 5, o Premiatto, em 2001, depois Risoto Mix.

Ali foi o ponto de partida para o paulista pegar gosto pelo segmento gastronômico e continuar abrindo outros restaurantes. Atualmente ele possui no Manauara Shopping: o Risoto Mix e o Fatia Grill; no Millennium: o Risoto Mix, o LanGrill (que ganhou “O quilo é nosso’) e o Beef o Bradys, que será inaugurado no próximo dia 30; no Shopping Ponta Negra: o Beef o Bradys, inaugurado no domingo, 8, e o Di Romani; no Amazonas Shopping: o Beef o Bradys, a partir do próximo dia 16; no Vianorte: o Risoto Mix, o Fatia Grill e o Beef o Bradys, a ser inaugurado em dezembro.

LanGrill foi o restaurante que ganhou “O quilo é nosso”

Os restaurantes possuem cardápios que atendem a todos os gostos: risotos, carnes fatiadas, parmegianas, grelhados, culinária americana, italiana e comida regional, esta, especialidade do chef Eraldo. Ademir se orgulha de dar emprego a mais de 110 funcionários.

Empresário inaugurou seu mais novo restaurante, o Beef o Bradys, no Shopping Ponta Negra

Em busca de novos sabores

Eraldo é o braço direito de Ademir quando se trata de lançar novos pratos nos cardápios dos seus restaurantes. Para considerar concluído o vencedor ‘medalhão de pirarucu recheado’, o chef fez pesquisas durante cinco anos.

“O prato basicamente são dois medalhões de pirarucu recheados com pupunha, tucumã, castanha do Brasil, banana pacovã e farinha de Uarini. O segredo está no molho branco, de cupuaçu. O molho leva uma série de temperos e especiarias que são o segredo do sucesso. Durante esses cinco anos vim testando as misturas desse molho até que ele ficasse com um sabor admirado por todos”, revelou.

Eraldo acumula um vasto conhecimento gastronômico adquirido em diversos locais por onde passou, romaria que faz propositadamente sempre em busca de novos sabores. Outra característica sua é, logo nas primeiras horas da manhã estar no mercado Adolpho Lisboa em busca dos peixes e verduras mais frescos, levados para a Langrill, onde o cardápio é regional.

“Somos o único restaurante aqui do shopping a servir o peixe inteiro, sem espinhas, que qualquer pessoa pode degustar, além, é lógico, do ‘medalhão de pirarucu recheado’, para quem quiser saborear um prato campeão”, finalizou.

Agora o chef busca a consagração, na próxima semana, no Rio de Janeiro.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar