A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece no Turismo Sustentável uma forma única de fortalecer as políticas públicas para erradicar a pobreza e a proteção do meio ambiente. Aprovada em dezembro de 2022 e encaminhada aos estados-membros da entidade, a resolução dá continuidade aos esforços da ONU em posicionar o turismo como elemento fundamental para o desenvolvimento social e a conservação da natureza.
Tendo como tema central a “Promoção do turismo sustentável e resiliente incluindo o ecoturismo com vistas à erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente”, a resolução traz uma série de recomendações aos países integrantes a respeito do desenvolvimento do setor turístico e leva em conta outras resoluções e declarações que envolvem o assunto, contando inclusive com importantes aportes da Organização Mundial do Turismo (OMT). Com destaque para o turismo que gera empregos e que pode ter efeitos positivos nos meios de vida e na educação (independentemente da idade, sexo, raça, etnia, origem, religião ou situação econômica), podendo ajudar na superação da pobreza e no combate à fome, bem como contribuir diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os temas sugeridos estão o reconhecimento do potencial do turismo sustentável, incluindo o ecoturismo, a saúde e o bem-estar dos povos indígenas e das comunidades – em particular de mulheres e jovens – cria oportunidades consideráveis para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade e proteção das zonas naturais e encoraja os estados-membros a promoverem o turismo sustentável, assim como o cultural e o rural, com o intuito de viabilizar o crescimento econômico sustentável e inclusivo, o desenvolvimento social, a inclusão financeira e possibilitar a formalização no setor laboral, além de reconhecer a importância das medidas fiscais e o apoio para promover a eficiência econômica e empregos no setor, criando postos de trabalho e incentivando empreendimentos, criatividade e inovação.
Curso de Turismo Comunitário em Tefé
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) abriu inscrições até o dia 17 de fevereiro para técnicos de grupos e instituições que têm a atividade de turismo de base comunitária em desenvolvimento ou em vias de implantação interessados no curso de “Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária”, que será realizado na cidade de Tefé (distante 522 km de Manaus) e na Pousada Uacari-RDS Mamirauá, no período de 27 de março a 1º de abril de 2023.
Uma das estratégias do IDSM para a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais das áreas protegidas, é promover o manejo participativo de recursos naturais, em que os usuários gerenciam os sistemas, estabelecendo normas de uso, restrições de acesso e ações de proteção.
O curso visa formar multiplicadores para a gestão e o manejo de recursos cênicos de ambientes naturais através da atividade de turismo de base comunitária com foco na conservação da área. Inscrições: [email protected]
Azul conecta o Brasil à destinos internacionais
A companhia opera em mais de 150 rotas, entre nacionais e internacionais. Para viagens ao exterior, a Azul oferece voos regulares e diretos para cinco destinos: Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Lisboa, em Portugal.
Até final de janeiro, a Azul vai ofertar 1.121 voos internacionais, entre voos regulares e reforço de malha, partindo de diversas bases brasileiras como Manaus, Campinas (SP), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belém (PA).
Através da Azul Viagens, operadora de turismo da companhia será disponibilizado pacotes para o primeiro voo internacional da operadora com destino a Orlando, com saídas semanais até 27 de janeiro de 2023. As vendas das passagens aéreas já estão disponíveis em todos os canais oficiais da companhia.
Partindo de Manaus e Belém, Manaus passa a ter ligação direta com o aeroporto de Fort Lauderdale três vezes na semana e Belém retoma sua ligação direta oferecendo voos quatro vezes na semana. Desde 21 de dezembro, a Azul também oferece outra opção ligando Montevidéu com partidas de Florianópolis e Recife.
Para Lisboa, capital de Portugal, a porta de entrada da Azul para a Europa, a operação de férias começou dia 19 de dezembro e segue até 31 de janeiro. Além dos dois voos partindo de Viracopos, a companhia vai aumentar a oferta para a capital portuguesa com um terceiro voo, decolando de Viracopos toda segunda-feira e retornando de Lisboa às terças-feiras.