Pesquisar
Close this search box.

Saltitando na pauta ambiental

Compartilhe:​

Extremamente conservadora, Marina Silva tem enfrentado grandes adversidades para pôr em prática seus projetos em defesa do meio ambiente por conta da grande pressão do segmento de agronegócios, que hoje responde por mais de 50% de todo o PIB brasileiro (a soma de toda a riqueza produzida por um país).

Porém, ela continua saltitando no governo Lula, extremamente massacrado por um Congresso hostil, formado por maioria bolsonarista. E não se sabe até quando a ministra poderá continuar à frente do cargo.

Recentemente, Marina anunciou a criação da Cenir (Comissão Nacional de Incentivo à Reciclagem), que será responsável pelo estabelecimento de diretrizes para esta atividade no Brasil.  

O trabalho da comissão está previsto na Política Nacional de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), que determina incentivos específicos para a cadeia produtiva de reciclagem no país.

O MMA presidirá a comissão, que terá também representantes das pastas do Trabalho e Emprego; da Previdência Social; da Integração e do Desenvolvimento Regional; e da Fazenda; além de acadêmicos, parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil. 

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a produção brasileira de resíduos sólidos está em torno de 60 milhões de toneladas por ano, o que corresponde à média de 1 quilo de resíduo por pessoa, ao dia, no Brasil.

Como parte da solução de uma economia circular, primeiramente, Marina Silva defende a redução do uso de materiais e o reúso deles. Posteriormente, já no fim da vida útil das matérias-primas, a ministra incentiva o reaproveitamento dos resíduos sólidos como parte de uma economia circular. 

“Ainda que tenha esforços para reciclagem do plástico, ainda é muito pouco o que se consegue (reciclar), face a grande quantidade do que se consome. Por isso, o trabalho dos recicladores e catadores é muito importante. Infelizmente, não estamos fazendo uma economia circular no planeta”, afirmou.

Segundo a ministra, os catadores de materiais recicláveis têm prejuízos econômicos por causa da importação de resíduos sólidos pelo Brasil. Marina Silva lembrou que o lixo produzido em países desenvolvidos tem sido transferido a outras nações de renda média mais baixa. “Isso está acabando (com)o trabalho dos nossos recicladores, que tem enorme prejuízo, porque o preço da matéria-prima caiu 50%, nos últimos quatro meses. E isso vai tornando a atividade econômica inviável.” 

Marina lamentou que empresas brasileiras de reciclagem estejam importando lixo de outros países. “Ao invés de os países ricos tratarem seus resíduos, reduzirem, reusarem e reciclarem, eles os vendem a um custo baixíssimo, que inviabiliza todo nosso esforço, no Brasil.”

A criação da Cenir foi anunciada durante o evento ‘O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”, como parte da programação da semana que celebra o 50º Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

No encontro, representantes do governo federal, da Organização das Nações Unidas (ONU) e da sociedade civil organizada debateram formas de eliminar a poluição plástica e fazer a transição para um planeta com menos plásticos. 

Nota abre Perfil

Navegação refém

Já é tácito. A navegação fluvial no Amazonas virou praticamente refém de piratas que agem sutilmente, esperando a melhor hora para atacar. Dadas as dimensões geográficas, as autoridades de segurança enfrentam muitas adversidades para combater o crime, que vem proliferando nos últimos anos. Segundo dados do setor naval, o prejuízo é altíssimo. Só nos primeiros seis meses deste ano, foram roubados pelo menos 7 milhões de litros de combustíveis, corroborando também para a perda de arrecadação de impostos estaduais e federais. As informações são do Sindarma, sindicato da categoria.

Foi-se o tempo em que as embarcações viajavam com tranquilidade nos rios da região. Anos tão saudosistas que ainda estão na memória coletiva da população mais idosa. Tanto avanço na criminalidade tem afugentado turistas. Sem contar com condições ideais para maratonar pelo interior do Estado, muitos preferem ficar em Manaus, onde em tese há mais garantias aos viajantes, além de acomodação. Aliás, turismo se faz com infraestrutura integral, algo com grande potencial para gerar mais empregos e renda. Mas precisa investir como um todo – desde serviços de qualidade, rede hoteleira eficiente a plena proteção à vida dos visitantes.

Retidos

Barcos estão retidos na fronteira entre o Brasil e Peru, na região da tríplice fronteira, próximo a Tabatinga e Letícia, na Colômbia. Indígenas peruanos retêm quatro embarcações brasileiras que tinham como destino a cidade peruana de Iquitos, de onde iriam transportar óleo cru. No caminho, foram detidas pelos índios que exigem maior participação nos royalties do petróleo. O governo brasileiro e o peruano negociam o impasse, enviando as marinhas dos dois países para o local do problema.

Treta

Cenário político em polvorosa. O deputado estadual Daniel Almeida (Avante) foi denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2022. O processo será julgado pelo TRE, nesta segunda-feira (12). Segundo denúncia apresentada pelo vereador e então candidato a deputado federal Rodrigo Guedes, o parlamentar, durante evento promovido pela Semulsp em setembro de 2022, fez distribuição de material de campanha.

Treta 2

Flagrantes podem ser comprometedores. De acordo com a representação no TRE, a Semulsp “promoveu evento no Espaço Via Torres, localizado na Avenida das Torres, de forma aleatória para os garis, contudo, não se tem notícia de uma data oficial em alusão aos citados servidores. Embora a legislação eleitoral proíba, foram distribuídos no citado evento, em forma de bingo e sorteio, TVs de 50”, fogões, geladeiras, batedeiras de bolo, micro-ondas, bebidas, alimentos, dentre outros produtos.

Derrota

O fanfarrão prefeito de Borba, Simão Peixoto, sofreu nova derrota para tentar sair da prisão. O Supremo Tribunal Federal negou o pedido de habeas corpus apresentado pela sua defesa. O recurso foi negado pelo ministro  Luix Fux, do STF. Peixoto foi preso no dia 29 de maio,  após ser alvo da Operação Garrote, realizada pelo Ministério Público do Amazonas, que obteve mandado de detenção contra ele e integrantes de uma  organização criminosa suspeita de desviar recursos de pelo menos R$ 29 milhões.

Avaliação

Lula não está agradando tanto como se esperava. Nova pesquisa Ipec/O GLOBO revela que a aprovação ao governo do presidente oscilou para baixo. O grupo que classifica a administração do petista como “boa” ou “ótima” passou de 39% para 37% em relação a abril. Já as avaliações “ruim” ou “péssima” variaram na direção oposta, saindo de 26% para 28%. Os que consideram a gestão “regular” eram 30%, e agora totalizam 32%. Os números indicam uma tendência negativa do público em relação ao Executivo.

Crise

Impactos diretos. Os sinais desfavoráveis surgem em meio à crise do governo com o Congresso e a dificuldade de formar uma base aliada. Por outro lado, vêm acompanhados de indicadores positivos na economia, como o crescimento do PIB no primeiro trimestre e a desaceleração da inflação. O programa da gestão de Lula para baixar o preço dos carros populares foi anunciado no dia 5, o último em que os pesquisadores do Ipec estiveram nas ruas, portanto só uma faixa residual respondeu.

Receptividade

A população brasileira responde bem à convocação para vacinas. Até sexta-feira (9) 43,3 milhões de doses de imunizantes contra a gripe foram aplicadas no Brasil – 16 milhões em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde.   No Dia Mundial da Imunização, a pasta alertou que a “vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus Influenza”. Nada de negacionismo em relação à ciência. Melhor investir na prevenção.

Pets

A população manauara se volta mais para a adoção responsável de pets. A cada dia, aumenta o número de entidades que promovem ações  para vacinação em massa, dando orientações ainda sobre cuidados básicos No fim de semana, uma  faculdade privada promoveu gratuitamente a castração e imunização múltipla em gatos e cães em Manaus, engrossando as medidas do poder público para proteger os animais domésticos. Aliás, eles passaram a ser membros das famílias. Hoje, é outra realidade.

FRASES

“Situação é alarmante”.

Galdino Alencar, presidente do Sindarma, sobre ação de piratas dos rios.

“Está acabando com o potencial de recicladores”.

Marina Silva, ministra, comentando prejuízos com importação de resíduos sólidos.

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar