Pesquisar
Close this search box.

Glória Maria deixa grande legado no jornalismo

Compartilhe:​

Fazendo coberturas jornalísticas, ela conheceu pelo menos 160 países. Atuou por mais de 50 anos no jornalismo. Foi ícone da TV e continuará sendo. Glória Maria nos deixou ontem, mas construiu um grande legado para as próximas gerações de profissionais que fazem das atividades jornalísticas uma bandeira de luta em defesa de todos os estratos sociais.

Desde nova, Glória mostrou o talento sui generis que a transformaria, mais tarde, na colossal profissional. Abordou assuntos diversificados, e até inusitados, mas sempre focados em muita importância para o público.

Destemida, não se intimidava diante de situações adversas que poderiam ameaçar a sua vida. No programa ‘Fantástico’ e no Globo Repórter, por onde autuou durante muitos anos, submetia-se a participar de esportes radicais, enfrentando tantas adversidades que causavam frio na espinha de seus telespectadores.

E lá estava Glória Maria, toda sorridente, suspensa no ar apenas por uma corda. É apenas um dos quadros das centenas dos quais participou na televisão, levando suas aventuras ao público, que não escondia a admiração por ela. 

A jornalista também foi uma gigante contra o racismo. E foi um das primeiras vítimas da discriminação na área em que atuava. Porém, mesmo assim continuou atuando assertivamente, calando a boca, os argumentos, dos que a olhavam de soslaio, com muito preconceito, por ser negra. Seu exímio talento derrubava por terra qualquer declaração que tencionasse prejudicar a sua imagem.

Glória se notabilizou por uma habilidade inata no jornalismo, reconhecido plenamente ´por tantas celebridades jornalísticas que conviveram de perto com ela nas redações e nas externas de TV.

Empoderada pelo hábil exercício de uma profissão que atinge grandes massas, foi a voz atuante dos mais vulneráveis, abrindo caminho para persuadir e influenciar na aprovação de leis, mesmo que indiretamente, de combate ao racismo, corroborando para a criação de ferramentas jurídicas que impactaram na redução de episódios com esse contexto social. E, com certeza, influenciará ainda mais para o aperfeiçoamento dessas medidas.

Vale lembrar as declarações de Pedro Bial, que chorou ontem ao saber da morte da colega. Ele compartilhou o seu dia a dia em muitas ocasiões. E não foram ínfimas as vezes em que esteve ao lado da amiga. “Estou atarantado. Ela estava sofrendo muito. Não foi por acaso que Iemanjá levou Glória no dia dela, as rainhas se conhecem e são irmãs”, disse o também jornalista em alusão ao dia da Rainha do Mar, celebrado nesta quinta-feira (02).

Ousada, infelizmente, Glória não chegou a realizar o seu mais destemido sonho – ir à lula. Porém, ela já está alçando novos voos, espalhando o carisma, a sua bondade e a habilidade no bom trato com as pessoas. Descanse em paz, Glória. Você foi importante para fortalecer o jornalismo brasileiro, sendo grande referência para as próximas gerações.

Nota abre Perfil

ZFM e BR-319 são prioridades

Extremamente bombásticos, grandes temas voltam à pauta no Amazonas. O governador Wilson Lima (UB) ressaltou a importância da defesa da ZFM em relação à reforma tributária que promoverá muitas mudanças. Também se referiu à recuperação da BR-319, uma lenda urbana que se arrasta por mais de 20 anos, sendo alvo de pendengas ambientais. E ainda reforçou o empenho na viabilização de novas matrizes econômicas, que se somariam às atividades das empresas das mais de 500 empresas instaladas no parque industrial de Manaus.

Essas abordagens estão no bojo da leitura tradicional da mensagem governamental feita, ontem, por Wilson Lima na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa. O governador fez um balanço de seu primeiro mandato, apontando avanços na saúde, nas ações sociais e  nas atividades econômica. E destacou o empenho dos deputados estaduais para dar continuidade a projetos que, segundo ele, estão gerando mais empregos e renda à população. São assuntos que sempre foram prioritários.

Parceria

Grande aliado de Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também se fez presente na Assembleia durante a leitura da mensagem governamental. E falou da parceria com o governo para transformar Manaus na “melhor cidade brasileira para se viver”. O fruto dessa proximidade tão estreita supera investimentos de R$ 580 milhões. Almeida foi preponderante para a eleição do governador, transferindo todo o seu curral eleitoral para a consolidação da vitória nas últimas eleições majoritárias.

Câmara

Tanto Wilson Lima como David Almeida têm um grande aliado na Câmara Municipal de Manaus, fruto de um consenso entre os dois gestores para comandar a CMM pelos próximos dois anos – o vereador Caio André (PSC). Além da Assembleia Legislativa, o governador costura também alianças entre os vereadores para fortalecer potenciais investimentos do governo e da prefeitura. Lima e Almeida são o principal referencial da nova geração de políticos do Amazonas. Agregam carisma e cacife para emprestar.

Título

Ontem, Wilson Lima também recebeu o título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa do Amazonas, uma proposta de autoria da deputada estadual Alessandra Campelo. Natural de Santarém, no Pará, o então jornalista veio para o Estado, onde trabalhou em uma emissora de televisão. A partir daí, com uma atuação que agradava grande parte do púbico, lançou-se candidato ao governo do Estado, elegendo-se pela primeira vez em 2018. E, agora, cumpre o seu segundo mandato.

Paradoxo

Desculpa de amarelão. Depois de receber ligações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o senador Marcos Do Val (Podemos-ES) mudou sua versão sobre a denúncia de que fora montada uma operação para barrar a posse do presidente Lula a mando do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao falar em seu gabinete, Do Val agora diz que o plano, na verdade, foi do ex-deputado Daniel Silveira, foi preso ontem por ordem do Supremo Tribunal Federal ao violar decisão judicial.

Paradoxo 2

Calando a boca. O senador Marcos Do Val, que anunciara em rede social na madrugada de ontem que iria renunciar ao mandato, também mudou de ideia. Disse que Eduardo e Flávio Bolsonaro e outros políticos com quem conversou o convenceram a não abandonar a cadeira no Senado. O suposto golpe teria  sido traçado nos bastidores, tendo ainda como alvo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, hoje grande adversário do ex-presidente da República.

Ambiente

Mais ação em defesa da rica biodiversidade amazônica. Na presidência da sessão que elegeu a nova Mesa Diretora, o deputado Átila Lins (PSD-AM) saudou os deputados que tomaram posse e reafirmou o compromisso com o meio ambiente. Ele é o decano da Câmara dos Deputados. Lins afirmou ser a favor da política de desmatamento zero, que deverá ser acompanhada por alternativas para desenvolver economicamente a população amazônica. “A Amazônia é o mais valioso tesouro do Brasil”, ressaltou.

Ribeirinhos

A população ribeirinha volta a ser prioritária. Pelo menos é o que garante o senador Omar Aziz (PSD-AM), reeleito com mais de 760 mil votos em seu segundo mandato. Ele disse que vai dedicar está nova etapa política aos ribeirinhos, indígenas e a população do Amazonas. Nos próximos anos de trabalho no Congresso Nacional, o parlamentar tem como prioridade avançar na infraestrutura da região, assim como no fomento e nos novos segmentos que visam melhorar a economia, diminuindo o desmatamento.

Barbaridade

O cúmulo do absurdo. Denúncias apontam que pelo menos 30 meninas e adolescentes Yanomami estariam grávidas, vítimas de abusos cometidos por garimpeiros em Roraima, segundo informou o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro. Ele disse que os relatos foram apresentados pelo Conselho Indígena de Roraima em reunião com comitiva do governo federal, na última segunda-feira (30), na sede do Distrito Especial Yanomami de Roraima.

FRASES

“Infelizmente, muitos tiveram a oportunidade de fazer, mas vamos torcer para que a gente consiga”.

Wilson Lima (UB), governador, sobre a recuperação da rodovia BR-319.

“Não foi por acaso que Iemanjá levou Glória no dia dela”.

Pedro Bial, jornalista e apresentador, ao falar da morte de Glória Maria, ontem.

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar