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Empreendedoras investem na fabricação de camas para pets e negócio decola 

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Mercado bilionário, o chamado ´pet friendly´ não para de crescer. Os animais, e em especial, cães e gatos, têm se tornado – praticamente – membros das famílias brasileiras, e foi em virtude dessa alta dose de afeto que o segmento faturou no país, em 2022, nada menos do que R$ 60 bilhões, entre as vendas de produtos e serviços destinados a esse público.

Foi por conta da potencialidade do mercado que a empreendedora Letícia Martin (foto) e Lívia Topdjian fundaram a Namaspet no final de 2020. A empresa amazonense é especializada na fabricação e vendas de minicaminhas para o sagrado descanso dos pets.

De acordo com Letícia, a inspiração para a abertura da Namaspet ocorreu durante um período de um ano e meio de estudos de mercado de produtos pet. Além da Namaspet, a empreendedora atua na fábrica de colchões da família, possui uma loja de roupas e um estabelecimento especializado em aromaterapia. Segundo ela, o pai foi uma das inspirações para a criação da nova empresa.

“Como fomos criadas em uma empresa de colchões, e meu pai sempre viajou e estudou muito para buscar melhor conforto e tecnologia para os colchões, trabalhamos em conjunto no ramo pet”, afirma.

Ao todo, o processo completo de fabricação de uma minicama leva em torno de cinco dias. Entre os diferenciais do produto, como enfatiza Letícia, está a adoção de uma tecnologia antiderrapante que proporciona mais conforto e segurança, em especial a cães que possuem displasia, uma doença que afeta os movimentos. Conforme a empreendedora, os testes são conduzidos com o mais alto nível de rigidez e segurança.

“Eu e minha sócia, criamos e desenvolvemos os produtos que passam por um setor de qualidade, quando os protótipos estão prontos, fazemos testes para avaliar a aceitação. Todas as nossas caminhas possuem zíper para que se possa fazer a higienização completa da cama”, pontua.

Outro diferencial é a utilização de material que mantém a temperatura 6º graus abaixo da ambiente, o que se traduz em maior conforto já que estamos em uma região bem quente.

Com o carro-chefe nas minicamas, a empresa possui três linhas de produtos: a Básica, Premium Ice e a Coleção Amazônia. Além das camas, são vendidos também outros acessórios para o conforto dos animais, como colchonetes e pufes.

De acordo com Letícia, em 2022, foram vendidas cerca de 10 mil minicamas. E no primeiro trimestre de 2023, houve a comercialização de 2.350 unidades dos produtos Namaspet. Para a empreendedora, a projeção é positiva para o aumento de vendas na sequência do ano. “As expectativas são altas pois temos algumas inovações em andamento e estamos adicionando  acessórios para a cama, como a venda de capas”, cita.

Para conhecer mais a Namaspet é só acessar o link (www. namaspett.com.br).

(FOTO)

Natura desenvolve tecnologia que substitui testes em animais

Como saber se novas combinações de ingredientes e substâncias da biodiversidade farão mal ao ser humano? Até há pouco tempo, essa questão era fácil de ser respondida: testes em animais! Pobrezinhos dos bichinhos eram usados para essa finalidade, mas, o avanço nas legislações internacionais em consonância a demandas de grupos protetores de animais, cientistas e pesquisadores, e sociedade em geral, tem mudado essa dinâmica. Inclusive, no Brasil, no mês passado, foi publicada uma resolução que proíbe o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene e perfumes. E agora? Bom, a Natura encontrou na tecnologia um modo de resolver o impasse.

A empresa, em parceria com o Laboratório Nacional de Biociências do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBio), desenvolveu o que se chama “human-on-a-chip”, ou seja, tecnologia que recria pele e fragmentos de órgãos humanos e simula, em laboratório, as reações a produtos e substâncias. A tecnologia vem sendo estudada desde 2019 e a metodologia usada combina estruturar biológicas equivalentes ao corpo humano e permite que cientistas avaliem os efeitos de um ingrediente cosmético tanto internamente quanto externamente. Fantástico, né?

Estudo mostra que empresas brasileiras precisam reforçar práticas ESG

Uma pesquisa intitulada `Melhores para o Brasil´, conduzida pela empresa de avaliação Humanizadas, e que busca entender como o mercado está alinhado às práticas da nova economia, mostra nessa quarta edição que ainda há certo grau de imaturidade do mercado brasileiro em relação à prática integrada de ESG (políticas ambientais, responsabilidade social e de governança). De acordo com o estudo, a grande maioria das empresas está no modo `sobrevivência´  e são poucas as que efetivamente atuam para solucionar problemas da sociedade relacionados ao negócio. Dentre elas estão Banco BV, Arezzo, Grupo Sabin e Magazine Luiza. Essas empresas, conforme a pesquisa, possuem retorno financeiro 615% superior ao Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, em médio e longo prazos.

Amazon investe em medidas preventivas para coibir a venda de produtos falsificados

A gigante do comércio eletrônico não tem medido esforços para coibir a venda de produtos falsificados na sua plataforma. A companhia afirma que a cada ano que passa são destruídos milhões de produtos, que vão desde objetos do dia a dia a imitações de marcas de luxo. Em 2020, a empresa afirma ter destruído quase dois milhões de itens falsificados. Já em 2021, o número subiu para três milhões e, em 2022, a Amazon acabou com seis milhões de produtos.

Para diminuir ou restringir o acesso de vendedores na plataforma, a empresa toma uma série de medidas, como solicitar informações mais detalhadas sobre a identidade do vendedor, inclusive, organiza entrevistas em vídeo entre funcionários e vendedores para checar informações/dados. Outra estratégia adotada pela Amazon diz respeito ao investimento de US$ 1,2 bilhão e a contratação de cerca de 15 mil profissionais para atuarem com desenvolvimento de programas de inteligência artificial, dentre outros.

RÁPIDAS & BOAS

Na terça-feira (11/4), às 9h, no auditório da sede da Defensoria Pública, acontece a Audiência Pública referente à construção da Casa da Mulher Brasileira no Estado do Amazonas. A iniciativa é do Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Na ocasião, a Drª Carol Braz irá conduzir a sessão. Para outras informações, segue o contato (92) 9 8419-1320.

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Na terça-feira (11/4), das 9h às 16h, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Mini Campus/UFAM), irá acontecer o evento `Conexão Universidade para a Inovação/Empreendedorismo´, organizado pela Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROTEC) em parceria com o curso de Biblioteconomia da UFAM. Serão emitidos certificados de participação e haverá transmissão ao vivo. As inscrições estão disponíveis através do link (https://curt.link/X5UabW).

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A University of Technology Sydney (UTS) está com inscrições abertas para bolsas de estudo de 100% para os programas de graduação. A bolsa é voltada a estudantes internacionais que exibam os valores fundamentais da UTS e possam demonstrar compromisso com a excelência, inovação, empreendedorismo e justiça social. Interessados devem se inscrever até o domingo (16/4) através do link (https://bityli.com/Gw15T3).

Cristina Monte

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

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