Pesquisar
Close this search box.

Produção de set-top box cai 7%, nas indústrias do polo de Manaus

Os fabricantes de receptores de sinal digital de televisão, chamados de set-top box, produziram 1,81 milhão de unidades desse produto no primeiro quadrimestre de 2009. Indicadores industriais divulgados pela Suframa apontam que houve um crescimento gradativo ao longo dos quatro meses apesar da queda de 7% se comparado ao resultado obtido em igual período de 2008, quando as empresas fabricaram 1,95 milhão.
No acumulado do quadrimestre, foram vendidos 1,89 milhão de unidades, sendo 1,62 milhão para o mercado nacional, 221 mil para o exterior e 51 mil para o mercado local. Em faturamento, essas vendas representaram US$ 107.93 milhões.
O cenário negativo enfrentado pela indústria incentivada da ZFM (Zona Franca de Manaus) no primeiro quadrimestre de 2009, decorrente do estouro da crise econômica global, a partir de setembro de 2008, não impediu que os fabricantes set-top box continuassem apostando nessa tecnologia digital, que está na pendência da implantação do sistema de TV digital no país.
O diretor de manufatura da Proview, Giovanni Nóbrega, admitiu que a demanda está crescente, mas ainda aquém do projetado pelo setor, porque poucas emissoras brasileiras aderiram ao sistema de TV digital. No Amazonas, por exemplo, o prazo de adequação das emissoras encerra em 2010. “Quanto mais veículos de TV se adequarem ao sistema digital maior procura haverá no mercado”, disse.
A expectativa de Nóbrega é que no segundo semestre o cenário econômico seja mais atrativo e com isso haja a retomada dos investimentos e a indústria vá a reboque. A Proview trabalha com a projeção de fabricar 400 mil aparelhos de set-top box em 2009. A intenção inicial era atingir a produção de 600 mil, cujo volume representava alta de 500% em relação aos 100 mil fabricados em 2008, mas os planos da empresa foram reavaliados por conta do desarranjo econômico. Vale ressaltar que a empresa iniciou a produção desses aparelhos em junho de 2008.
Indicadores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) apontam que em 2008, a produção de set-top box no PIM (Polo Industrial de Manaus) atingiu o acumulado de 6,35 bilhões de unidades.

Qualidade do sinal digital deixa a desejar

Outro fator, segundo Périco, foi a deficiência inicial do sinal que era muito bom em umas regiões e péssimo em outras da mesma cidade. “Esses fatores fizeram com que o mercado não absorvesse a nova tecnologia dentro do cronograma anunciado”, explicou.
Com relação ao barateamento dos conversores como foi amplamente divulgado no ano passado pelo governo e as fabricantes, o dirigente disse que quem dita preço é o mercado e não ministro de Estado. “Assim como outros produtos tiveram redução dos preços de venda –TV LCD e plasma por exemplo-, o set-top box seguiu a mesma direção, é uma questão de oferta e procura”, assegurou.

Sistema japonês

O sistema escolhido pelo governo brasileiro é o japonês, o preferido das operadoras de televisão brasileira e que só o Japão utiliza. Especialistas avaliam que o grande problema desse sistema são os investimentos iniciais, considerados altos.
Lançada em dezembro de 2006 em São Paulo, a previsão do governo federal é que em 10 anos o país inteiro terá que estar operando com a TV digital, pois o cronograma previsto é 2016. Até o segundo aniversário de implantação, especialistas e autoridades prevêem que a TV digital brasileira estará implantada em todas as capitais e em cidades importantes do interior, já com os recursos de interatividade disponíveis após a conclusão de especificações técnicas.
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) já têm transmissão digital em HD e para dispositivos móveis e portáteis. Em Florianópolis (SC), Salvador (BA), Campinas (SP) e Manaus (AM) a tecnologia está sendo implantada.

Crescimento é mensal

O presidente do Sinaees (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus), Wilson Périco, avalia que o fato mais positivo é o do crescimento mensal. “Todos sabemos que a atividade industrial sofreu um grande impacto pela situação econômica mundial e comparar 2009 com 2008 é masoquismo. Estamos obtendo resultados melhores, mês a mês, o que é um excelente indicador”, disse.
O dirigente garante que as empresas realmente estão apostando na fabricação desse produto no PIM. Ele considera acertada a decisão do governo federal de respeitar e manter os direitos comparativos dos investimentos feitos na região. “Temos capacidade instalada suficiente para atender o mercado nacional e o mercado externo”, garantiu.

Televisão por assinatura

Além da Proview, Périco informou que existem 13 empresas com projetos aprovados para fabricar os receptores de sinal de televisão que serão utilizados para atender o sistema brasileiro de TV digital. “Existem também as empresas que fabricam o set-top box para as TVs por assinatura”, disse.
Quanto à implantação da TV digital nas capitais brasileiras, o dirigente disse que o governo federal está trabalhando para cumprir o cronograma estipulado para implantar o sistema no país, mas aconteceram alguns entraves que estão emperrando o processo. Ele disse que venderam algumas inverdades a respeito da TV digital e o próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, fez isso além de ir a público dizer para o consumidor não comprar o decodificador, pois ele achava o preço muito alto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar