Pesquisar
Close this search box.

Volume de cheques devolvidos sobe 7,6%

Dados nacionais da Equifax, líder mundial no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, indicam que o mês de setembro registrou um volume 2.141.183 de cheques devolvidos, provocando um aumento de 7,62% em relação a agosto de 2008. Ao contrário dos últimos meses, o volume de cheques devolvidos aumentou 4,13% quando comparado a setembro de 2007, tendo como principal fator a crise das bolsas mundiais que causou o aumento da taxa de juros para financiamentos.
Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro do Conhecimento Equifax, o aumento do volume de cheques devolvidos em setembro em comparação com o mês anterior foi resultado dos primeiros efeitos da crise financeira internacional e o maior número de dias úteis no mês. “Com a redução da liquidez no mercado financeiro, os juros cobrados pelos bancos para as diversas linhas de crédito aumentaram significativamente nas últimas semanas. Isso levou a um encarecimento do financiamento e um maior comprometimento do orçamento com despesas financeiras”, explicou o especialista.
Alcides destacou que as turbulências no mercado financeiro ainda gerarem efeitos negativos nos indicadores de inadimplência dos próximos meses. Porém, o adiantamento do 13º salário e a queda da inflação podem atenuar esses efeitos.
No gráfico é possível visualizar o histórico do volume de cheques sem fundos dos últimos anos. A linha de tendência do gráfico indica que, após um aumento da inadimplência em 2005, os indicadores apresentaram sensível melhora ao longo de 2006, 2007 e 2008.
 Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax mostram que em setembro houve um aumento de 5,74%, em relação a agosto, e um crescimento de 15,32%, em relação a setembro de 2007. Em setembro, foram registrados 703.683 protestos, contra 665.453 registrados em agosto e 610.183 em setembro do ano passado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar