Pesquisar
Close this search box.

Vendas no comércio aumentam 3%

Após um semestre de resultados negativos consecutivos, o comércio amazonense encerrou o mês de julho com saldo positivo nas comercializações. Segundo os empresários, houve crescimento de 3% nas vendas em relação a julho de 2015. O resultado ainda superou os índices obtidos em junho deste ano, mês considerado pela categoria como um dos piores, comercialmente. O segmento espera um crescimento nas negociações, ainda que mínimo, com a realização dos jogos olímpicos na capital a partir desta semana.
De acordo com o presidente da assembleia geral e do conselho superior da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ismael Bicharra, em julho o setor comercial fechou os números com índice positivo de 3% fugindo da linha de queda registrada desde o início do ano.
Bicharra comenta que a tímida recuperação pode ser atribuída ao equilíbrio econômico resultante das medidas desenvolvidas pelo presidente em exercício, Michel Temer; somado ainda, à possível presença de turistas brasileiros e estrangeiros na capital. Ele acredita, que por menor que seja a participação dos visitantes ao Amazonas, sempre há um incremento nas vendas.
“Após análise, concluímos que o público que vem a Manaus para assistir às olimpíadas tem maior poder aquisitivo, tanto brasileiros como estrangeiros. Esperamos melhor movimento neste período em relação ao que recebemos na copa. Acreditamos que teremos melhores resultados após este evento do que tivemos no período da copa”, disse o empresário.
Conforme o representante, junho de 2016 foi considerado como um dos piores meses já registrados pelo segmento comercial em relação às vendas. Enquanto o fechamento de julho com números positivos apontaram na visão da classe empresarial, uma retomada na economia, índice que deverá ter continuidade pelos próximos meses.
“Em julho, os números fecharam positivos. Torcemos para que o segundo semestre seja melhor. Sabemos que a mudança acontecerá lentamente porque as contas brasileiras ainda precisam ser ajustadas. Mas, acreditamos que é possível retomar o crescimento ainda neste ano”, comenta.
Na avaliação do vice-presidente da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ezra Benzion, é possível que a realização dos jogos olímpicos em Manaus possa atrair turistas aos centros comerciais. Porém, ele considera, com base na experiência obtida no período da copa do mundo, que o visitante que chega a Manaus para assistir a uma partida de futebol busca entretenimento e lazer, serviços ligados às áreas de bares e restaurantes, com foco mínimo para o comércio de confecção, sapataria ou perfumaria.
“A movimentação turística ainda é mínima, mas de alguma forma teremos circulação atípica na cidade. A copa do mundo nos ensinou que o comércio impactado pelo futebol é ligado a restaurantes e bares, e o mínimo fica para os demais segmentos”, disse.

Indústria

A aproximação da realização dos jogos, que em Manaus, acontecerão nos dias 4, 7 e 9 deste mês não causou impactos positivos à indústria amazonense. O presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, informou que as fabricantes mantêm o ritmo produtivo sem incrementos. Ele ainda frisou que boa parte das montadoras de aparelhos de televisão estão com estoques elevados de aparelhos acabados.
“Não sentimos nenhuma alteração por conta das olimpíadas. Temos TVs estocadas. Não há como precisar o volume, mas temos muitos produtos armazenados”, disse.

Jogos em Manaus

Manaus vai sediar três rodadas duplas da primeira fase do torneio de futebol das Olimpíadas, que acontecem no Rio de Janeiro e em mais quatro cidades -São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador -que receberão as partidas de futebol, de 3 a 21 de agosto.
A Arena da Amazônia terá, na quinta-feira (4) às 18h, Suécia x Colômbia e, às 21h, Nigéria x Japão; domingo (7) às 18h, Suécia x Nigéria e às 21h, Colômbia x Japão, ambos pelo torneio masculino; terça-feira (9) às 18h, será a rodada do torneio feminino entre Colômbia x Estados Unidos e, às 21h, África do Sul x Brasil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar