Pesquisar
Close this search box.

Novas lojas somaram resultados positivos no final do ano para os shoppings 

Andreia Leite

Insta: @andreia_leite_   Twitter: @JCommercio

Um estudo realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) revela que 1.759 marcas abriram novas lojas em shoppings, encerrando o quarto trimestre de  2023, com recorde histórico desde o início da série em 2021. Em comparação com o trimestre anterior, que viu 1.376 marcas expandindo, houve um crescimento de 27,8%. Esse desempenho também superou o do mesmo período de 2022, que foi o mais alto até então, com 1.578 marcas inaugurando novas unidades (um aumento de 11,5%).

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que a recuperação dos níveis de venda tem atraído um número crescente de marcas para os shoppings, reconhecidos como importantes centros de convivência e conveniência, e espaços em constante evolução. “Influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shopping centers”, pontua.
 

O executivo ressalta que, apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados pelo país em 2023, o setor demonstrou novamente sua resiliência e capacidade de crescimento em diversas áreas. “O crescimento observado reflete a adaptabilidade do setor aos desafios econômicos, consolidando-se como um indicador positivo para a vitalidade e contínua recuperação do segmento e da economia brasileira”. 

Sinônimo de recuperação econômica, os shoppings centers em Manaus também avançaram em expansão de segmentos durante o período considerado pela Abrasce. O Millennium Shopping abriu a Constance na zona Centro-Sul, enquanto o ViaNorte inaugurou a primeira unidade do Polo Wear na zona Norte da capital amazonense. A marca Constance, com 20 anos de mercado, é conhecida por seus calçados, bolsas e acessórios femininos. O ViaNorte planeja abrir novas operações de alimentação e serviços até o final do ano. A Constance oferece uma variedade de produtos, incluindo a nova coleção Capri inspirada na cidade italiana. Já a Polo Wear no Manaus ViaNorte oferece moda masculina, feminina, infantil e fitness em um espaço de 395 m².

O Grupo Apa Móveis também inaugurou uma unidade da loja, em novembro, dentro do Amazonas Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. A loja moderna está em clima de esquenta para o Black Friday com mais de 700 itens que vão desde eletrodomésticos até produtos de cama, mesa e banho.

Em uma entrevista concedida ao Jornal do Commercio, o diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luis Augusto Ildefonso, comentou sobre esse movimento de  expansão de novos empreendimentos nos centros comerciais. Para ele,  as novas operações comerciais indicam um aumento de atividade no setor. Ele enfatiza que o retorno das atividades após a pandemia vem ocorrendo de forma mais rápida do que o esperado pelos empresários.  “A chegada de novas opções de compras nos shoppings é crucial, promovendo valorização do mercado e benefícios aos consumidores”. Destaca ainda a importância dos estudos prévios realizados pelos shoppings para identificar possíveis parceiros de sucesso, o que impulsiona o crescimento do comércio local e dos próprios shoppings, resultando na satisfação dos clientes.

Números

De acordo com o estudo da Abrasce “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre outubro e dezembro, foram: Alimentação e Bebidas (25%), seguido por Vestuário (20%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (7%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Calçados (5%), Entretenimento (5%), Relojoaria e Joalheria (4%), Acessórios (4%), Serviços Estéticos (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%).

Destaques de 2023 

Mais de 4.000 marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shopping centers no ano passado, de acordo com os mapeamentos trimestrais realizados pela Abrasce. Na lista das top 50 marcas que mais inauguraram lojas, 25 estrearam no ranking geral de 2023, sendo 6 da categoria Alimentação e Bebidas: Popeyes; Mundo di Chocolate; Chocolates Brasil Cacau; Chiquinho Sorvetes; Jah Açaí, Sorvetes e Picolés; e Casa Bauducco. Na sequência, Calçados, com 4 marcas: Crocs; Democrata; Usaflex; e Anacapri; seguido de Vestuário, com 3 marcas: Criatiff; Farm; e Youcom; e Telefonia e Acessórios, com 3 marcas: Vivo; Tim; e Motorola.
 

No ramo de Perfumaria e Cosméticos, 2 marcas se destacaram: L’Occitane e Avatim; Artigos de viagens, com 2 marcas: Bagaggio e Inovathi; Artigos para o Lar, Decoração e Presentes, com 2 marcas: MBOX e First Class Home; Relojoaria e Joalheria, Óticas e Livraria e Papelaria, com 1 marca cada: Pandora, Óticas Carol e Livraria Leitura, respectivamente. Uma marca ganhou destaque de estreia em shopping centers em 2023 e conquistou um lugar no ranking geral: Reebok (artigos esportivos).

Inaugurações 2024

Para ampliar sua atuação na região Norte do Brasil, a Lego abriu as portas de sua primeira loja em Manaus, capital do Amazonas. Esta é a segunda unidade na área e está situada no Manauara Shopping, adotando o novo design da marca, alinhado ao padrão internacional.

No último dia 9, o Amazonas FC inaugurou sua primeira loja oficial no Amazonas Shopping, no piso L2. O espaço foi aberto com a presença do técnico Adilson Batista e dos atacantes Dentinho, Jô e Sassá, juntamente com centenas de torcedores que adquiriram produtos, tiraram fotos e conseguiram os autógrafos de seus ídolos.

Denominada Loja da Onça, ela possui 16 metros quadrados, dois provadores e uma variedade de produtos que vão desde camisas oficiais até canecas e canetas personalizadas. O presidente do Amazonas, Weslley Couto, enfatizou a importância desse marco histórico para o clube, destacando que agora têm um local dedicado à comercialização de todos os tipos de artigos que levem a marca do time.

Operações previstas

Nos próximos meses, o Amazonas Shopping terá a inauguração de mais oito espaços comerciais, incluindo lojas, restaurantes, áreas de diversão para crianças e serviços. Um dos grandes destaques será a presença da rede americana de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC), renomada por seu frango frito.

A Alameda Gourmet receberá o reforço do Restaurante Porteira Picanharia, além das novidades como Gelato Borelli, Natura, MyCase e Loja da Onça, do Amazonas Futebol Clube. Para as crianças, o parque Spikilik chegará com diversas opções de entretenimento. A Soul Barbearia também abrirá suas portas oferecendo diversos serviços voltados ao público masculino.

Os novos espaços são resultado da atenção especial às demandas dos clientes e às tendências do mercado, como explica o superintendente do Amazonas Shopping, Rafael Saldanha. “O shopping tem o compromisso de proporcionar uma experiência única de compras e entretenimento para seus clientes”, reforça. Rafael Saldanha destaca que o Amazonas Shopping busca, constantemente, diversidade em seu mix de lojas, para sempre entregar novidades que atendam às expectativas e necessidades da população amazonense. “Acreditamos que essa expansão reflete não apenas nosso empenho em oferecer o melhor, mas também nosso profundo respeito e apreço pela comunidade que servimos”, observa.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar