Pesquisar
Close this search box.

Vendas acima da expectativa

Em Manaus é grande a expectativa pelo resultado das vendas decorrentes do período de Páscoa. Este ano o comércio da cidade investiu em 40 toneladas de chocolates típicos da época para atender todos os gostos dos consumidores manauaras. Além de produtos como o bacalhau, pescado, e outros, segundo o presidente da CDLM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag.
“A expectativa do bom resultado nas vendas no período da Páscoa é muito grande. Não podemos nos antecipar ao resultado somente com as consultas feitas ao Serasa Experian, já que em Manaus consideramos as vendas efetivas, realizadas à vista, em cartão ou em dinheiro, e temos também os cheques a serem compensados”, explica Assayag.
O resultado das vendas na Páscoa do comércio formal da cidade deverá ser divulgado pela CDLM em 72 horas. Segundo o presidente da entidade é em decorrência dos mais de sete mil e-mail recebidos pela entidade, e que já estão em processo de apuração e análise dos números das vendas por produtos, locais e valores gastos pelos consumidores.
“Nossa metodologia de apuração de informação é diferente das demais, pois contamos as vendas realizadas no período, assim teremos parâmetros de vendas confiáveis”, afirma Assayag.
Controvérsias à parte, os resultados dos indicadores de vendas do SPC Brasil de 5,31% e da Serasa Experian de 6,6% são significativos quando comparados, ao que gerou uma divergência de 1,29%. Apesar de ambas apontarem um crescimento nas vendas do país neste período de Páscoa, e de não utilizarem os mesmos dias da semana santa (24 a 30) e (25 a 31) de março de 2013.

SPC Brasil

As vendas na semana da Páscoa deste ano no Brasil cresceram 5,31% na comparação com a semana da Páscoa de 2012, segundo o indicador SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) de atividade do comércio anunciado ontem (1º de abril) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
No ano passado, as vendas na Semana Santa haviam crescido 4,84%, na base de comparação com igual período de 2011, no país.
O índice é calculado com base nas consultas para vendas nos sete dias que antecederam o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (24 a 30 de março de 2013).

Serasa Experian

No Brasil as vendas no final de semana de Páscoa cresceram 6,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pela Serasa Experian ontem (1º de abril). Em 2012, as compras de última hora haviam crescido 5,8%.
Já na semana da Páscoa, entre os dias 25 e 31 de março as vendas cresceram 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, no país. O percentual foi maior que os 5,6% de crescimento de 2012 em relação a 2011.
Para os economistas da Serasa Experian, o consumidor respondeu bem às promoções do varejo para a data, dando preferência para as compras de última hora, na busca pela melhor relação preço e facilidade de pagamento.
“Como o feriado de Páscoa caiu em um momento em que muitos consumidores ainda estão pagando a última parcela do IPVA, e não é um período de viagens longas e mais caras, prevaleceram as compras para a data. A crescente oferta de produtos também contribui para o desempenho de vendas verificado”, constatou a pesquisa.
O indicador de atividade do comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas feitas no período de 25 a 31 de março de 2013 e comparadas às do período de 02 a 08 de abril de 2012; e as de 29 a 31 de março de 2013 foram comparadas às de 06 a 08 de abril de 2012.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar