Pesquisar
Close this search box.

Vencedor de gigantes

Quero fazer-lhe um convite amigo leitor, que neste momento dedica seu precioso tempo para ler este artigo. Realmente é um convite diferente e que se for atendido, vai mudar sua vida. Convido você a vencer gigantes. Vamos aprender um pouquinho sobre isso com Davi.
Davi era um pequeno pastor de ovelhas quando seus irmãos estavam em plena guerra com uma nação inimiga. Quando chegou próximo do campo de batalha pôde perceber o quadro de uma guerra que estava quase perdida. Um homem apenas, chamado Golias conseguia impor medo em todos os soldados de Israel. Mas dificilmente alguém não teria medo dele. Ele tinha quase 3 metros de altura e era treinado para guerra desde sua adolescência.
Antes de continuar quero esclarecer o que significam gigantes em nossas vidas. São todas as situações que aparentemente são mais fortes que nós. São problemas, traumas, temores que realmente não nos deixam dormir. Todos têm um gigante que fica diante de nós. Davi tinha um: Golias. Qual é o seu?
O sentimento de culpa por algo que aconteceu é um gigante. A dívida que não conseguimos pagar é um gigante. As situações que querem destruir a família são gigantes. O vício é um poderoso gigante. Estas e outras situações mexem com a auto-estima e a colocam na altura da sarjeta. Quando apenas lembramos dessas coisas, o coração aperta e parece que ficamos neutralizados.
Se Golias não fosse derrotado ali, ele perseguiria Israel por muito tempo. A história narra, que Golias insultava, humilhava, desafiava, amedrontava. Enfim, este gigante que está diante de você tem atitudes semelhantes? Diz ao seu íntimo que você não é capaz de superar a perda? Ele zomba de seus sonhos dizendo que é absurdo prosseguir? Ele trás a tona as lembranças dolorosas oriundas de uma vontade de vencer? Naquela luta alguém teria que tomar alguma atitude, e Davi a tomou. Na luta diária pelo sucesso, alguém precisa tomar uma atitude, e este alguém é você.
Entendo que a primeira maneira de derrubar um gigante é mudar a forma de enxergá-lo. Golias representava um problema para a nação. Para Davi era um desafio. Problemas causam desespero.. Desafios geram motivação e força de vontade. Problemas nos fazem ficar na defensiva. Desafios nos fazem a avançar. Ambos mudam até o tom de voz de uma pessoa. “Eu tenho um problema”. “Eu tenho um desafio”. Duvido que o primeiro fale do problema com entusiasmo, e o segundo declare sobre o desafio com desânimo.
Outra forma de vencer gingantes é entender que somente eu mesmo posso fazê-lo. Outros até podem fazê-lo por mim, mas isso seria camuflar o sucesso. Não precisamos disso. Nascemos para brilhar, mesmos que alguns de nós estejamos apagados. A decisão de vencer cada situação deve ser pessoal. Somente eu posso decidir vencer o orgulho e pedir perdão. Somente eu posso decidir vencer a falta de tempo para então ficar com a família. Somente eu tenho o poder de derrotar o comodismo e então cuidar da minha saúde. Somente eu posso romper com o silêncio e abrir a boca para dizer: “eu preciso de ajuda”.
Para ser vencedor de gigantes também é necessário acompanhar-se de pessoas que já venceram gigantes. A razão é bem simples. Quando você se torna próximo de alguém você acaba se parecendo com ela. Passa a falar como ela. Em alguns casos passa a ter os mesmos hábitos e até mesmo a pensar como esta pessoa. Já dizia Salomão: “O que anda com os sábios ficará sábio. Mas o que anda com os tolos será destruído” (Provérbios 13.20). Sugiro que para ser um exímio vencedor de gigantes, caminhe com aqueles que já tiveram esta fantástica experiência. Procure saber suas estratégias. Ouça atentamente seus conselhos e histórias. Aprenda a ver como eles vêem. Permita que sementes de conquistas sejam plantadas em seu coração. Com o passar do tempo perceberá que estes gigantes não são tão aterrorizantes assim. Melhor ainda: Você se acostumará a derrubar gigantes.
Só não esqueça de algo muito importante, amigo leitor. Os gigantes muitas vezes são alimentados por nós. Às vezes, vencemos gigantes enormes que surgem ao nosso redor, mas permitimos que cresçam gigantes dentro da nossa alma. Há momentos em que o sucesso também se torna um gigante. Humildade sempre foi a marca dos campeões da vida.
Quero terminar este texto afirmando que podemos ser pequenos diante de tantos gigantes que surgem diante de nós, mas a diferença está no que acreditamos. “Esta a vitória que vence o mundo – a nossa fé” (1João 5.4). O propósito de Deus em colocar gigantes em nosso caminho não é para pensarmos que somos fracassados. É para mostrar para nós mesmos o potencial que cada um tem para ser um vencedor.
A propósito, Davi venceu o gigante Golias com algumas pedrinhas. Isso quer dizer que com Deus, as coisas pequenas são capazes de surpreender as grandes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar