Pesquisar
Close this search box.

Sesc celebra 73 anos promovendo o bem-estar social

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/14/SESC%20BALNEARIO.jpg

O Serviço Social do Comércio no Amazonas (Sesc-AM) comemora em setembro, 73 anos de história, oferecendo serviços de qualidade para a população. De janeiro a agosto deste ano, o Sesc realizou mais de 450 mil atendimentos nas áreas de assistência, educação, cultura, saúde, esporte e lazer.

No Amazonas, o Sesc iniciou suas atividades em 1948 na cidade de Manaus. Atualmente, possui uma ampla estrutura, não só na capital amazonense, mas em diversas cidades do estado. No interior, está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru.

Por meio do Trabalho Social com Grupos (TSG), o Trabalho Social com Idosos (TSI) contribui para que o processo de envelhecimento ocorra em condições dignas, estimulando o idoso a fazer uma leitura do mundo atual a partir de suas próprias ideias e perspectivas, sem perder de vista experiências, memórias e trajetórias pessoais.

Além de atividades como a Caravana Sesc, que oferece serviços gratuitos a população, o Sesc já atendeu mais de 250 mil pessoas no programa Mesa Brasil em 2019. O programa é formado por uma rede nacional de bancos de alimentos que luta contra a fome e o desperdício. No Turismo Social do Sesc, o objetivo não é só reproduzir uma viagem, mas desenvolver ações que ofereçam oportunidade de integração favorecendo o intercâmbio cultural.

Nas atividades culturais, o Sesc vem desenvolvendo projetos como o Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Amazônia das Artes e muitos outros que proporcionam cultura à população gratuitamente. A área de Esportes e Lazer foi marcada pelos atendimentos no Parque Aquático do Sesc Balneário, que atendeu cerca de 37 mil pessoas, neste ano.

Na área da saúde, a instituição possui a Unidade Móvel Sesc Saúda Mulher, que realiza exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia e preventivos. Além do OdontoSesc, com ênfase na educação da população sobre a saúde e modificação de hábitos. O atendimento é realizado em duas clínicas odontológicas e na moderna unidade móvel. 

Na educação, o Centro de Atividades oferece cursos de Libras, Idiomas e Educação para Jovens e Adultos (EJA), voltado para adolescentes e adultos que desejam regularizar os estudos ou a certificação de conclusão do ensino básico. Além do Centro de Educação José Roberto Tadros, Escola Sesc, com turmas do ensino infantil ao médio em duas unidades na capital. Segundo a última pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a Escola Sesc está entre as onze instituições mais bem avaliadas no Amazonas.

Com a missão de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática, a instituição visa ampliar o reconhecimento do Sesc pela sociedade, como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social. 

O Sesc surgiu do compromisso de empresários do comércio em colaborar com o cenário social, por meio de ações que proporcionassem melhores condições de vida a seus empregados e familiares e o desenvolvimento das comunidades onde vivem.

 

Sua presença nacional possibilita estar sempre sintonizado com o público, atendendo às demandas conforme as características de cada localidade. Além das unidades situadas nas principais cidades do Brasil e em municípios do interior, o Sesc estende sua ação por meio de unidades móveis.

Em toda as nossas ações, a formação de cidadãos mais plenos e participantes da vida do país é o que inspira o Sesc. A diversidade do brasileiro e a imensidão do país se reflete em sua atuação.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar